como parar de ter ciúmes

Ciúmes: o que é, como não sentir ciúmes?

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise, Transtornos e Doenças, tratamento

Nesse artigo te ajudaremos a como não sentir ciúmes de seu parceiro (a). Afinal, sentir ciúme de algo ou alguém é um sentimento inerente à raça humana.

O que é ciúme?

O conceito de ciúmes pode ser usado de várias maneiras: pode ser o esforço, cuidado ou zelo que uma pessoa dedica a uma ação ou atividade.

Por outro lado, o ciúme também se refere ao que um indivíduo sente quando considera que pode perder alguém que considera seu.

Como uma pessoa ciumenta se comporta?

Sentir ciúme é algo que causa muito sofrimento para a pessoa que sente, mas é o comportamento que sobrecarrega o parceiro e acaba prejudicando o relacionamento. Esses são os comportamentos mais típicos de alguém que sente ciúme:

Eles pretendem acumular seu parceiro e todo o seu tempo

O ciúme é uma demonstração de amor como se pensa, pelo contrário, o que mostra é uma grande insegurança de quem o sente. Por isso, procuram fazer com que o parceiro fique só com eles, só dê atenção a eles.

Eles a controlam o tempo todo, querendo saber onde ela está e com quem está, constantemente fazem ligações ou mandam mensagens, não suportam que ela interaja com mais ninguém.

Claro, isso acaba sobrecarregando a outra pessoa e fazendo com que ela sinta a necessidade de um pouco mais de espaço. Esse comportamento, prolongado no tempo, pode causar uma interrupção.

Eles desconfiam do parceiro

Eles procuram constantemente o menor detalhe que confirme suas suspeitas. Quem tem ciúme tem certeza absoluta de que seu parceiro o está traindo. Por isso, passa a vida procurando indícios de que assim seja.

O ciumento monitora e controla todos os movimentos de sua parceira, buscando confirmar suas suspeitas. Claro, qualquer coisa que você possa encontrar, e que não seja da maior importância, junto com sua imaginação, fará você acreditar que você o confirmou.

Desse modo, isso leva a interrogatórios e censuras; que também acabam sobrecarregando seu parceiro.

Eles geralmente não aceitam que têm um problema

Poucas pessoas chegam ao ponto de entender que têm o problema. A maioria não aceita isso. Por um lado, a crença de que ficam com ciúmes porque amam muito o parceiro. Por outro lado, eles esperam que o casal não faça absolutamente nada que os possa levar a duvidar.

Portanto, não importa quantas explicações convincentes seu parceiro lhe dê, ele nunca ficará quieto. Com esses dois ingredientes, raramente chegam a acreditar que o problema é deles e que são eles que precisam resolvê-lo. E é claro, até que isso seja aceito, não pode ser resolvido.

Eles fazem muitas promessas de mudança

Diante de um conflito com o parceiro por causa do ciúme, muitas vezes prometem que vão mudar, que da próxima vez vão controlá-los.

No entanto, é claro que a intenção é boa, mas não é tão fácil, e ao menor sinal ou suspeita voltam o ciúme e os conflitos.

Leia Também:  Lista de sentimentos: os 16 principais

Por que sentimos ciúmes?

O ciúme geralmente está relacionado à insegurança e falta de autoconfiança. O ciumento acredita que ama “demais” e é por isso que sente ciúme.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    No entanto, esses sentimentos mascaram a insegurança e as ideias de inferioridade em face da competição por um ente querido.

    Desse modo, esse sentimento geralmente é infundado e causado por pensamentos ou imagens internas que desencadeiam o sentimento de insegurança e desconfiança em si mesmo.

    Vale lembrar que o ciumento tem baixíssima autoestima, se desvaloriza, se coloca em lugares muito degradantes, que lhe permitem acreditar que o companheiro o está traindo.

    Em suma, o ciúme é produzido pelas seguintes causas:

    • baixa autoestima;
    • dificuldade em se valorizar;
    • perdas afetivas na infância causadas por pais que não valorizam as virtudes de seus filhos, ou são muito exigentes e muito críticos;
    • padrões afetivos mal aprendidos ou modelos inúteis a seguir.

    Dicas de como não não sentir ciúmes

    Se você é uma pessoa ciumenta e seu relacionamento está sendo afetado por isso, observe as seguintes recomendações que propomos a seguir:

    Seja honesto sobre o impacto do ciúme

    É impossível resolver um problema se você se recusar a reconhecê-lo. Em vez de fingir que não está com ciúme ou que seu ciúme não é um problema, seja honesto.

    Como você se sente por causa de suas inseguranças e como elas estão, mas tenha coragem no fato de que você está dando o primeiro passo para um relacionamento mais saudável.

    Desenvolva habilidades de enfrentamento saudáveis

    Às vezes, pode ser difícil abandonar o ciúme em um relacionamento se você não tiver maneiras mais saudáveis de se relacionar.

    Contanto que seu parceiro não esteja lhe dando motivos para suspeitar ou sentir ciúme (por exemplo, traindo você ou mentindo habitualmente), depende de você domar a fonte de seu ciúme.

    Reconheça que você não precisa de ciúme – você está acostumado a isso. Pratique o autocuidado e cuide de sua saúde física, emocional e mental. Quando você prioriza mecanismos de enfrentamento saudáveis, eles se tornam a norma e, eventualmente, substituem o ciúme.

    Considere a fonte de sua insegurança

    Aprender a parar de sentir ciúme em um relacionamento costuma ser uma questão de curar as feridas do passado.

    Se você está lutando contra o ciúme devido a um problema não resolvido, como um trauma ou vício na infância, obtenha o apoio de que precisa para superá-lo. Com a ajuda certa, você pode transformar suas lutas em fontes de força.

    Entenda o seu ciúme

    O ciúme (ou qualquer outro problema de relacionamento) é uma janela de oportunidade que podemos ver para obter clareza. Em vez de interromper o comportamento ciumento de cara, procure entender o comportamento primeiro.

    Que problema o ciúme está tentando resolver? Se você está com ciúme porque seu parceiro quebrou sua confiança, é a quebra de confiança que é o verdadeiro problema. Se você está projetando suas inseguranças em seu parceiro, são as suas inseguranças que precisam de atenção.

    Portanto, seja qual for a causa, encarar o ciúme como uma “solução” e retroceder a partir daí o ajudará a descobrir como parar de sentir ciúme em um relacionamento. Ao chegar ao problema real, você é capaz de resolvê-lo para encontrar um alívio duradouro.

    Seja honesto com seu parceiro

    Se você está lutando contra o ciúme, seu parceiro provavelmente já percebeu. O mais provável é que seu parceiro também esteja contribuindo para o problema.

    Leia Também:  Piper descobrindo o mundo: interpretação do filme

    Portanto, ao praticar uma comunicação eficaz , você está reconhecendo sua contribuição e, ao mesmo tempo, responsabilizando seu parceiro – e dando a ele a oportunidade de apoiá-lo enquanto você trabalha em uma solução.

    Considerações finais sobre como não sentir ciúmes

    O ciúme pode invadir todas as áreas da sua vida, tornando difícil desfrutar de um momento prazeroso. Sendo assim, quando o ciúme é dominado por completo em uma parceria, nenhuma das partes prospera.

    Por isso, convidamos você a mudar de vida hoje se inscrevendo em nosso curso online de psicanalise clínica. Aprenda a como não sentir ciúmes e obtenha sucesso em sua vida profissional e pessoal.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *