Círculo Dourado ou Golden Circle: why, how, what

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Ao longo do tempo, desde os primórdios da humanidade, o ser humano busca formas de se projetar em um meio social. Isso seria vital para a sua sobrevivência, visto que garantiria o seu sucesso, bem como o reconhecimento que procura. Sendo assim, entenda melhor o que é círculo dourado e como aplicá-lo em seu negócio.

O que é o círculo dourado?

O círculo dourado é um sistema estratégico que visa estudar como um padrão de comunicação pode alavancar o nome de uma entidade. É uma estratégia simples, que visa motivar e instigar um empreendedor, seja de qualquer área, a buscar o sucesso. Com apenas três perguntas, uma pessoa pode entender como determinada mecânica funciona.

Simon Sinek, criador do sistema, projetou um diagrama para exemplificar o projeto.

A camada mais centralizada aborda o “por quê”. A parte mais intermediária explicará “como”, enquanto a mais periférica é o “o quê”. Por conta desse sistema, poderíamos entender as interações do que fazemos com nosso público e entregar o que precisam e querem.

Simon explica que o sucesso somente é alcançado quando conseguimos transpassar a primeira camada. Segundo ele, muitas empresas sabem o que fazem, enquanto algumas entendem como e poucas sabem o porquê de existirem. Quando um indivíduo passa a estudar esse sistema, pode encontrar um caminho ao sucesso.

O que é Golden Circle: significado de Why, How, What

  • Why: é a camada mais central, identificada com o propósito, os valores e crenças que movem uma pessoa ou uma organização. Responda à pergunta: Por que quero que você me acompanhe? Esta parte é muito negligenciada na elaboração de projetos e negócios.
  • How: é a camada intermediária, que responde à pergunta: Como vamos nos relacionar com as outras pessoas? Podemos nos relacionar com menor preço, maior qualidade, com relacionamento, com exclusividade, reforçando nossa autoridade, com ética, com empatia, buscando o sucesso do cliente etc.
  • What: finalmente, a camada mais externa e mais visível ao público. O que estamos oferecendo? De nada adianta dizer qual seu produto ou serviço, tampouco “vender” sua imagem pessoal, se você não tiver why e how bem definidos.

 

Sobre o criador Simon Sinek

Sinek é praticamente um nômade. Tendo o seu berço na Inglaterra, passou pela cidade de Hong Kong até se estabelecer nos Estados Unidos. Sem medo de arriscar, trocou a carreira do Direito pelas agências de publicidade americanas. Graças a isso, conseguiu elaborar um excelente currículo que até hoje é útil em sua história.

Enxergando o próprio potencial após ter desenvolvido o círculo dourado, Simon passou a ser palestrante. Rodando o mundo, o britânico passou a lecionar como as grandes empresas funcionavam. De forma crível e bastante detalhada, demonstrou como o sucesso empresarial foi atingindo por grandes corporações.

Graças a ele, milhares de sonhadores começaram os seus empreendimentos.

Como palestrante motivacional, escritor e consultor de Marketing, Simon ajudou a reformular a dinâmica empresarial. Seu trabalho é tão importante para o mundo corporativo que quebrou a barreira de diversas línguas. Graças a ele, diversas empresas ao redor do mundo utilizam do método estudado pelo autor e obtêm excelentes resultados.

Como utilizá-lo para crescer?

O sucesso de muitas empresas depende diretamente da forma como abordam os seus clientes em relação aos produtos. O objetivo claro delas é o que fomenta o seu sucesso, visto que se torna algo perceptível aos clientes. Trata-se de trabalhar o “por quê”, “como” e o “o quê” para obter os resultados que pretende.

O círculo dourado criado por Simon tenta eliminar a sequência “o quê > como > por quê”, utilizada por muitos nomes. Ao invés disso, tenta fazer o caminho inverso e se projetar em como aquilo pode ser valoroso à vida do cliente. A escolha também se dá na forma como a marca se apresenta e representa o produto que vende.

A exemplo da Apple, temos o maior conceito de vendas do mundo. As pessoas não ficam horas na fila e pagam milhares de dólares apenas para ter um celular. Elas ficam na fila porque estão atrás de uma ideia, um conceito, uma inovação. Isso traduz perfeitamente o que a primeira cama da do círculo dourado tenta nos falar: o porquê.

Benefícios

O círculo dourado proposto por Simon Sinek visa a reformulação da apresentação do produto que uma empresa vende. Graças a isso, há um contato maior com o público consumidor. As pessoas sentem que as suas necessidades passam a ser mais atendidas e respeitadas. Como consequência, esse sistema caba gerando:


Leia Também:  Luto na perda de ente querido: visão psicanalítica

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Empatia

Ao implementar um conceito, acabamos por atingir o lado sentimental dos clientes. Por conta disso, muitos acabam desenvolvendo empatia pela marca. Isso porque se sentem representados e atendidos, o que difere muito de uma empresa comum.

Parceria

Quando passamos a vender um conceito que atinja diretamente o cliente, geramos identificação dele com nossa marca. Em suma, acabamos atraindo alguém que compartilha os mesmos ideais que a gente. Eles passam a entender que há um entidade trabalhando continuadamente para ofertar uma experiência exclusiva a eles e propagam a ideia.

Fidelização

Quando atingimos o lado sentimental de nossos clientes, acabamos por fidelizá-los. Há um envolvimento emotivo graças à nossa proposta de trabalho. Eles se sentem mais cuidados, melhores assistidos porque alguém se importa com eles. Dessa forma, se sentem seguros em comprar, ignorando as demais opções.

O que podemos tirar do círculo dourado?

Por fim, cabe ressaltar alguns pontos que podem ser trabalhados graças ao círculo dourado. A ferramenta disponibiliza um entendimento maior da relação humana com um objeto e uma ideia. Por meio dele, podemos nos beneficiar ao mesmo tempo em que damos isso a alguém. Isso vem nos seguintes pontos:

As pessoas compram o seu porquê

Seu produto é o que materializa a intenção, mas a ideia por trás dele é o que chama atenção das pessoas. Sua ideologia, seu propósito e sua mecânica de trabalho é o que impulsiona os consumidores a seguirem a sua ideia. Dessa forma, acaba por gerar confiança e empatia deles aos processos que adota na elaboração de uma venda.



Representação conta, e muito

Não basta apenas ter o que alguém precisa, mas os seus ideais também contam. As pessoas precisam se sentir representadas por uma entidade. Isso porque ajuda a elevar as suas vozes e propagar os pensamentos construtivos que carregam. Uma grande marca que faz isso por elas, certamente se torna o seu porto seguro comercial.

Empreender não é uma tarefa simples. Isso porque você precisa entender as motivações do mercado e trabalhar para saná-las. A ideia aqui é que venda o que as pessoas precisam ou convencê-las de que precisam daquilo. Nesse caminho, você acaba encontrando uma rota alternativa que as convença de que será a melhor opção.

Essa é a proposta do círculo dourado. Ao invés de captar intenções e motivações de fora para dentro, você faz o caminho contrário. Isso permite que você entenda como a mecânica entre compra e venda influencia a visão dos clientes. Graças a isso, você passa a ser amigo deles, ofertando uma ideia à qual eles aprovam e aceitam.

Círculo dourado e Psicanálise

A relação entre cliente e o consumismo pode ser melhor avaliada com a ajuda de um curso online de Psicanálise. Ainda que não pareça, a ferramenta pode te ajudar a montar a estrutura do seu negócio. Por meio dela, questões como impulso e segurança passam a ser melhor trabalhadas.

As aulas são online, permitindo que tenha um acesso mais facilitado ao conteúdo quando e onde quiser. Os tutores conseguem direcionar o seu aprendizado e lapidar você através de exercícios e dinâmicas construtivas. Ao fim do curso, você receberá um certificado, informando que está apto a trabalhar como psicanalista.

Seja ágil e garanta já a sua vaga em nosso curso de Psicanálise. Temas relevantes para quem está interessado no círculo dourado, como autoconhecimento, também são investigados e aprimorados. Para garantir esse conhecimento corra, pois nossas vagas são limitadas.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 13 =