Clarice Lispector: 12 Frases extraordinárias

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Quando partilhamos frases na internet, corremos o risco das mesmas serem de autores completamente diferentes. Ainda que preservem a intenção de nos passar orientações sentimentais e conforto moral, saber a origem correta delas dá segurança. É o que veremos em 12 frases extraordinárias de Clarice Lispector tiradas de seus textos e cartas pessoais, sem falsas atribuições.

“Experimento viver sem passado, sem presente e sem futuro e eis-me aqui livre. É de manhã. O mundo tão alegre como um circo desvalido”

Para começar as frases de Clarice Lispector, trazemos uma de seu livro Um sopro de vida, da página 90. A escritora nos convida a nos libertarmos de qualquer apreensão em relação a dor do passado e ao futuro ansioso. Assim que nos livrarmos de arrependimentos e expectativas, poderemos viver de forma plena e feliz.

“Dor é vida exacerbada”

Tirada do seu livro Água viva, a dor que Clarice menciona advém das experiências por estarmos vivos. Contudo, embora ninguém goste de sentir sofrimento, são justamente essas dores que nos impulsionam ao crescimento. Quando estamos enfrentando algum desafio, enxergamos determinados valores escondidos da vida.

“Gostar de estar vivo dói”

Clarice Lispector tinha uma visão realista da vida, ainda que poética, contida em Felicidade clandestina. Mesmo que nos incentivasse a viver em plenitude, ressaltava as consequências desse ato. Basicamente, a vida é um risco onde estamos expostos a qualquer dano. A depender de nossa natureza interna, poderemos sofrer com alguma coisa ou alguém.

“A esperança é um filho ainda não nascido, só prometido, e isso machuca”

Contida em seu livro A paixão segundo G.H., esta nos remete ao caráter ansioso da esperança. Quando planejamos ou esperamos alguma coisa, temos apenas a promessa de que aquilo vai acontecer, não a certeza. Dessa forma, ficamos angustiados, preocupados com as reais possibilidades de algo.

Ainda assim, se acreditamos que esse objeto vale a pena, devemos fazer de tudo para alcançá-lo, independente de incertezas.

“A espera é sentir-me voraz em relação ao futuro”

A página 61 de Água viva traz uma célebre reflexão em relação ao valor e sentimento da espera. Quando nos dispomos a esperar alguma coisa, entendemos que a mesma precisa de maturação. Dado o valor que ela tem, vale a pena gastar um tempo até que possamos alcançá-la em sua totalidade.

“Não saber parar de se enfeitar é como não saber parar de comer. Só que, na elegância, a indigestão é dos olhos”

Nesta frase contida em Correio feminino, Clarice Lispector fala a respeito da supervalorização da aparência. Isso reflete bem o momento ao qual ela vivia e ainda encontramos em nosso tempo. Com isso, tiramos algumas reflexões sobre como o que está fora é mais importante do que a parte interna:

Insegurança

Quando alguém se liga excessivamente na própria aparência, dá sinais claros de que não está seguro em si. Isso porque não procura se aprofundar nas próprias capacidades e se vale da beleza para cativar alguém. Com isso, acaba investindo incessantemente nela enquanto se mantém oco.

Dependência

É como se uma cegueira sobre si mesmo ganhasse vida. O costume de investir na própria aparência acaba enraizando em sua mente e no seu corpo. Assim, ao longo do tempo, acaba por se tornar um estado automático. A não ser que alguém intervenha, dificilmente este vai parar de supervalorizar a aparência.

“A loucura é vizinha da mais cruel sensatez”

Basicamente, o livro Aprendendo a viver nos mostra a nossa dualidade emotiva e mental. Ao mesmo tempo em que lutamos para sermos racionais, procuramos ceder a um movimento impulsivo. É como se houvesse uma balança dentro de nós que mede pesos equivalentes da sanidade e da loucura.

“Há um livro em cada um de nós, dizem”

Um sopro de vida é um dos maiores e melhores trabalhos de Clarice Lispector. Esta frase em específico, contida na página 96, nos mostra que somos uma história, independente de onde estamos. Cada experiência que vivemos fica agregada em nós e molda nossas futuras ações. Assim, montamos um “livro” de nossa existência.

“Bem sei que é assustador sair de si mesmo, mas tudo o que é novo assusta”

Trazemos agora uma frase de um dos trabalhos mais famosos de Clarice Lispector, A hora da estrela. Esta nos remete a bolha que criamos ao redor de nós mesmos. Isso porque é muito fácil viver em um comodismo dado pela zona de conforto. Assim, quando se pensa em fazer mudanças, tememos tudo de novo que pode nos acontecer.

Dessa forma, precisamos rever algumas coisas, como:

Desafios

Ainda que algo nos assuste, precisamos seguir adiante se quisermos crescer pessoal e profissionalmente. Cada experiência desafiadora que a vida nos proporciona serve de lição para amadurecermos a nossa vontade.

Estagnação

Já reparou que quem vive em estagnação se abala por muito pouco? A fim de evitar desgastes emocionais com eventualidades, exercite sua resiliência se abrindo aos poucos a desafios.

“Milagre é o ponto do viver”

Um sopro de vida nos ensina na página 39 que há sempre uma luz no fim do túnel. O que conhecemos como “milagre” é a reviravolta que nos motiva a seguir em frente. Com isso, tente perceber o que falta para a resolução de seus empecilhos se abrindo a qualquer possibilidade.

“Sonhar é bom, é como voar suspensa por balões”

De forma lúdica, Clarice Lispector tenta descrever a sensação de possuir sonhos em Correio feminino. Os mesmos servem para moldar uma realidade no futuro, já antecipando as realizações e sentimentos bons que poderemos sentir. Assim sendo, nutra cada sonho que quer ver concretizado em sua vida.

“…É imoral ter desistido de si mesma”

Para encerrar as frases de Clarice Lispector, trazemos um trecho de uma carta a Lúcio Cardoso. Nesse texto, a escritora incentiva a buscar tudo aquilo que se precisa na vida. Nesse intuito, a ideia é fazer a própria felicidade sem abrir mão de si.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Comentários finais sobre frases de Clarice Lispector

Mesmo após sua partida, Clarisse Lispector nos deixou com dezenas de frases extraordinárias para a reflexão. Por meio delas, conseguimos enxergar a nossa própria vida, a fim de fazer um avanço pessoal interno e externo. Com isso, pense em como cada frase acima pode te direcionar a algo bom.

Cabe ressaltar que algumas exigirão esforço para a implementação. Isso porque elas podem nos fazer sair de uma zona de conforto, nos colocando contra nossa própria vontade. mesmo assim, pense nisso como as dores de crescimento. Embora cause mal-estar agora, verá que foi um esforço necessário.

Aliando com as frases acima, se inscreva em nosso curso EAD de Psicanálise Clínica. O mesmo proporciona a abertura necessária para que nós conheçamos nossa própria essência. Dessa forma, quando se une isso ao conhecimento das frases, obteremos um entendimento claro de tudo o que fazemos.

Nossas aulas são virtuais, permitindo que tenha conforto na hora de estudar. Isso porque você monta seus próprios horários de aprendizado sem interferir na sua rotina. Ainda que aprenda em seu próprio tempo, contará com uma equipe de professores qualificados a explorar seu potencial. Com a guia deles, garantirá acesso ao seu pleno potencial.

Isso sem contar que ficará mais fácil garantir o certificado impresso que comprova a sua excelente formação na área. Permita-se se conhecer e agir de forma totalmente consciente em sua vida pessoal e profissional. Faça nosso curso de Psicanálise. Por fim, não esqueça de comprar as obras de Clarice Lispector e lê-las. São trabalhos excelentes que a consagraram como grande escritora nacional.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 10 =