canto-coral

Canto Coral, Música e Psicanálise: possíveis relação

Publicado em Publicado em Conceitos e Significados

Entenda mas sobre o canto coral. A música não apenas nos traz prazer, mas também desempenha um papel significativo em nossa saúde mental. Há efeitos efeitos positivos da música no cérebro humano.

Um relatório do Conselho Global de Saúde Cerebral (GCBH – https://www.aarp.org/health/brain-health/global-council-on-brain-health/) destaca que a música tem a capacidade de estimular diferentes áreas do cérebro de forma coordenada e em tempo real.

Assim, ouvir, tocar ou compor música pode gerar bem-estar, reduzir o estresse, facilitar relações interpessoais, modular o sistema cardiovascular e fortalecer o sistema imunológico, sem efeitos adversos.

Entendendo sobre o canto coral

A música pode gerar estímulo cognitivo e memória, pois ela tem o poder de afetar regiões do cérebro envolvidas na audição, coordenação motora, atenção, linguagem, emoções, memória e raciocínio. Neste sentido, a música ajuda várias partes cognitivas a trabalharem juntas e pode evocar lembranças significativas.

Além disso, tocar música, cantar ou dançar em grupo fortalece relações sociais e reduz a solidão. A musicoterapia é um tratamento especializado baseado em música, que pode, entre vários benefícios, melhorar o movimento em pacientes com doenças, como Parkinson, incluindo melhorias na capacidade de andar e falar.

A terapia musical pode afetar positivamente quadros de depressão, trauma e esquizofrenia. Ademais, a música pode melhorar a qualidade e a duração do sono, fator importante para a saúde cerebral. Embora não haja uma correlação direta entre o canto coral e a Psicanálise Freudiana, podemos explorar algumas possíveis conexões, coma as que a seguir se descrevem.

O canto coral: Expressão Coletiva e Inconsciente

O canto coral envolve várias vozes harmonizando juntas para criar uma única melodia. Da mesma forma, a Psicanálise considera que o inconsciente individual é composto por várias vozes (desejos, impulsos, memórias) que se combinam para formar a experiência consciente.

Assim como os cantores de um coral se unem para criar algo maior do que suas partes individuais, a Psicanálise sugere que nossa mente é uma orquestra de impulsos e conflitos internos, que se expressam, de forma coletiva, nos sintomas.

Catarse e Liberação Emocional

O canto coral pode ser uma forma de catarse, permitindo que os participantes expressem emoções e liberem tensões. Da mesma forma, a Psicanálise enfatiza a importância da catarse, o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados.

Através da fala e da expressão, os pacientes podem liberar emoções reprimidas e encontrar alívio.

Identificação e Pertencimento

Cantar em um coral envolve identificação com o grupo e um senso de pertencimento. Os cantores se unem por meio da música. Na Psicanálise, a identificação é um conceito central. As crianças, por 2 exemplo, se identificam com seus pais e internalizam seus valores e normas.

Essa identificação influencia nossa personalidade e comportamento.

O canto coral: Ritual e Comunidade

O canto coral muitas vezes ocorre em contextos rituais ou cerimoniais, como apresentações em igrejas ou eventos comunitários. A Psicanálise também reconhece a importância de rituais e comunidades na formação da psique. Nossas experiências sociais moldam nossa psicologia.

Lembre-se de que essas conexões são interpretativas e não são parte direta da teoria freudiana.

No entanto, a expressão musical coletiva têm impacto profundo em nossa psique, sendo, então, fascinante para o psicanalista e analisandos explorar essas interseções.

Referências bibliográficas

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Qual o efeito da música no cérebro das pessoas? https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/01/qual-o-efeito-da-musica-no- cerebro-das-pessoas. Acesso em: 04 jul. 2024. Música e saúde mental: qual a associação? – eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/musica-e-saude-mental/. Acesso em: 04 jul. 2024. Pesquisa aponta relação entre música intensa e saúde mental. Disponível em: https://medium.com/mat%C3%A9rias-publicadas-no-site-da-universidade/pesquisa-aponta- rela%C3%A7%C3%A3o-entre-m%C3%BAsica-intensa-e-sa%C3%BAde-mental- 7d16daaa3afb. Acesso em: 04 jul. 2024. Música pode estimular do desenvolvimento do cérebro à saúde emocional. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/musica-pode-estimular-do-desenvolvimento- do-cerebro-a-saude-emocional/. Acesso em: 04 jul. 2024. MUSZKAT, M. Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva. Literartes, São Paulo, v. 1, n. 10, p. 233-243, 2019. ISSN: 2316-9826. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.163338. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/163338. . Acesso em: 04 jul. 2024. PLON, Michel e ROUDINESCO, Elisabeth. Dicionário de Psicanálise. Edição Português. Zahar, 1998.

    Este artigo sobre canto coral, música e psicanálise foi escrito por:
    – Romilson Rodrigues Pereira. É formado em Psicanálise Clínica no IBPC e Diretor-Presidente da Clínica Juluso de Psicanálise Integral, que decidiu criar para unir seus mais de vinte anos de experiência como analisando, professor universitário e auditor para atuar como psicanalista. A Clínica Juluso faz atendimentos presenciais e online. Também atua como psicanalista voluntário no Projeto Escutas Cuidadoras, atendendo pacientes de baixa renda. Contatos: e-mail: romilsonprofessor@gmail.com; WhatsApp: (61) 99973-6135.
    – e Júlia Cristina de Queiroz Rodrigues Pereira é estudante de Medicina da Faculdade Unimauá de Brasília/DF. Contatos: e-mail: juliacqrpereira@gmail.com; WhatsApp: (61) 99666-3725.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *