cocriação

Cocriação: significado em família e no trabalho

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Por mais autônomo que sejamos, tudo aquilo que fazemos acaba dependendo direta ou indiretamente de outras pessoas. Tendo isso em perspectiva, é preciso construir uma rede de apoio, de modo que o trabalho em conjunto ajude todos os envolvidos a prosperarem. Saiba o significado de cocriação e como ela impacta na família e no trabalho.

O que é cocriação?

Cocriação se trata de construir uma mesma ideia, mas em conjunto com outras pessoas para viabilizá-la. O compartilhamento de um projeto com outras pessoas se mostra como uma saída para revitalizar a experiência do grupo. Individualmente, cada um tem o necessário para tornar real qualquer ação planejada e essa reunião provará isso.

Tratando-se de família, todos podem se unir para que as pessoas envolvidas consigam alcançar o seu ponto de equilíbrio. Claro que os problemas e dificuldades surgem como em qualquer família comum. Entretanto, todos os membros trabalham de forma complementar para resolver essas pendências e crescer como um grupo familiar unificado.

Já a empresa pode tocar projetos com grande potencial e mobilizar a equipe para concretizá-los. Por meio de um trabalho em conjunto e perfeitamente guiado que se pode atingir resultados extraordinários. Gradativamente, os sucessos internos colocarão a empresa e suas conquistar em evidência.

O dar e receber

Dentro das ações de cocriação é preciso respeitar o senso de coletividade, já que isso é um trabalho de grupo. O ato de criar pede a disponibilidade de ouvir e compreender as outras pessoas. Por isso que não é recomendável alimentar individualismos e vaidades, deixando a vontade de crescer e contribuir de lado.

Com isso, os julgamentos não devem ser presentes e as diferenças precisam ser trabalhadas a fim de alcançar o entendimento grupal. Cocriar se trata de complementar algo que já é bom, mas que pode ser ainda melhor. No momento em que passamos a ceder para promissor, todos os envolvidos podem sair ganhando.

Embora pareça pretensioso, tenha em mente que todos nós estamos conectados de alguma maneira, interagindo subconscientemente. Passando a convergir, isso possibilita a abertura de oportunidades magníficas. Saber dar, receber e retribuir gera um ciclo positivo que mantém uma roda de prosperidade girando.

Cocriação dentro das empresas

O processo de cocriação também é um pilar bastante utilizado dentro das empresas e grandes grupos de mercado. Por meio dele a equipe pode se reunir para atingir resultados específicos em prol do negócio. Todas as pequenas partes se unem para que o grande empreendimento tenha sucesso.

Uma das principais linhas de trabalho é entender o que o consumidor está buscando e como atender isso. A proposta é criar um produto ou serviço que se encaixe perfeitamente naquilo que o público está precisando. Todavia, isso fica mais viável quando o próprio meio externo participa dessa jogada.

Dessa forma, há uma aproximação maior entre os fornecedores, clientes e até os concorrentes para que se tenha novas soluções. Além de reduzir os custos das operações, elas precisam ser mais acessíveis e eficazes ao consumidor. Nada melhor que o próprio consumidor para ajudar na criação de novas intervenções de mercado.

As pontes em um negócio

Ainda nas empresas, a cocriação ajudar a definir o entrosamento do negócio com os clientes e os próprios colaboradores. Sem a ajuda dela é como se você nadasse em uma caverna escura procurando um bolsão de ar sem a ajuda de lanterna. Por conta disso que é indispensável para alcançar:

Leia Também:  O que é neurastenia segundo a Psicanálise?

O diálogo entre os envolvidos

Não se pode determinar quais as metas a serem alcançadas se não existe uma comunicação clara entre as partes. Com isso, o ato de cocriar ajudará a manter os laços e alinhar as formas de agir e pensar.

Entendimento dos riscos

Mesmo que os benefícios sejam os mais visados, saber dos riscos é ter plena consciência das ações que executa. Cocriar ajuda no planejamento para lidar adequadamente com qualquer dano que possa vir no caminho de forma calculada e segura.

Transparência

A proposta e os caminhos precisam ser muito bem explicados para que não hajam erros ou desvios. Ser transparente qualifica tudo aquilo que for preciso para lidar com os desafios internos e externos.

Acessibilidade

Ter consciência do trabalho em conjunto permite acesso as informações necessárias e recursos de ambas as partes envolvidas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Como funciona a cocriação?

Tanto na empresa, quanto dentro da família, a cocriação funciona de maneira muito semelhante, mesmo com metas distintas desses setores. Como bem sabe, o sucesso depende do trabalho em conjunto de todas as partes envolvidas. Por conta disso que se faz necessário:

A empatia

Entender a posição do outro e como ele lida com algumas situações é fundamental para colocá-lo em determinado propósito. Através de empatia, seus sentimentos, pensamentos e postura podem ser compreendidos para que haja a construção de uma ligação. Posteriormente, isso dará margem à confiança, apoio e entendimento mútuos.

Encorajamento

Precisamos acreditar que as pessoas próximas a nós guardam um potencial para fazer coisas grandes. Nisso, por que não encorajá-las a acreditarem em si mesmas e investirem nos próprios sonhos? Na produção de ideias, pode surgir um diamante capaz de reformular positivamente a vida desse indivíduo.

Unificar experiências diferentes

Todos nós passamos por situações distintas em nossas vidas que acabaram definindo quem somos hoje. A partir disso, a unificação dessas vivências pode resultar em algo melhor e maior a todos nós. Passe a aproveitar as variadas perspectivas para que consigam encontrar algo que os transforme radicalmente.

Princípios

A boa orientação da cocriação se baseia em cinco princípios para que seja perfeitamente efetiva:

Estímulo à participação

Todo mundo precisa se engajar porque, certamente, possui algo a colaborar com o grande plano. Sem contar que a interação vai afetar a todos positivamente na âmbito pessoal, amadurecendo suas vivências e habilidades.

Conexão de mentes criativas

Por vezes, mentes criativas funcionam ainda melhor quando podem se encontrar, já que se complementam. Com isso, ideias incompletas podem encontrar um novo rumo quando alguém passa a olhá-las com outras visões.

Seleção das melhores ideias

Do brainstorm pode surgir dezenas de ideias a um propósito, onde apenas algumas serão utilizadas. O ato de cocriar permite uma vista mais sensível sobre aquelas que terão melhor aplicação no momento presente.

Desenvolvimento constante

Ficar parado não é uma opção quando estamos em um grupo, pois um depende do outro para dar o próximo passo. Quando a criação coletiva está funcionando, o desenvolvimento através do trabalho se torna uma constante comum a quem faz parte dessa jornada.

Compartilhamento dos resultados

De nada adianta envolver uma equipe em todo o processo trabalhoso se a mesma não aproveitar dos frutos colhidos. Dessa forma, os resultados obtidos precisam ser compartilhados, até como forma de incentivar na busca por novos projetos.

Leia Também:  Sexualidade na Adolescência: reflexões de uma professora em sala de aula

Ligações

O projeto da cocriação se conecta diretamente ao campo da física quântica e defende que todos estamos conectados. Existe uma energia, uma força que interliga todos os seres vivos entre si e ao próprio planeta. Quando bem utilizada, pode servir para a construção de propósitos magníficos.

Considerações finais sobre cocriação

A cocriação se trata de um trabalho de conexão entre diversas pessoas para se atingir um objetivo maior e comum a todos. Por conta disso que se alinhar nesse instante é uma peça tão fundamental para o trabalho em grupo.

Tratando-se de família e empresa, otimizar a organização e processos envolvidos ajuda no crescimento de todos. Através disso, o planejamento de tarefas e metas fica mais fácil, econômico e eficiente. A rapidez na conquista de resultados será um excelente motivador ao grupo.

Para te ajudar no trabalho de cocriação se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. Sendo um dos cursos mais completos do mercado, é a ferramenta adequada para explorar seu potencial e trabalhar em grupo. Não apenas você, mas os outros se beneficiarão de sua nova postura e condicionamento mental e comportamental ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − treze =