defina ambição

Ambição: significado linguístico e psicológico

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Filosofia, Filosofia e Psicanálise

A ambição é uma força poderosa que pode nos levar a grandes conquistas. É o que nos motiva a trabalhar duro, a superar desafios e a alcançar nossos objetivos.

Para alcançar o sucesso, seja pessoal ou profissional, é preciso ter ambição. Afinal, você deve perseguir seus objetivos para alcançar resultados concretos. No entanto, diversas pessoas confundem o significado de ambição com ganância.

Acontece que esses dois conceitos são muito diferentes. Enquanto a ambição é o anseio do indivíduo em crescer e enfrentar desafios, por sua vez a ganância deseja possuir (muito) mais do que o necessário.

Dito isto, continue a leitura e descubra o conceito junto com o significado de linguístico e psicológico de ambição!

Significado de ambição

A definição de ambição pode variar do dicionário inglês para o francês ou latim. De modo geral, a ambição é definida como um desejo ardente de posição, fama ou poder, junto com o desejo de atingir um determinado fim.

Todavia, ser ambicioso significa cultivar desejos e momentos de transformação e realização de metas. Em outras palavras, planos e estratégias são criados visando um determinado objetivo de vida, seja pessoal, como se formar na faculdade, ou profissional, como abrir um negócio.

Ao contrário da crença um tanto popular, os pensamentos e percepções com relação à ambição variam. Especialmente em certos círculos e ambientes.

Embora a ambição seja amplamente vista de maneira favorável, algumas pessoas vêem a ambição como a raiz por trás da ganância. Ou seja, por trás de forças malévolas que estão associadas ao lado mais sombrio da humanidade.

O que é ganância?

Mas qual é a diferença real entre ambição e ganância, você pergunta? Como diz o ditado famoso, a dose faz o veneno. A ganância representa a vontade de ter mais do que você precisa ou pode controlar. Ou seja, uma pessoa gananciosa é aquela que nunca fica feliz com suas realizações.

Dessa forma, buscam constantemente atingir determinado nível, carreira ou salário superior ao que já alcançaram. Por sua vez, essa atitude não é capaz de satisfazer a realização da pessoa. Por esse motivo, as pessoas devem evitar a ganância, pois ela impede a felicidade.

Além disso, pessoas gananciosas estão a todo momento planejando maneiras de derrubar seus colegas, em busca de satisfazer o que desejam. Nesse sentido, até mesmo amigos próximos não são poupados, pois, para pessoas gananciosas, todos os meios justificam o fim se o objetivo é alcançar o que desejam.

Portanto, a ambição é positiva quando é motivada por um desejo de crescimento pessoal ou de impacto positivo no mundo. No entanto, ela se torna negativa quando é motivada pelo desejo de possuir mais do que o necessário.

Significado de ambição na psicologia

De acordo com a psicologia, a ambição existe como uma espécie de espada de dois gumes. Por esse motivo, a ambição, em si, não é um traço negativo, nem deve ser considerada como tal.

Ainda conforme a psicologia, as maneiras pelas quais os indivíduos realizam sua ambição, vai depender são ditas se valem a pena ou não são conforme o moral ou imoral do indivíduo.

Como tal, as pessoas com ambição devem garantir que perseguem seus objetivos com justiça, honestidade e valor. Por exemplo, a maioria das pessoas concordaria que trabalhar muitas horas para progredir na carreira não é apenas bom, mas também indica uma forte ética de trabalho.

Por outro lado, a maioria das pessoas acredita que mentir, trapacear ou roubar para progredir é errado e imoral.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Desse modo, ambas as ações possivelmente têm raízes ambiciosas, mas a escolha de trabalhar muitas horas ou se envolver em engano em prol da prosperidade são decisões conscientes.

    Os dois lados da ambição

    Existem dois lados da ambição, você pode ser muito ambicioso ou pouco ambicioso. No entanto, isso depende dos motivos que impulsionam sua ambição. Como você administra isso e qual é o seu objetivo final?

    Ambição e grandes sonhos são feitos do mesmo material. Ambos implicam um enorme esforço e decisões difíceis. Em outras palavras, você tem que assumir riscos e seguir caminhos desconhecidos para conseguir o que deseja.

    A ambição pode ser uma faca de dois gumes. Quando usada de forma positiva, ela pode nos levar a grandes conquistas. No entanto, quando usada de forma negativa, ela pode nos levar a comportamentos destrutivos.

    Mas ainda assim podemos dizer que a ambição é uma virtude. Por consequência, isso a tira da sua zona de conforto e o inspira a fazer mais. Dessa forma, é a fonte de conquistas importantes na vida.

    Por que algumas pessoas são ambiciosas

    Geralmente, o filho mais novo de uma família enfrenta comparações frequentes com seus irmãos mais velhos, que são vistos como mais habilidosos e proficientes.

    Essa situação pode criar um cenário em que o caçula se esforça para alcançar ou até superar as realizações dos irmãos, buscando seu próprio espaço e reconhecimento dentro do núcleo familiar.

    Isso pode ter um de dois efeitos:

    1. ou a criança mais nova se retrai e se considera incapaz;
    2. ou ele se torna muito ambicioso.
    Leia Também:  Os três duros golpes na humanidade: novos olhares sobre o ser humano

    Dessa maneira, a competição que ele experimenta desde o início, com seus irmãos, desperta nele um impulso que o faz querer se sair melhor do que qualquer outra pessoa que competir com ele quando crescer.

    Por outro lado, se uma pessoa tem um grande ego e também está equipada com bravura, é provável que seja ambiciosa. Sua bravura lhes permitirá perseguir grandes objetivos e seu ego lhes dará a crença de que merecem uma vida melhor. Portanto, essa combinação resultará em ambição extrema.

    Comparações difíceis e ambição

    A competição com um colega pode aumentar consideravelmente a ambição de um indivíduo. Essa mudança de postura, impulsionada pela competição, pode levar a um esforço extra para se destacar e vencer.

    Por exemplo, se um homem que é bastante pobre se cerca de amigos ricos, ele pode adquirir a necessidade de se tornar muito rico. Como resultado, ele é levado à ambição.

    Por outro lado, se a pessoa experimentou rejeição, humilhação e desaprovação. Como consequência, essa pessoa pode se sentir motivada a provar que aqueles que despertaram emoções negativas nela estão equivocados.

    Esse ímpeto pode vir como uma resposta direta aos desafios enfrentados, alimentando um desejo de superação e demonstração de capacidade.

    Dessa forma, um indivíduo que passou por muitas rejeições pode tornar-se ambicioso em provar àqueles que o rejeitaram que eles.

    Qualidades de uma pessoa ambiciosa

    Uma das maneiras de identificar as qualidades de uma pessoa ambiciosa, e por meio das atitudes dela diante de uma situação considerada complicada. Um indivíduo ambicioso nunca desiste no meio do caminho.

    Ou seja, não ficam sentados esperando que a situação mude por si mesma.

    Além disso, é a ambição que alimenta a força para enfrentar os problemas e barreiras que encontramos ao longo de sua jornada.

    Uma pessoa ambiciosa não fica sentada pensando no assunto e se lamentando. Em vez disso, eles gastam seu tempo tentando encontrar soluções.

    Como desenvolver a ambição de uma forma saudável?

    Como falamos anteriormente, a ambição é uma pode nos levar a grandes conquistas. No entanto, é importante desenvolvê-la de forma saudável para evitar o fracasso e manter o foco nos seus objetivos.

    Aqui estão algumas dicas para desenvolver a ambição de forma saudável:

    • Tenha objetivos claros e realistas. Saber o que você quer alcançar é essencial para manter o foco e a motivação.
    • Divida seus objetivos em metas menores. Isso tornará o caminho até o sucesso mais fácil e menos assustador.
    • Faça um plano de ação. Isso ajudará você a organizar suas ideias e tomar medidas concretas para alcançar seus objetivos.
    • Não tenha medo de falhar. Todos falham de vez em quando. O importante é aprender com os erros e continuar tentando.
    • Seja paciente. Alcançar grandes objetivos leva tempo e esforço. Não desista!

    Considerações finais sobre ambição

    Como vimos, a ambição é uma característica desejável e essencial no setor profissional e pessoal da vida do ser humano. No entanto, não deve ser confundido com ganância e nem deve ser percebido como um ponto negativo.

    No geral, pessoas ambiciosas tendem a atingir seus objetivos com mais facilidade. Logo, porque não se contentam com pouco e estão sempre em busca de novas realizações.

    Se você gostou desse artigo, entenda mais sobre as características de uma pessoa ambiciosa, se inscrevendo em nosso curso online de psicanálise clínica. Com aulas 100% Ead, você poderá entender a fundo sobre o comportamento humano e como ele funciona.

    One thought on “Ambição: significado linguístico e psicológico

    1. Marcio Jose da Silva Filho disse:

      Olá, me chamo Márcio e algum tempo venho estudando o assunto que foi tema para este artigo. Primeiramente gostaria de parabenizar a equipe ou pessoa única por trás disso, é realmente um conteúdo de valor. Contudo, o motivo de eu estar estudando este assunto ainda não foi respondido neste artigo. Talvez, por meio desta mensagem minha dúvida seja respondida e eu ficaria muito contente em ter uma resposta vindo de vocês, tendo em vista que são ótimo profissionais e que não teria pessoa melhor para me responder. Mas sem mais delongas, minha dúvida de fato é: É possível despertar, dentro de mim, mesmo depois de crescido, a ambição?

      Ouvi uma vez que o único problema para qual não existe remédio é a falta de ambição.

      Isso me intriga bastante. Me intriga ouvir isso porque, apesar de não ter alimentado minha ambição quando novo, hoje eu vejo como é importante e fico conturbado quando penso na ideia de que não existe remédio para a falta de ambição, afinal, antes eu realmente era mediano, mas o que mais espero de mim no presente e futuro é ser muito ambicioso ao ponto de poder alcançar coisas que só posso com a ambição.

      Eu quero uma vida acima da média, uma vida luxuosa, com roupa boa, itens caros, carro bacana, estilo de vida acima da média mesmo, mas quando ouço que preciso desejar isso, vejo que o desejo está interlaçado com o a ambição e de fato, tenho dúvidas se sou ou não ambicioso. Porque, se para desejar é necessário sentir que já possuo, acho que não tenho sentido, se não sinto, provavelmente não desejo, se não desejo, não ambiciono. Mas o fato em questão é: Eu quero deseja, quero ambicionar, quero sentir e alcançar. Talvez seja uma loucura o que estou escrevendo, mas numa visão mais profissional da sua parte, o que tem a dizer sobre?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *