azar

Definição de Azar para a Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Você já se sentiu com falta de sorte? Como se tudo no seu dia estivesse dando errado? Popularmente, nós conhecemos esse sentimento como “azar”, mas, o que é o azar? Neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre o azar (falta de sorte) e a relação desses acontecimentos com a psicanálise!

A geração atual está muito acostumada a só ter sucesso em suas ações. Isso porque os avanços tecnológicos permitem mais planejamento para a realização das tarefas. Mas, e quando algo dá errado? Será que é azar? Será que o azar existe?

O que é azar?

Normalmente, o azar é definido como uma sequência de situações que prejudicam, de alguma forma, o indivíduo. Por exemplo, estar com um tênis novo e pisar em uma poça d’água, ou estar muito atrasada para um compromisso e o pneu do carro furar.

Além disso, o conceito de azar é muito difundido como o contrário de “sorte”. Assim, uma pessoa sortuda é aquela que sempre “se dá bem”, nunca passa por perrengues e sempre está no lucro.

Mas, será mesmo que existe sorte e azar? Será que tudo não passa de consequências de nossas ações? Por exemplo, será que você não pisou na poça porque estava distraído olhando para o celular? Será que seu pneu não estourou por falta de manutenção? Ou, então, será que você não perdeu aquela vaga de emprego por falta de qualificação?

E, o contrário também é válido: será que é sorte ou será que é organização e planejamento? A sorte, nada mais é, estar preparado para tudo.

Claro, há casos singulares que não tem explicação, como escapar de um acidente de trânsito por um triz. Ou, então, ganhar na loteria apenas sorteando números! E, também, há casos de azar sem explicação, como sofrer um acidente sem explicação em seu ambiente de trabalho.

Há como acabar com o azar?

Bem, como apresentado acima, há situações de azar que tem mais a ver com nossos atos que com o acaso. Porém, há muitas pessoas que compartilham superstições capazes de aniquilar o azar.

Por exemplo, jogar sal pelos ombros, usar amuletos, cruzar os dedos e pendurar uma ferradura. Todas essas superstições são muito difundidas por todos. Mas, e como acabar com o “azar” consequente de nossos atos?

Vamos te dar 3 dicas para você melhorar seus resultados pessoais, que nada tem a ver com superstições!

  • Busque planejar o máximo possível!

Compre uma agenda, ou utilize algum caderno que já tem em casa. Separe algum dia da semana para planejar todos os outros: que horas acordar, qual roupa vestir, o que comer etc. Anote todos os seus compromissos e se programe, isso fará com que menos imprevistos aconteçam e, consequentemente, menos azar!

Além disso, planeje sua vida financeira para não passar por perrengues desnecessários. Tenha sempre uma reserva de emergência!

  • Evite pensamentos negativos

Dizem que tudo que nós pensamos é atraído para nossas vidas. Por isso, busque ter pensamentos positivos, não falar mal das pessoas que convivem com você e não praguejar e reclamar sobre tudo que acontece.

Ao evitar tantas palavras ruins, sua vida começará a andar para frente, e suas realizações pessoais fluirão!

  • Faça terapia

O corpo e a mente são conectados e, quando um dos dois não está bem, as coisas param de fluir como deveria. Por isso, busque sempre manter seu corpo saudável e cuide muito da sua mente.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

A terapia é algo muito recomendado para manter a mente nos “eixos”. Por isso, busque acompanhamento profissional para tratar de assuntos relacionados aos seus pensamentos e problemas.

Leia Também:  7 Livros de Psicanálise que agregam conhecimento

Mas, qual terapia devo fazer para acabar com o azar?

Há muitas terapias disponíveis no mercado, por exemplo, a Constelação Familiar e o Reiki. Porém, há uma que é pautada nos processos inconscientes de nossa mente: a Psicanálise!

Na Psicanálise, nós temos a oportunidade de entender, a partir da Associação Livre, nossos maiores medos e traumas recalcados. Assim, conseguimos parar processos inconscientes que fazem com que nós nos autosabotemos.

Com isso, podemos diminuir os casos de “azar” de nossa vida, porque entendemos coisas que fazem a gente ter ações irresponsáveis. Por exemplo, uma pessoa que sempre se atrasa, poderá entender o motivo desse comportamento e passar a evita-lo, diminuindo casos que ele interpreta como azar.

Onde encontrar a terapia da Psicanálise?

Para fazer a terapia com a Psicanálise, você deve buscar um terapeuta qualificado, com uma boa formação e com bons antecedentes. Porém, caso você queira ir além em suas buscas pelo conhecimento, nós indicamos que você busque fortalecer sua mente e fazer você mesmo o curso de Psicanálise Clínica.

Com ele, você estará apto a entender e reconhecer seus processos psíquicos inconscientes e, assim, reformular suas ações e sua rotina. Com isso, você conseguirá diminuir situações consideradas como azar e, assim, aumentar seus sucessos diários!

Conclusão

Enfim, com esse texto podemos entender que o azar e a sorte podem até existir, mas são considerados apenas em casos “extremos”, sem causas aparentes. Assim, muitas coisas que nós consideramos azar são, na verdade, consequências de nossos atos. Ou seja: nós temos o poder de mudar nosso destino!

Portanto, devemos buscar estratégias que nos ajudem a diminuir situações desconfortáveis e negativas em nossa vida, como nos planejar e buscar a positividade sempre. Além disso, a terapia irá te ajudar a entender motivo de se autosabotar, fazendo com que você pare com essas atitudes.

Assim, busque a formação em Psicanálise e acabe com seu azar! Inicie uma nova vida, com muitas realizações e sucessos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 5 =