O Inconsciente e os sonhos

O inconsciente e os sonhos

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Foi através do inconsciente e os sonhos que inicialmente que Freud começou a entender a psique humana, anos estudando pacientes histéricas, foi interpretando o seus sonhos que ele achou uma via de acesso á dimensão da psique, buscando na qual a origem das doenças nervosas.

Nos sonhos vivemos nossos desejos e medos reprimidos, os sonhos disfarça o desejo que impulsa, driblando a censura psíquica que se opõe as manifestações dos desejos.

O inconsciente e os sonhos no método de Freud

O método de Freud, consiste em dizer oque o paciente sonhou, aplicando a associação livre das ideias, cada sonho trás um significado e o analista faz a interpretação. Para Freud a interpretação dos sonhos é um dos mais fortes pilares da teoria Freudiana, Freud defendia essa tese como a mais eficaz para interpretar o que estava ocorrendo com seus pacientes.

A interpretação dos sonhos é uma tarefa infinita, devido haver vários significados para os mesmos elementos dos sonhos. Através da interpretação dos sonhos que Freud voltou a ter segurança em que desenvolvia com os pacientes, pois ele mesmo tinha dúvidas sobre a psicanálise. Assim com essa ferramenta importantíssima ele conseguiu ter uma nova visão para a psicanálise.

Mas porque os sonhos falam tanto sobre nós mesmos coisas que as vezes achamos sem nenhum significado, porém está associado a mais informações sobre nós do que imaginamos. Através de uma autoanalise que eu mesma fiz sobre mim, pude observar várias informações as quais e jamais teria chegado sem ter conhecimento do livro de Freud “A interpretações do sonhos “.

Entendendo o inconsciente e os sonhos

A muitos anos venho sonhando com um touro me chifrando, ou correndo atrás de mim, me fazendo passar por situações tensas, situações as quais chego entrar em desespero profundo, fazendo com que meu coração se acelere, começo a suar e sentir grande desespero.

Esse sonho me acompanha por anos, e sempre eu não sabia o porque que eu sempre sonhava com esse animal, durante meus estudos na área da psicanálise comecei a associar meu sonho e procurar a entender o que ele queria me dizer, foi então que entendi e observei que todas as vezes que me encontro em uma situação da vida, quero dizer uma situação real, de constrangimentos, medo , raiva, situações que me tiram os sono, insegurança entre outros sentimentos que temos, perdas, mortes, etc….

Observei que esse mesmo sonho vem, um touro grande forte, com chifres gigantes e afiados, estão sempre apontando para mim, observo que a parte que mais me da medo é a grandeza que esse animal tem, sua força, sua energia ,mostrando que onde ele passa ele derruba e atropela tudo, a maioria das vezes esse animal esta sempre correndo atras de mim, e eu sempre procurando um lugar para me esconder.

A realidade dos sonhos

Acima de tudo esse sonho é muito real, pois ele já me ter movimentos inconscientes, ex: uma vez quando tinha 11 anos de idade, meus pais estavam separados eu sentia muito fata do meu pai, e precisa saber como ele estava, e nessa mesma época ele estava doente e como uma criança de 11 anos iria ajudar, minha mãe devido ter passado muito estresse com meu pai , não gostava dele e seu sentimento por ele era sempre de ódio.

Essa noite tive um sonho com esse animal, foi um dos sonho mais horríveis, pois esse animal me chifrava na barriga, lembro-me que minha mãe me acordou, devido eu estar aos berros grudada na parede do meu quarto em pé e chorando muito, ele me segurou e me despertou, eu estava chorando, toda suada e tinha a sensação da dor em minha barriga onde o animal estava me chifrando.

Leia Também:  O caso Elisabeth Von R analisado por Freud

Esses tipos de sonhos sempre me acompanhavam, devido eu sempre ter algo que me estressava e me deixava muito nervosa, fui entender oque acontecia comigo a um ano atrás, através. Nesse período meu ex marido havia me pedido o divórcio, e já tinha outra pessoa, me senti horrível, perdi meu chão, senti todos os sentimentos ruins, e então os sonhos com touros começaram, então associei as passagens de estresse entre outros sentimentos ruins com esses sonhos, fui buscar uma resposta para esse sonho, o porque com esse animal, durante minha auto analise, me lembrei que quando era criança minha mãe havia me colocado na primeira serie com 5 anos de idade, sendo que a idade correta era aos 7 anos , porem eu tenho uma irmã e para que ela não fosse sozinha eu a fazia companhia.

Considerações finais

Morávamos em um sítio, era longe a caminhada até a estrada que passava nosso ônibus escolar, e durante o caminho tínhamos que passar pelos pastos dos vizinhos, e todos eles tinham animais, bois e vacas, e me lembro que nós íamos de madrugada então era escuro, os olhos desses animais brilhavam no escuro, eu chorava muito, tinha muito medo, e também haviam episódios desses animais correrem atras de nós.

Lembro-me que amava ir para escola, mais só de pensar que tínhamos que sofrer todos os dias com esses animais, eu não conseguia nem dormir a noite. Procurávamos sempre cortar voltas deles, mas nem sempre dava certo, então era muita tensão e estresse. Esses episódios eram diários, as quais me causaram horror desses animais.

Meu inconsciente associou meus medos, pânicos, angústias, estresse a esse animal, e todas as vezes que passo por situações assim, a noite tenho esses tipos de sonhos. Fantástico nossas programações psíquicas, por isso temos que ter ajuda de um profissional para nos levar a entender esses ocorridos. Depois que consegui interpretar meus sonhos, nunca mais tive os mesmos.

Através da leitura “ A interpretação dos sonhos “ (Freud )

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Os sonhos são nossos medos e desejos reprimidos.

    O presente artigo foi escrito por Nici Costa([email protected]tlook.com).

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *