Muitas pessoas se colocam em situações de risco. Nesse artigo, nós entenderemos o que é Centro de Valorização da Vida e co podemos contatá-lo.

Centro de Valorização da Vida: missão e telefone do CVV

Posted on Posted in Comportamento, Terapias

É provável que muitas pessoas não tenham a assistência que precisam para cuidarem melhor da saúde emocional. Por isso, muitas se colocam em situações de risco todos os anos, embora possam contar com ajuda. Assim, hoje nós entenderemos o que é Centro de Valorização da Vida, a sua missão e como podemos contatá-lo.

Centro de Valorização da Vida: o que é CVV?

O Centro de Valorização da Vida é um serviço de suporte para pessoas com necessidades emocionais. Assim, por meio do CVV as pessoas necessitadas contam com ajuda emocional para lidarem com situações de risco. Dessa forma, elas recebem orientações a respeito de cuidados cotidianos a fim de lidar com situações complicadas em suas vidas.

Por isso, assim que as pessoas participam das atividades do centro elas aprendem a desenvolver autoconhecimento e o seu lado solidário. Caso queiram, os participantes podem se capacitar com o objetivo de serem voluntários no futuro. Assim, as pessoas que foram ajudadas podem ampliar para a sociedade as atividades do projeto.

Saiba que a equipe do CVV desenvolveu o conhecimento necessário para lidar com mudanças sociais e comportamento humano ao longo dos últimos 60 anos. Então, o grupo não só é experiente, mas também dinâmico ao ajudar a sociedade com esse conhecimento acumulado. Portanto, quem conhece o trabalho do grupo adquire amadurecimento emocional para a vida.

Missão do Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida tem o intuito de dar apoio emocional para quem busca por ajuda. Além disso, a equipe quer prevenir casos de suicídio que podem acontecer a qualquer momento. Nesse sentido, o grupo trabalha de forma voluntária e atende de forma gratuita quem entra em contato.

Dessa maneira, se uma pessoa precisa de ajuda, basta ligar para o telefone e conversar sob sigilo total. Ademais, a pessoa que entra em contato também pode conversar por e-mail ou por chat quando precisar.

CVV comunidade

Com o CVV Comunidade a sociedade pode conhecer o trabalho do Centro de Valorização da Vida de forma presencial. Por meio das atividades presenciais as pessoas são compreendidas, acolhidas e respeitadas em suas essências. Como resultado, as pessoas recebem o apoio que precisam para evitar o suicídio e valorizarem suas vidas.

Dentre as suas várias atividades, o Centro de Valorização da Vida disponibiliza para o público:

  1. Cine SER CVV, para assistir filmes e refletir a mensagem deles;
  2. CRC, o Caminho de Renovação contínua para as pessoas conversarem;
  3. curso Caminho de Valorização da Vida para os participantes compartilharem vivências e desenvolver autoconhecimento;
  4. curso de escutatória com o objetivo de melhorar a escuta, fala, percepção e compreensão no atendimento pessoal;
  5. eventos comunitários e palestras sobre os mais variados temas;
  6. GASS, grupo destinado a quem tentou suicídio ou quem é próximo a pessoas que cometeram</p>

A importância do Centro de Valorização da Vida

É possível afirmar que muitas pessoas não têm com quem conversar. Embora muitos de nós tenhamos amigos e familiares, talvez não haja conforto necessário para desabafarmos sobre nossas angústias. De forma trágica, algumas pessoas se isolam e podem se colocar em perigo. Ainda que não tenham culpa do que vivem.

Leia Também:  Processo criativo: 12 dicas para aprimorar

Por isso, o Centro de Valorização da Vida sempre está pronto para receber esse público. Com a ajuda do CVV as pessoas recebem aconselhamento para lidarem de modo adequado com as próprias dores. Logo, sempre que uma pessoa precisar conversar, haverá um atendente disposto a atendê-la, entendê-la e ajudá-la.

Imprensa

Profissionais da imprensa podem conversar com o CVV a fim de iniciar campanhas relacionadas a valorização da vida. Dessa forma,  o público em geral tem acesso a informações importantes para cuidarem melhor da saúde emocional.

Saiba que os profissionais, em parceria com o Centro de Valorização da Vida, podem criar conteúdos envolvendo:

  1. Autoconhecimento;
  2. angústia;
  3. depressão;
  4. desequilíbrio emocional;
  5. prevenção ao suicídio;
  6. trabalho voluntário.

Doações para o Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida é um serviço que funciona de forma voluntária. Logo, é importante que doadores, profissionais da comunicação, sociedade e empresas participem na manutenção desse trabalho.

Ademais, com as doações a equipe pode ampliar o projeto, atendendo mais brasileiros que precisam de ajuda. Nesse sentido, para as pessoas que desejam fazer doações.

  1. Dados para depósito em conta bancária: Banco Itaú, Agência 8122, Conta Corrente 17.188-0. CNPJ 61.956.494/0001-66;
  2. Boletos mensais.: contate o e-mail: [email protected] e saiba mais a respeito dessa opção.

Conversa por chat, telefone, e-mail e postos de atendimento

Chat

As pessoas que buscam por ajuda podem conversar com o Centro de Valorização da Vida por meio do chat. Um voluntário treinado atenderá com respeito e sigilo quem acessa a página do serviço social. Os horários do chat são:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • de segunda a quinta-feira das 09h às 01h;
    • sexta-feira das 15h às 23h;
    • sábado das 16h às 01h;
    • domingo das 17h às 01h.

    Link para o chat: cvv.org.br/chat/

    Telefone

    O telefone do CVV é o 188. Com o número do Centro de Valorização da Vida qualquer pessoa pode conversar com um voluntário a qualquer hora ou dia. Sempre que você ou alguém necessitado que conheça precisar conversar com o CVV, ligue para o 188.

    E-mail

    O e-mail do CVV é mais uma forma das pessoas terem acesso aos serviços da organização. Assim como no chat e por telefone, qualquer pessoa é atendida com sigilo, respeito e total atenção do voluntário. Já que não é um atendimento online, se você precisar conversar, deve enviar a sua mensagem e logo que possível ela será respondida.

    Link para enviar a mensagem: www.cvv.org.br/e-mail/

    Postos de atendimento do Centro de Valorização da Vida

    Você pode conversar de forma presencial com um voluntário do CVV ou enviar uma carta. Para tanto, você precisa pesquisar quais postos do CVV estão mais próximos a você no momento. Assim como nos outros canais de atendimento, você será muito bem recebido e atendido em relação as suas necessidades.

    Link para procurar os postos de atendimento do CVV: www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/

    Considerações finais sobre o Centro de Valorização da Vida

    O Centro de Valorização da Vida realiza um trabalho voluntário indispensável para a nossa sociedade. Afinal, os casos de suicídio, ainda mais entre as minorias, continuam a apresentar números elevados todos os anos. E, com certeza, seria um número muito maior se não fosse o trabalho dos voluntários da organização.

    Por isso, mais pessoas devem conhecer o trabalho do CVV e ajudar como puderem, seja por doações ou divulgação. Dessa forma, as pessoas que precisam de ajudar podem receber o aconselhamento que precisam para cuidarem mais de si mesmas. Ampliar o trabalho da organização ajudará cada vez mais a difundir a importância da saúde emocional na população.

    Leia Também:  Transtorno de Pânico: características, diagnóstico e tratamento

    Após você conhecer melhor o Centro de Valorização da Vida, conheça também o nosso curso online de Psicanálise. O nosso curso te ajudará a desenvolver autoconhecimento para que você explore melhor o seu potencial. Dessa forma, garantindo a sua vaga, você será capaz de fazer mudanças significativas na sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *