Afinal, você sabe o que é ser assertivo? Pois, muito se diz sobre pessoas assertivas. Então, venha conferir agora mesmo sobre este assunto!

Assertivo: o que significa e qual grafia correta

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Afinal, você sabe o que é ser assertivo? Pois, muito se diz sobre pessoas assertivas, o quanto isso complementa um currículo ou é bom para nossos relacionamentos. Contudo, assertividade costuma ser confundida com arrogância. Ainda, muitas pessoas a confundem com a ideia de estar certo ou se ser correto.

Mas ser uma pessoa assertiva, não significa nada disso! Na verdade, quer dizer ir direto ao ponto, sem enrolação. E isso é algo bom e construtivo para lidar com outras pessoas, seja num ambiente profissional ou em relacionamentos pessoais. Então, acompanhe nosso texto e entenda mais sobre o que é ser uma pessoa assertiva!

Qual é a maneira correta: assertivo ou acertivo?

Nesse sentido, assertivo é um adjetivo e caracteriza o que é positivo ou certo, como comportamentos ou ações. Logo, o correto é usar a palavra com dois “ss”, e não escrever com “c”. Ou seja, na gramática, “acertivo”, não existe.

Pois, a confusão é feita porque muitas pessoas acreditam que a palavra “assertivo” derive da palavra “certo”.

O que é assertivo?

O significado de assertivo é que você vai direto ao ponto. Mas com empatia. Ou seja, você não fala tudo o que pensa sem filtro. Ser direto não quer dizer que você deve falar tudo o que vem a mente. Pois, ser assertivo significa não enrolar e expor o que está pensando sem ofender ninguém.

Dessa fornma, a comunicação assertiva é direta, sem ruídos ou falhas. Assim, ela permite a compreensão da mensagem que a pessoa transmite. Quer dizer que a informação é passada sem enrolação e sem demora. Por isso, essa tem sido uma característica muito buscada em profissionais.

Características da pessoa assertiva

Nesse sentido, ser assertivo acaba sendo sinônimo de confiança e compreensível. A pessoa assertiva, como já mencionamos, é uma pessoa que vai direto ao ponto. Por isso, costuma ser uma pessoa confiante e que consegue se expressar com facilidade.

Sendo assim, pessoas assertivas possuem ótimo poder de argumentação. Além disso, têm o dom de ser diretas sem ser ríspidas ou inconvenientes. Logo, são seguras em seus comportamentos e opiniões. E, também, são pessoas com comportamentos mais positivos.

Acima de tudo, uma pessoa com poder de assertividade afiado, é uma pessoa que sabe se comunicar. Sendo assim, ela domina a comunicação tanto oral, quanto escrita.

Vantagens de ser uma pessoa assertiva

Dessa maneira, ter um comportamento assertivo é cheio de vantagens. Por isso, listamos algumas abaixo:

  • opiniões sinceras;
  • controle da ansiedade;
  • evita-se o famoso “enrolation” ao passar uma mensagem;
  • maior capacidade de comunicação;
  • desenvolvimento intuitivo;
  • maior segurança;
  • melhora na autoconfiança e na autoestima;
  • menor hesitação ao tomar decisões;
  • mais objetividade.

Portanto, a maior vantagem de ser uma pessoa assertiva é ter controle das emoções, pensamentos e comportamento. Além disso, é uma pessoa sem problemas com as questões emocionais e psicológicas. Ou seja, é uma pessoa cuja saúde mental está equilibrada.

E a assertividade profissional?

Sendo assim, ser assertivo é uma competência cada vez mais solicitada nas entrevistas de emprego. Por isso, a assertividade profissional significa a forma como você defende suas opiniões e pontos de vista. Isto é, o quanto você é direto em seus posicionamentos.

Leia Também:  Sintomas psíquicos: identificação e superação

Isso é importante porque mostra que o profissional dotado de assertividade não enrola e não fica dando voltas. Ele vai direto ao ponto. Pois, em um mundo muito competitivo, isso acaba sendo um diferencial importante para promoções. Ademais, para conquistar uma vaga de emprego.

Desse modo, a assertividade está ligada à produtividade e à entrega de resultados. E estas são algumas das características mais buscadas pelas empresas em profissionais. Além disso, é uma competência muito importante para cargos de liderança. Pois transmite, acima de tudo, confiança.

Então, o que é ser assertivo em Psicologia?

A assertividade, em psicologia, não tem a ver com quebrar barreiras, ser mais comunicativo ou mais desinibido. Na verdade, é como você se enxerga e como encara o que acontece na sua vida. Assim, caracteriza-se por ações e reações mais práticas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Dessa forma, ela faz parte dos quatro grandes grupos comportamentais analisados pelos psicólogos. Ou seja, o agressivo, o passivo, o agressivo-passivo e o assertivo.

    Porém, cuidado!

    Ser assertivo é muito bom e, inclusive, tem muitos mais pontos bons do que pontos ruins. Porém, é necessário ter cuidado. Isso porque a assertividade pode ser não só confundida com arrogância, como pode se transformar em arrogância.

    Como a pessoa assertiva é direta e fala sem rodeios, isso pode ser interpretado da maneira errada. Por isso, se não houver tato na hora de expor a opinião, a pessoa poderá ser interpretada como arrogante.
    Além disso, sem autoavaliação constante, é possível desenvolver um comportamento arrogante.

    Assertivo versus sincero

    Além de cuidar para não confundir a assertividade com a arrogância, também é preciso não fazer confusão entre assertividade e sinceridade. Pois, a sinceridade é a expressão sobre o que consideramos certo, a partir do nosso ponto de vista.

    Enquanto a assertividade é a transmissão direta da informação. Além disso, a assertividade está relacionada à capacidade de controlar emoções. Já a sinceridade, possui conotação emocional dependendo da mensagem que queremos passar. E isso acontece em especial quando expressamos como nos sentimos.

    Assertivo versus otimismo

    Outro ponto a se atentar é que uma pessoa com características assertivas não é o mesmo que uma pessoa otimista. Pois, uma pessoa com a assertividade desenvolvida tem comportamentos e atitudes mais positivas.

    Já o otimista é aquele que enxerga tudo de uma maneira positiva. Contudo, isso não quer dizer que ele seja uma pessoa assertiva, pelo contrário. Pode ser uma pessoa sem a habilidade da comunicação direta. Sendo essa a principal característica da assertividade.

    Assim, o otimismo em excesso pode servir como uma máscara para os problemas. Logo, pode não ser uma atitude tão saudável. Por isso, é muito bom ser otimista, mas com moderação!

    Considerações finais sobre assertivo

    Cada vez mais se torna essencial aprimorar nossa capacidade de comunicação. Porém, seja a comunicação escrita ou falada, é necessário sabermos nos expressar. Ainda mais para sermos compreendidos de forma eficiente. Portanto, essa é uma competência que pode ser desenvolvida.

    Por isso, será bom não apenas para a sua vida pessoal, como também para a vida profissional. Pois, o mundo nos exige atualização o tempo todo.

    Logo, é preciso sempre inovar a maneira de nos relacionarmos em todas as áreas da vida. Contudo, nunca é tarde para aprender algo novo. Ou ainda de se desenvolver visando o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, já pensou em trabalhar para ser assertivo?

    Leia Também:  O que é Amor Líquido segundo Bauman

    Venha saber mais!

    Se você gostou desse assunto e quer saber como ser assertivo, faça nosso curso online de Psicanálise! Desse modo, você aprenderá diferentes teorias sobre a mente humana. Assim, você desenvolverá todo o seu potencial. Então, venha transformar a sua vida e a sua carreira. Por isso, inscreva-se já!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *