benefícios e malefícios da internet

Benefícios e malefícios da internet

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Dificilmente encontraremos uma pessoa que consiga passar muito tempo longe da internet, seja por trabalho ou diversão. Acontece que esse recurso tecnológico, assim como qualquer outro, possui duas faces, o que gera um resultado duplo. Vamos conhecer os benefícios e malefícios da internet e entender como ambos impactam a sociedade.

A cada passo, um novo mundo

Atualmente a internet foi conectada a tudo como forma de promover comodidade à população humana. Note que recursos antes analógicos hoje foram aprimorados e apresentam novas potencialidades. Assim como eles, nós e as nossas necessidades também evoluíram de forma proporcional e contínua.

Talvez por isso que seja tão difícil reconhecer uma vida longe do campo virtual. A exemplo, o novo mercado de trabalho criou profissões específicas para que pudesse lidar com algumas demandas anteriormente desfalcadas. Podemos até chamar a internet de a nova roda do século 21 por sua capacidade de fazer tudo o que toca fluir.

Porém, por mais que seja atrativa, é preciso focar nos benefícios e malefícios da internet para os usuários e adjacentes. Ela por si só existe, mas os impactos locais dependem diretamente da forma como o usuário a utiliza. Se serve de comparação, pense no motorista atrás de um carro com a escolha de seguir seu caminho ou causar algum estrago.

Abertura de potenciais

Com toda a certeza, os benefícios e malefícios da internet só foram vistos muito tempo após sua criação. Em seu começo, o sistema era extremamente robusto, o que o afastava completamente do que é hoje. Existia apenas uma promessa, algo que foi cumprido, elevado e aprimorado para o que é hoje.

Entretanto, a internet não vem listada com um manual de uso para utilizarmos ela com coerência. Muitos acabam por negligenciarem um uso positivo e adequado da ferramente, distorcendo e manchando a funcionalidade dela. Claro, existem pessoas conscientes e que entendem perfeitamente os limites, caminhos e tudo o que ela tem de construtivo.

Benefícios da internet

Os benefícios da internet são facilmente percebidos quando fazemos um uso responsável da mesma. Por causa dela, milhões de pessoas têm se dedicado a construir um futuro de certezas positivas e agregadoras. Tudo começa quando enxergam a internet como:

Fonte de comunicação ilimitada

Felizmente, a internet permite que pessoas do mundo inteiro possam se comunicar imediatamente. A cada ano, novas ferramentas e aplicativos de mensagem surgem no mercado com funções diferenciadas que facilitam a conversa. Embora o contato físico seja mínimo, temos a impressão de estarmos mais perto dos outros do que antes.

Apoio acadêmico a estudantes e crianças em desenvolvimento

Outro ponto bastante positivo é o fato de que estudantes se valem de forma produtiva do mecanismo para se aprimorarem. A educação agora também é virtual, permitindo que pessoas de diferentes regiões compartilhem o mesmo curso acadêmico. Sem contar que a internet em si ajuda no desenvolvimento educacional desde a infância.

Trabalha aspectos comportamentais, como a timidez

Pessoas tímidas podem encontrar as suas vozes por meio do uso da internet. Um dos benefícios das redes sociais é fazer com que pessoas com potencial agregador possam compartilhar suas histórias. Isso acaba por gerar um conteúdo de valor e muito necessário a um ambiente tão procurado.

Tudo é bem-vindo se for usado com inteligência

Muito se questiona, e com razão, sobre os benefícios e malefícios da internet no mundo atual. Vista como terra de ninguém, esse canal tem procurado limitar algumas experiências dos usuários em prol do desenvolvimento saudável. Com isso, trabalhamos diretamente o uso responsável da internet em ambiente social.

Leia Também:  Wilhelm Fliess: vida e contribuições

Esse tipo de questionamento precisa ser abordado quando pensamos nos perigos nas redes sociais. Mais e mais as pessoas tem colocado o rosto à mostra e estão se expondo de maneira perigosa. É atrativo, prático e viciante, mas cobra um preço alto pelo desleixo.

A moderação deve ser um artifício a ser aprendido assim que o internauta inicia as suas atividades em rede. O uso responsável garantirá que possa navegar com liberdade, de forma inteligente e protegido contra ataques. Do contrário, é bom estar pronto para avaliar as consequências.

Malefícios da internet

Os malefícios da internet podem criar graves feridas que machucam profundamente milhões de usuários. Acontece que a utilização irresponsável e desmedida funciona como um veneno das relações pessoais e da própria imagem. Tudo isso pode ser visto no:

Aumento de relações irrelevantes

Os internautas têm ocado cada vez mais em relacionamentos que nada agregam. Isso fica evidente no aumento do consumo de futilidades existentes na internet e que em nada colaboram com o desenvolvimento do indivíduo. Além de relações vazias, as pessoas investem em programas sem conteúdo ou entretenimento sem propósito, o que pode ser muito comprometedor.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Exposição excessiva

É comum o uso das selfies para que uma pessoa possa mostrar ao mundo o que ela está fazendo naquele instante. Acontece que, sem saber, um indivíduo pode se colocar em perigo marcando excessivamente sua localização, por exemplo. Fica muito fácil alguém com desequilíbrio encontrar o endereço onde ele está e fazer alguma atrocidade, por exemplo.

Enterro

Já observou o quanto se tornou banal a dor de outro ser humano? Muitas pessoas tiram um retrato de si mesmas sorrindo dentro de um velório, um claro desrespeito considerando o momento e os demais participantes. A título de exemplo, pense em celebridades costumam causar comoção, levando admiradores a um enterro para captar alguma imagem e atenção.

Diminuição da capacidade de trabalhar a crítica em favor do narcisismo.

Os usuários estão perdendo o senso de crítica ao postar qualquer coisa apenas por visualização, mostrando narcisismo inflado. os famosos “likes” estão mira de indivíduos que buscam apenas a aprovação pública sobre algo. Consequentemente, acabam por ficarem frustrados quando não alcançam o resultado que planejaram.

Poder quase sem limites

Apesar de parecer que esta parte do texto demoniza as redes sociais, os usuários precisam trabalhar os benefícios e malefícios da internet. Os perigos da internet para jovens em formação são capazes de deixar marcada uma fase de descobertas. É justamente esse público uma grande vítima de maquinações virtuais eitas por terceiros.

Observe que a covardia impera aqui, já que muitos se escondem por trás de máscaras e perfis vazios. A coragem aumenta quando a face diminui e é isso que encoraja os valentões a serem adultos no ambiente virtual. Sem qualquer filtro sobre isso, ficamos expostos aos perigos das redes sociais e sob o risco de perder bastante coisa.

A droga vicia

O uso contínuo da internet transita entre os benefícios e malefícios da ferramenta, nos corrompendo no caminho. Começamos a utilizar o meio aos poucos, em horários espaçados e curtos períodos de tempo. Entretanto, enquanto estamos conectados, deixamos de perceber o mundo ao redor.

Existem relatos de pessoas que perderam relacionamentos e trabalho por causa do vício em internet. Assim, evite caminhar por caminhos parecidos para não perder o que importa de verdade. Lembre-se de ser racional, moderado, inteligente e bem resolvido em relação à internet.

Leia Também:  O que é Psicodrama: funcionamento e aplicações práticas

Considerações finais sobre benefícios e malefícios da internet

Os benefícios e malefícios da internet equilibram uma balança sensível de responsabilidade. A internet acaba se tornando tudo aquilo que nós fazemos dela. Aos mesmo tempo em que um a pessoa pode ser a vítima, pode também ser o agressor.

Embora seja exaustivo, você como usuário precisa ajudar a combater as ações depreciativas e agressivas na internet. Existem grupos e ferramentas que vigiam qualquer desordem que fira a integridade dos outros usuários. Da mesma forma como atacam na internet, você pode defender a si mesmo e aos demais.

Para entender melhor até que ponto deve ir saudavelmente, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. Por meio dele, conseguirá formar critérios e entender melhor tudo aquilo que pode captar e passar adiante com a internet. Trata-se de um conhecimento desejável para quem trabalha em escolas e empresas, por exemplo. Lembre-se que os benefícios e malefícios da internet são muito importantes nesses ambientes! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =