como acalmar o nervosismo

Como acalmar o nervosismo? 15 ideias que vão lhe ajudar

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

A rotina agitada à qual somos acostumados acaba por nos pressionar de forma indescritível. Apenas sentimos as mais variadas dores, sendo, em parte, expelidas em nossa postura e comportamento. Entenda como acalmar o nervosismo e viver de forma adequadamente saudável com essas 15 dicas.

Faça exercícios com frequência

Uma excelente dica de como acalmar o nervosismo é recorrer à atividade física. Isso porque os exercícios liberam substâncias que podem nos acalmar e proporcionar prazer pouco após as atividades. Assim que se direcionar, comece suas atividades e descubra sozinho o que farão por você.

Recorra à meditação

Assim que alinhamos a mente com o corpo, proporcionamos paz e quietude à nossa essência. A ideia é que passe a focar em si, de modo a eliminar tudo o que compromete sua saúde. Isso inclui o nervosismo, já que não sobra tanto espaço para notar a presença dele.

Abstraia seus pensamentos negativos

Quando quiser saber como acalmar o nervosismo, evite a todo custo focar nos pensamentos ruins. Ainda que pareça uma forma de descarrego, isso acaba por aumentar toda a sensação negativa que acumulamos. Assim, procure:

  • Focar em coisas que te deixam alegre;
  • Afastar-se de pessoas negativas;
  • Ficar longe do que te tirou do sério.

Foque sua respiração

Respirando lentamente pelo nariz com a ajuda do diafragma, podemos deixar nosso corpo e mente numa posição mais confortável. Ainda que não possa solucionar de vez o problema, evita ao menos que nos entreguemos ao desespero do nervosismo. Sem contar que ainda evita que este tome proporções ainda maiores.

Evite pensar no futuro

Quando descobrir como acalmar o nervosismo, evite ceder à ansiedade e pensar excessivamente no futuro. Idealizar situações de perigo que não têm a menor possibilidade de acontecerem só fará com que se sinta mais mal. Com isso, pense no que pode fazer agora por você e pela situação em que vive.

Invista em chás

Pode parecer bobo, mas algunschás possuem propriedades calmantes que podem nos relaxar quase que de imediato. Por exemplo, o de camomila, que além de ser um excelente clareador, nos ajuda a alimentar nossa calma. Tente bebê-lo poucos instantes antes de dormir para garantir uma boa noite de sono.

Foque em sua alimentação

Alimentos que possuem triptofano podem ajudar a nos dar um basta no nervosismo. Os maiores exemplos são a banana, independente do seu tipo, e o chocolate. Quanto ao último, tente consumir o meio amargo ou amargo, já que são mais saudáveis que o chocolate ao leite.

Organização

Você só conseguirá saber como acalmar o nervosismo quando adotar a organização em sua vida. Isso porque um ambiente mais organizado visualmente nos ajudar a ter maior sensação de paz. Assim, podemos poupar tempo em organização e focar em nós mesmos.

Passe um tempo sozinho

Mesmo que ache isso como egoísmo, sempre tire um tempo para cuidar de você mesmo. Assim que se isolar, poderá ouvir melhor quais são as suas necessidades. Isso vai permitir que descubra as razões pelas quais se descontrola com algumas coisas.

Mude seus pensamentos

A partir de hoje, procure focar primeiramente os pensamentos que lhe deixem feliz. Claro que a vida não é o mar de rosas ao quais muitos desejam, mas manter a positividade dá perspectiva. Sem contar que nos ajuda a focar na solução, e não apenas no problema proposto.

Leia Também:  As duas etapas do Tratamento Psicanalítico

Aproxime-se de quem ama

Manter-se perto daqueles que amamos e nos amam dá força para nos concentrarmos naquilo que realmente importa. Isso porque acaba dando forças para o nosso lado emocional continuar firme. Dessa forma, podemos ter mais um caminho para ficarmos relaxados e menos nervosos.

Autoconfiança

Quando pensar em como acalmar o nervosismo, mas sem saber como, confie em suas próprias capacidades. Você conviverá diretamente com as consequências de suas ações e precisa ser autoconfiante. Com isso, se mantenha fiel a si mesmo.

Alinhe-se

Ao invés de contradizer suas palavras, tente alinhar suas ações e pensamentos no mesmo caminho sem se enfrentar. Assim, se pensa em alguma coisa e se identifica com ela, diga e faça de forma corresponde. Evite se contradizer, a fim de não causar confusão em relação a si mesmo.

Essa padronização psico comportamental permite que crie uma identidade sadia, convicta e autossuficiente.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Autoconhecimento

Uma excelente forma de saber como acalmar o nervosismo é cultivando seu autoconhecimento. À medida em que adentramos em nossa própria essência, identificamos os padrões que nos causam desconforto. Sem contar que torna-se possível esclarecer tudo o que está por trás de nosso comportamento.

Para muitos pode significar um desconforto, já que não estão tão preparados para se conhecerem. Contudo, essa jornada ao interior elucidará questões que até o momento não foram trabalhadas.

Hora de dormir

Para encerrar as dicas de como diminuir o nervosismo, tente trabalhar o eu sono, seja antes ou durante. Isso porque um sono adequado pode nos acalmar, repor nossas energias e renovar nossa disposição. Assim, comece por:

  • Desvincular-se de qualquer dispositivo eletrônico antes de dormir;
  • Deixar as tarefas de amanhã para o amanhã, fazendo um balanço de tudo o que conquistou hoje;
  • Caso esteja brigado com alguém que goste, tente conversar e fazer as pazes antes de dormir.

Considerações finais sobre como acalmar o nervosismo

Por causa dos estímulos externos e negativos aos quais precisamos enfrentar, acabamos por absorver essa carga pesada. Isso acaba por refletir em nosso comportamento, nos tornando pessoas mais apreensivas. Como que em uma represa, tudo se acumula, até que transborda e nos afoga. É aí que precisamos saber como acalmar o nervosismo.

Assim, quando o nervosismo começar a surgir, se valha das dicas acima para restruturar sua rotina. Ainda que tudo pareça gigante, de nada vale a pena quebrar sua tranquilidade. Afaste-se, respire, avalie tudo e só então tome uma postura adequada sem tomar qualquer ação desesperada. O controle de sua vida garante uma qualidade mais plena e contínua.

Para garantir essa boa manutenção de como acalmar o nervosismo, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica. A psicoterapia proporciona as diretrizes corretas para que lidemos adequadamente com nossos impulsos. Ademais, nos ajuda a cultivar um autoconhecimento mais sadio, fazendo com que nos priorizemos. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 1 =