acordar disposto

Acordar disposto (e cedo): 5 dicas da psicologia

Posted on Posted in Uncategorized

Precisando de algumas estratégias para acordar disposto? No artigo que preparamos, você descobrirá 5 boas orientações para aplicar na sua vida e conquistar esse objetivo!

Está com dificuldades para acordar disposto?

Para muita gente, acordar disposto tem sido um belo desafio. As demandas do dia a dia ficaram muito mais intensas com as pessoas se equilibrando entre trabalho, família e bem-estar dentro de casa.

Ademais, os últimos anos trouxeram mais perdas, estresse, desânimo e desesperança. Bem se sabe o quanto esses fatores sobrecarregam o nosso emocional e afetam a saúde mental.

Nesse contexto, como se organizar para dormir e ter um sono reparador? Afinal, quando falamos em acordar disposto, nos referimos a o estado após um sono que cumpriu uma de suas principais funções: restabelecer a disposição!

Benefícios de acordar cedo na disposição matinal

O bem-estar de acordar com disposição é bastante perceptível. Você percebe que está sem olheiras, segue com o dia sem sentir sono, percebe-se mais bem humorado, entre outras mudanças no que diz respeito ao humor.

No entanto, não são só esses os benefícios de ter uma noite de sono reparador. Antes de falarmos sobre as estratégias para que você chegue lá, confira o que mais você ganha dormindo bem:

  • redução do estresse,
  • melhora da memória,
  • controle do apetite, 
  • rejuvenescimento da pele,
  • melhora do raciocínio,
  • enriquecimento do sistema imune.

Olhando para essa lista, quem não quer dormir melhor? Trata-se de uma ação aparentemente simples que afeta a vida de várias maneiras diferentes, alterando o humor, a saúde e até a beleza!

Confira 5 dicas da psicologia que vão te ajudar a acordar disposto e mais cedo!

Se você chegou até esta parte do artigo, com certeza quer dicas para acordar cedo e disposto. Não faremos você esperar mais. Aqui vão as orientações que prometemos!

1 – Introduza na sua rotina hábitos ligados à higiene do sono

A primeira orientação que trazemos para você acordar disposto é que você faça uma boa higiene do sono. 

Quando pensamos em “higiene”, normalmente associamos o termo à limpeza do corpo ou do lugar que vivemos. 

No que diz respeito ao sono, o conceito se aplica a um conjunto de hábitos que ajudarão você a dormir mais facilmente, limpando a sua noite de estímulos que podem te deixar com insônia ou outros tipos de dificuldade para dormir.

Algumas dicas para criar uma rotina de higiene do sono

Aqui vão alguns dos principais hábitos para inserir na sua rotina noturna:

    • Pratique exercícios físicos em uma frequência diária;
    • Evite consumir bebidas que contenham cafeína pelo menos até 4 horas antes de você deitar para dormir;
    • Transforme o seu quarto em um lugar adequado ao sono. Você pode fazer isso deixando o ambiente escuro e livre dos estímulos visuais e sonoros das telas, como televisões e celulares;
    • Evite ingerir alimentos pesados à noite, pois o processo de digestão deles é mais demorado;
    • Evite também beber muito líquido nas horas que antecedem o seu horário de dormir, do contrário acordará alguma vezes para ir ao banheiro;
  • Insira na sua rotina atividades relaxantes para fazer à noite, como tomar um bom banho quente ou ler um livro.
Leia Também:  Sonhar com Floresta: 10 explicações possíveis

2 – Durma cerca de 8 horas por noite

Não tem escapatória: a resposta para o comum questionamento “quantas horas devo dormir para acordar disposto?” fica “entre 6-8 horas por noite” para boa parte das pessoas. Dormir menos que isso pode interferir no seu objetivo de acordar bem disposto simplesmente porque você está dormindo menos que precisa.

Em algumas ocasiões é comum ver pessoas argumentando que dormem pouco por vários motivos. No entanto, é importante reconhecer que essas são desculpas. Na verdade, se você dorme pouco intencionalmente, não considera o sono uma prioridade.

Por enquanto, talvez você consiga aguentar a rotina pesada com maestria por algum tempo. Porém, seu corpo começará a te cobrar pelos motivos que apontamos mais no começo do texto. O sono não é importante apenas para dar disposição, mas para o corpo ter saúde.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Assim sendo, considere analisar a sua rotina e substituir alguns hábitos por horas de sono. Você não só acordará melhor como acordará mais saudável.

    3 – Diminua os fatores que deixam a sua rotina estressante

    Parece mais fácil dizer isso do que fazer, não é? No entanto, pare para refletir um pouco sobre quais são os estressores da sua vida. 

    Há situações que parecem difíceis de alterar, como um chefe extremamente exigente que você não consegue satisfazer.

    Contudo, muitos dos problemas que temos na vida possuem soluções mais simples, como um casamento com questões mal resolvidas ou um filho com problemas na escola.

    Ao invés de ignorar os problemas que adicionam camadas de estresse à sua vida, que tal elaborar estratégias para resolvê-los um a um? A solução é fazer o que precisa ser feito, não ignorar suas obrigações.

    Garantimos que, ao fazer isso, você vai acordar mais disposto e com a consciência tranquila.

    4 – Durma e acorde por volta do mesmo horário todos os dias

    Essa é uma dica que pode fazer parte da sua rotina de higiene do sono se você quiser. 

    A ideia é não mudar demais o jeito como o seu dia funciona porque o seu corpo acaba se acostumando ao seu cronograma.

    Para acordar disposto, durma e acorde mais ou menos no mesmo horário. Abra exceções de vez em quando, se achar que deve, mas priorize o seu sono. 

    Nesse contexto, vale lembrar que muitas pessoas têm preferido acompanhar o ritmo circadiano para dormir melhor. Ou seja, elas se organizam para dormir e acordar considerando a exposição do corpo a diferentes níveis de luminosidade natural.

    Se fizer sentido para você dentro da rotina que você tem, é uma ideia que vale a pena explorar.

    5 – Procure auxílio profissional caso as noites sem sono reparador sejam constantes

    Por fim, caso nenhuma dessas orientações funcione para você, não deixe que esse problema se acumule. Como apontamos mais acima, é melhor resolver problemas que ignorá-los.

    Se acordar disposto é uma prioridade, mas você não consegue, busque auxílio profissional. Vários médicos e psicoterapeutas vão apresentar abordagens interessantes e que valem uma tentativa.

    É possível que a razão da falta de restauração do seu sono seja psicológica, por exemplo. Assim sendo, você nunca resolverá o problema se não procurar dentro de si a resposta para suas inquietações.

    Leia Também:  O que é Atuação em Psicanálise

    Considerações finais sobre dicas da psicologia para acordar disposto

    Neste artigo, comentamos sobre a importância de acordar disposto. Ademais, mostramos 5 estratégias para ter um sono reparador, o que afetará a sua disposição.

    Ressaltamos aqui a importância de buscar auxílio profissional caso nenhuma das estratégias mais simples funcione. Há problemas que realmente tiram o nosso sono e não dizemos isso pela força da expressão.

    Para falar sobre isso com mais calma, bem como maneiras de ajudar alguém a  acordar disposto, recomendamos que faça já sua matrícula em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD, onde você pode se profissionalizar na área e clinicar também. As condições de pagamento são excelentes e o curso se adapta facilmente à sua rotina. Descubra como!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *