Antevasin: Significado da palavra para a Psicologia

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Em algum momento de sua existência, já sentiu que não se encaixava em qualquer modo de vida? Sentia-se estranho por tentar tentar determinado padrão, ainda que não se encaixasse em nenhum convencional? Descubra o significado e antevasin e como transitar entre o melhor de várias rotinas.

O que é antevasin?

Palavra de origem no sânscrito, antevasin significa “aquele que vive entre dois mundos”, de forma literal. O termo era designado a quem deixava a sua vida em pequenas aldeias para morar próximo da floresta. Assim, essas pessoas continuariam a viver próximas dos outros aldeões e dos mestres espirituais, mas sem pertencer a nenhum deles.

Antevasin, quando traduzida, acaba preservando o seu significado real. Mesmo assim, pode ser direcionada a quem vive dois estilos de vida diferentes na atualidade. É bastante comum hoje em dia que as pessoas não se adequem como antes ao estilo conectado e avançado que é o comum. A ideia agora é se desprender da parte negativa dessa vida.

Podemos afirmar com certa felicidade que muitas pessoas iniciaram uma busca para se encontrarem na vida. Após tanto tempo imersas em uma rotina sufocante e quadrada, tomaram a liberdade para viver como queriam. Socialmente falando, isso muda bastante a dinâmica de relacionamento com trabalho, família e consigo.

Fugindo de padrões

Um antevasin sente desconforto natural quando é ordenado que viva de determinada forma. É como se ele estivesse traindo a sua própria essência, se cortando para se encaixar em um espaço que não quer. Ainda assim, não significa que ele quer viver no oposto. Basicamente, este passeia por todos, absorvendo o que têm de melhor entre eles.

Dessa forma, o mesmo se habilita a adquirir conhecimento, por exemplo. Já que transita em estilos de vida diferentes, consegue captar o que pode facilitar o seu desenvolvimento. Com isso, também adquire experiência por causa das situações únicas que experimenta. Certamente, essa pessoa pode contribuir de forma positiva a qualquer conversação.

A exemplo, nem todos são obrigados a ter um emprego comum, a se casar e ter filhos. Todavia, isso não quer dizer que devam partir em uma jornada espiritualizada numa comunidade. Significa apenas que este opta pela independência e em se manter crescendo de forma individualizada e satisfatória, principalmente.

Barreiras

Infelizmente, nem todas as pessoas entendem de verdade a forma de vida que levam atualmente. Apenas a falta do conceito de antevasin é suficiente para que se crie uma espécie de “cegueira existencial”. É como se este sufocasse algo que gritasse urgentemente para sair de si. Caso mantenha esse desconforto, acaba por sentir:

Inadequação

A todo momento, uma sensação de inadequação o acompanhará aonde quer que vá. Tudo piora quando este para a um descanso, percebendo o quanto se sente sufocado onde está. Com isso, nada do que fará terá um sabor satisfatório e o mesmo sentirá que nada ali lhe pertence. Por medo, pode até não pensar em uma mudança.

Frustração

Com a inadequação, a sensação de frustração se prenderá em sua vida como cola. Ainda que realize ps resultados que os outros esperam, ele mesmo não se sentirá confortável com isso. Nada parece ter expectativa ou indicação de corresponder àquilo que ele realmente quer. Ao bom e ao mal, uma sensação irritante servirá de chão para caminhar.

Postura depressiva

Sem qualquer resquício de satisfação e felicidade em sua vida, um pessoa adquire uma perspectiva mais depressiva sobre ela. Nada do que ela faz está de acordo com os seus verdadeiros desejos e isso a machuca. Assim, isso abre as portas para que um estado depressivo tome conta dela.

Como se libertar?

Felizmente, não existem grandes barreiras para que um antevasin aflore. Contudo, é preciso que o mesmo tenha força de vontade o suficiente para se desprender da vida que leva. Basta retirar os óculos que o comodismo colocou e poderá:

Explorar as redondezas

Ao invés de percorrer o mesmo caminho que executa diariamente, por que não toma uma rota alternativa a tudo? Dessa forma, tente explorar outros trechos que a sua rotina comum não permite fazer. Por exemplo, mude a rota de sua caminhada, coma naquele restaurante simples que sempre quis visitar ou faça novas amizades.

Ter novas experiências

Assim que começar a explorar o mundo ao redor, aproveite e retire seus bloqueios. Sempre que possível, procure ter experiências novas como forma de agregar algo positivo em você. Ainda que não seja parte integral delas, se habilite a experimentá-las, saindo de sua zona de conforto.

Livrar-se de preconceitos

Não há objeto que mais atrase o desenvolvimento de uma pessoa que o preconceito. Essa barreira impede que alguém se abra ao que é novo e diferente, o limitando por suas crenças. Nesse caminho, olhe para a sua essência e identifique cada ideia que possa limitar você, evitando se basear em achismos.

Exemplo

O cinema é permeado pela busca dos protagonistas a um estilo de vida que se adeque a ele. A exemplo, o filme Comer, rezar e amar é a amostra da busca que alguém faz para se encontrar. A protagonista vivida por Julia Roberts vive em um estilo de vida que a sufoca. Seu emprego, sua casa e seu marido parecem não ter muito sentido a ela.

Assim, a mesma decide passar meses longe daquela realidade, a fim de se encontrar. Nisso, encontra um amor que não dá certo, lugares aquém do esperado e um estilo de vida oposto ao seu. Embora relute inicialmente, a mesma percebe o quão longe foi e como pôde contribuir a si mesma e aos outros.

Assim, ela se torna a definição perfeita do que é uma antevasin. Ela carrega o espírito da cidade em si, mas aprendeu a se desligar disso e adotar uma perspectiva mais desprendida. Ao mesmo tempo, acaba fazendo uma ligação entre esses dois povos, servindo de canal a um contato externo e interno.

Comentários finais sobre a expressão Antevasin

Cremos que todos nós já nos questionamos a respeito da vida que levamos atualmente. Ainda que seja incômodo, esse posicionamento duvidoso inicial abre as portas ao que pode vir no futuro. Talvez seja a chance que temos de nos olhar e perceber as nossas reais necessidades. Buscar a nossa real felicidade é o que deve ser mais importante na vida.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


É isso o que um antevasin faz: ele se liberta das correntes que ele mesmo criou e se permite ser livre. Com isso, se abre a qualquer possibilidade que permita a ele se encontrar na vida. Ninguém é obrigado a viver em determinado padrão apenas porque isso satisfaz alguém. Você tem de viver de acordo com o acredita, com o que te faz feliz e vivo.

Para começar a desbravar novos caminhos, que tal se inscrever em nosso curso online de Psicanálise? O mesmo proporciona a abertura adequada de sua percepção em relação a si mesmo. Dessa forma, você aprende a cultivar um autoconhecimento preciso, entendendo de fato o que precisa e o que te faz feliz.

Nosso curso é realizado via internet, dando a chance de estudar quando e onde achar mais conveniente. Já que monta os seus próprios horários de estudo, você não se vê obrigado a aprender a determinada hora. A flexibilidade foi construída a seu favor e nossos professores sabem disso. Independente da hora, contará com a ajuda deles.

Assim que terminar de explorar seu potencial nato, receberá um certificado impresso no seu endereço. O mesmo atesta cada competência adquirida e protege a sua excelente formação na área. Adquira a oportunidade de abrir novos caminhos em sua vida (adotando o estilo antevasin ou não) se inscrevendo em nosso curso de Psicanálise!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dez =