capital humano

O que é Capital Humano? Os 4 passos para desenvolver

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Os donos de empresas precisam estar atentos à gestão do capital humano de seu negócio. Isso porque não basta que eles tracem excelentes objetivos para o seu empreendimento e tenham tecnologia de ponta. Se a equipe deles não estiver motivada, é bem possível que o seu negócio não atinja o seu potencial.

Contextualizando…

Por muito tempo, as pessoas acharam que as máquinas eram as responsáveis pela produtividade de uma empresa. Muitos empreendedores aplicaram muito dinheiro na infraestrutura do seu negócio, esperando que o seu investimento iria resultar em bastante lucro. Infelizmente, as pessoas foram negligenciadas nesse processo.

Com o tempo, os empresários perceberam que as pessoas são a alma do negócio. Isso porque o ser humano é essencial para o sucesso de um empreendimento. É necessário considerar que as pessoas têm competências diversas, se relacionam entre si, são criativas e, quando estão motivadas, fazem as empresas superarem os seus objetivos.

O que é capital humano

Agora que deixamos isso claro, fica fácil explicar o que é o capital humano. De início, você deve ter achado o termo estranho já que ele une duas palavras que não ficam bem juntas. Mas agora que você sabe que as pessoas são essenciais para a produtividade de uma empresa, você terá facilidade para entender o que o termo significa.

O capital humano é o conjunto de competências, habilidades e conhecimentos que um trabalhador utiliza para realizar a sua função. Tudo isso deve estar atrelado à sua qualidade de vida.

Dessa forma, quando um empreendedor faz a gestão do capital humano de sua empresa, ele capacita a sua equipe para executar cada vez melhor o seu trabalho. Além disso, ele também executa medidas para aumentar a satisfação de seus empregados com o seu serviço.

Como desenvolver o capital humano de uma empresa

Caso você queira seguir nessa direção, nós apresentaremos a seguir alguns passos que você precisa dar. Eles não são complexos. Basta que você tenha sensibilidade e força de vontade para identificar o que sua equipe precisa a fim de fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais!

Estabeleça objetivos claros para a sua empresa

É necessário que os objetivos do seu negócio estejam muito claros para você. Não adianta ignorar essa etapa porque, fazendo isso, a sua equipe irá caminhar sem rumo. Tenha em mente que as suas metas são o norte da gestão do capital humano do seu empreendimento.

Além disso, é importante que, na hora de estabelecer os objetivos do seu negócio, você não seja vago. Delineie exatamente quais são os resultados esperados. Isso porque, só assim, você terá condições de definir qual é a direção que a sua equipe precisará seguir para chegar no lugar em que você deseja.

Vale destacar que os seus objetivos também precisam ficar bem claros para seus funcionários. Além disso, é importante que haja sensibilidade da sua parte para não estabelecer metas inatingíveis. Ainda assim, seja firme, sem deixar de ser respeitoso, com relação aos resultados desejados.

Analise a formação profissional de sua equipe

Agora que você sabe onde a sua empresa precisa chegar, é importante que você verifique se os seus funcionários estão capacitados para atingir esses objetivos. Por essa razão, reflita se a formação profissional deles é compatível com a sua função.

Leia Também:  Grandes poetas no olhar da Psicanálise

Isso porque, se esse não for o caso, será necessário que você invista na capacitação deles ou contrate outros profissionais.Nesse caso, vale fazer uma ressalva. Lembre-se de que profissionais atualizados conhecem as novas tecnologias e estão aptos para lidar com as demandas do mercado.

Assim sendo, mesmo que haja casos em que valha a pena demitir profissionais e contratar outros mais capacitados, nunca deixe de investir na formação de seus funcionários. Isso fará com que eles estejam sempre preparados para atender às necessidades da empresa. Além disso, a sua equipe terá maiores condições de atingir as metas de seu negócio.

Analise a qualidade de vida de sua equipe

Se os seus funcionários estão desmotivados, comece a pensar no que fazer para que eles se engajem novamente com o seu trabalho. Será que eles têm um ambiente de trabalho agradável? Eles têm um bom convívio entre si? Será que eles têm tido oportunidades de se desenvolver dentro da empresa?

Essas são perguntas que você precisa ter em mente com frequência. Isso porque, se você fornecer aos funcionários boas condições de trabalho, certamente a satisfação e o engajamento deles irão aumentar.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Resultados de uma boa gestão do capital humano

Nós podemos te garantir que, tomando os cuidados que apontamos neste texto, você conseguirá aumentar a produtividade da sua empresa. Isso porque ela estará muito mais motivada e capacitada para fazer o que precisa ser feito no seu empreendimento. Nunca perca de vista que uma equipe engajada é essencial para o sucesso de uma empresa.

Temos ainda mais uma dica…

Se você quer entender melhor como lidar com a sua equipe, ainda vale a pena fazer o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Isso porque nós iremos te ajudar a entender a mente de seus funcionários e também a compreender os seus comportamentos.

Temos certeza que essa habilidade irá te ajudar na resolução de conflitos e na construção de relacionamentos sólidos dentro da sua empresa. Vale mencionar que esse curso é totalmente online. Assim sendo, você poderá acessá-lo inclusive nos horários de pausa do seu trabalho, podendo seguir o seu próprio cronograma de estudos.

Assim sendo, não há motivos para você não se matricular conosco hoje mesmo! Dê mais um passo em direção ao sucesso do seu negócio, entendendo como você pode gerenciar a sua empresa tendo como base a perspectiva da Psicanálise! Temos certeza de que você não irá se arrepender da sua decisão!

Considerações finais

Tendo dito isso, nós esperamos que você esteja animado para começar a fazer a gestão do capital humano de seu empreendimento. Não deixe de se preocupar com essa questão porque, cuidando da sua equipe, você também estará investindo no crescimento de sua empresa.

Tendo isso em vista, comente abaixo o que você achou desse texto sobre o desenvolvimento do capital humano. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso site para saber mais sobre assuntos relacionados à Psicanálise. Temos muitos conteúdos interessantes esperando por você, mesmo se você gostar de ler mais sobre negócios do que sobre a mente humana. As duas áreas estão mais entrelaçadas do que você imagina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 7 =