benefícios da terapia

Benefícios da terapia: 5 motivos para você fazer análise

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Em algum momento da sua vida você já se sentiu muito perdido? Sentiu que não tinha mais forças para continuar ou estava muito confuso? Todos nós passamos por momentos difíceis e a escolha de fazer análise vem como uma ferramenta para nos ajudar nessas horas. Por isso, neste artigo nós iremos falar sobre os benefícios da terapia. Contudo, antes de falarmos sobre os benefícios em si, vamos entender o que é terapia e como ela funciona?

O que é terapia

Primeiramente, terapia se refere ao tratamento de problemas psicológicos, emocionais e comportamentais. Para esse tratamento, são usadas técnicas verbais e não verbais pelo psicólogo. Dessa forma, esse profissional ajuda o paciente a refletir sobre suas questões. No entanto, além de ajudar a refletir, também ajuda a encontrar formas diferentes e criativas de aliviar o seu incômodo.

Nesse momento precisamos dizer que muito do incomodo que enfrentamos está em nós. Ou seja, é resultado de experiências que vivemos desde a mais tenra infância. Dessa forma, a terapia nos ajuda a melhorar o relacionamento conosco mesmo. Como consequência, o relacionamento com os outros, com o mundo, também melhora.

Foco

Considerando tudo isso, geralmente, o foco da Psicoterapia está na mudança de pensamento, emoções e comportamentos. Tendo dito isso, é preciso ter em mente que durante a consulta é o momento de sermos os mais sinceros possíveis. E devemos lembrar que as informações trocadas com o profissional são sigilosas.

Outro ponto importante de destacar é que o paciente esteja disposto a fazer a terapia. Ou seja, não adianta que esse tratamento seja imposto por alguém. Afinal, o sucesso da análise depende muito da vontade e comprometimento com o processo. Sem contar que o profissional precisa ser responsável e promova um ambiente de acolhimento e compreensão.

Como funciona a terapia

Ainda hoje muitas pessoas têm preconceito sobre “fazer terapia”. Por isso, achamos interessante comentar como, geralmente, ocorrem as sessões.

Primeiro contato

De maneira geral, o primeiro contato com o terapeuta é feito por mensagem, e-mail ou telefonema para marcar o horário.

Primeira sessão

Na primeira sessão, a pessoa terá seu primeiro encontro com o psicólogo para poderem se conhecer. Nesse momento, o paciente conta os motivos que o levaram até lá. Após isso, o profissional avalia a necessidade e a viabilidade do paciente de fazer ou não o tratamento com ele.

Dessa forma, a primeira sessão é realmente o momento de se conhecer e tirar dúvidas. Sendo assim, se você não entende como algo irá funcionar, pergunte. Afinal, cada profissional trabalha de uma forma e você deve escolher aquele que atende o que você precisa. Depois disso, o tratamento tem início ou não.

Sessões regulares

De maneira geral, as sessões duram de 50 minutos a 1 hora. A quantidade de sessões depende de cada caso e as mesmas ocorrem nos horários combinados pelas partes envolvidas. O processo tem um começo, meio e fim e a sua duração depende de cada caso.

Fim

É importante salientar que o paciente tem o direito de parar o acompanhamento a qualquer momento. Porém, é preciso entender o que motiva essa desistência.

Muitas vezes o que o psicólogo nos falará não é a coisa mais agradável do mundo. Porém, ele está ali para nos ajudar a enxergar o que não conseguimos ou não queremos ver. Só através disso conseguimos evoluir em muitas situações. Falando nisso, a evolução é parte dos benefícios da terapia, que é o tema do próximo tópico.

5 Benefícios da terapia

A terapia vem como auxílio para trabalharmos várias questões nos momentos mais diferentes das nossas vidas. Pensando nisso, listamos aqui alguns dos benefícios da terapia.

Leia Também:  Projeção: significado em Psicologia

Alivia do sofrimento e ajuda a criação de novas perspectivas

A terapia age de modo a ensinar estratégias para diminuir o mal-estar e a angústia que sentimos. Para isso, ela ajuda a entender como esses sintomas apareceram na sua vida e porque se mantêm. Isso além de ajudar a criar estratégias para a diminuir esses sofrimentos. A partir disso, conseguimos ver o mundo e a nós mesmo com novas perspectivas.

Melhora a inteligência emocional e promove o autoconhecimento

O processo terapêutico ajuda a análise os medos e as emoções reprimidas. Dessa forma, conseguimos equilíbrio para conseguirmos trazê-los à tona e começar a expressá-los. Como consequência, entendemos melhor o que nos marcou, como marcou e a força disso em nós.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Ao aprendermos as coisas listadas acima, entenderemos melhor nossos comportamentos. Porém, não é algo só sobre o que já passou, mas também sobre como agiremos no futuro. Entendendo isso, saberemos como evitar o que causa gatilhos e trabalhar o que não gostamos.

Auxilia a sair da sua zona de conforto

Muitas vezes nos mantemos em situações e lugares por já estarmos habituados aquilo. Porém, essas mesmas coisas são parte dos nossos problemas, por exemplo, um relacionamento abusivo. É preciso entender como tudo influência e nós e decidirmos sair em busca do que nos faz bem. Mesmo que isso seja difícil.

Clareia a mente e favorece o estabelecimento de prioridades

Dentro de uma sociedade em que tudo acontece muito rápido e de maneira intensa, às vezes nos perdemos. Acabamos por prestar mais atenção nas conquistas e escolhas dos outros e, consequentemente, perdemos o foco. Um dos benefícios da terapia é nos ajudar a reconectar conosco mesmo.

É através dessa reconexão que conseguimos analisar o que realmente faz diferença em nossas vidas. Dessa forma, conseguimos estabelecer metas, entender melhor o que somos e o significado que temos no mundo. Além, é claro, de entender como nossa trajetória nos conduziu até onde estamos.

Ajuda a fortalece a saúde mental e previne possíveis quedas emocionais

Como dissemos, a terapia nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional e o autoconhecimento. Consequentemente, ela é um bom recurso para fortalecer a autoestima e recuperar a sintonia com nosso interior, pois, aprendemos a ser mais compreensíveis e fortes. Dessa forma, olhamos para nossos defeitos não mais como o fim, mas como uma coisa a ser trabalhada.

A partir disso, reconhecemos em nós alguém em quem vale a pena investir. Mesmo que em alguns momentos não ajamos como o que desejamos, saberemos que somos mais do que esse momento. Com isso, as quedas podem acontecer, mas não serão tão duradouras ou profundas.

Comentários finais sobre os benefícios da terapia

Considerando tudo que foi posto, vemos que a análise é uma das ferramentas que temos para lidar com nossos problemas. Como dito, podemos colher muitos benefícios. Porém, é importante que estejamos dispostos a isso. Ninguém é perfeito e a buscar ajuda não é ser fraco, ao contrário, é lutar por você.

Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre os benefícios da terapia, psicologia e psicanálise, conheça nosso curso virtual de Psicanálise Clínica. Além de ser um curso 100% online, ele tem início imediato. Por isso, não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e investir no seu desenvolvimento profissional. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 10 =