como não procrastinar nos estudos

Como Parar de Procrastinar: 13 dicas em Psicologia

Posted on Posted in Comportamento

Seja pelo cansaço ou desinteresse talvez você tenha deixado tarefas para fazer depois, certo? Embora seja uma forma de evitar estresse, a procrastinação é bastante prejudicial quando atrapalha o nosso cotidiano. Por isso que a nossa equipe reuniu 13 dicas da Psicologia sobre como parar de procrastinar.

1 – Divida o seu tempo

Dividir o seu tempo disponível em períodos menores é a nossa primeira dica sobre como parar de procrastinar. Mesmo que as pessoas não percebam, elas costumam fazer as suas tarefas de uma vez e as chances de procrastinar aumentam. Além disso, elas não têm o hábito de criar horários específicos para a realização dessas tarefas.

Para administrar melhor as suas tarefas, separe um tempo adequado para a realização de cada uma delas. Deixar a procrastinação não é uma tarefa fácil, mas dividir o seu tempo e fazer cada atividade em um período diferente ajuda a superar essa dificuldade.

2 – Reúna os seus prazos

A segunda dica para deixar a procrastinação é reunir cada prazo no mesmo calendário. Ou seja, se você tem várias tarefas para cumprir, é muito vantajoso ter fácil acesso às datas e prazos. Além de não se perder quanto aos prazos, você também planeja quais tarefas são mais urgentes. Para te ajudar, segue algumas dicas:

Planilha

Separe uma folha e anote cada tarefa que precisa fazer, escrevendo os prazos disponíveis. Você pode fazer no computador também, desde que se comprometa na organização dessa planilha.

Aposte no visual: use cores

Use cores para tornar esse calendário mais atrativo aos olhos. Além de uma cor para cada atividade, separe cores específicas. Como verde, para marcar projetos que já foram terminados e laranja para os que ainda estão sendo feitos, por exemplo.

3 – Mudar de ambiente

Para aqueles que buscam como não procrastinar nos estudos, a nossa terceira dica é mudar de ambiente. De acordo com psicólogos, a estrutura do ambiente impacta na produção e aprendizado de uma pessoa. Se possível, você pode buscar outro lugar para estudar ou fazer mudanças no seu local de estudo.

Para aqueles que buscam como não procrastinar no trabalho, uma ideia é mudar a disposição dos objetos da mesa. Dessa forma você otimiza tempo ao manter perto de si tudo o que precisa. Na hora de descansar, vá para um lugar afastado desse ambiente para se recuperar.

4 – Esteja perto de quem não procrastina

Pessoas que se perguntam como parar de procrastinar devem se aproximar de quem não procrastina. Em suma, conviver com quem não procrastina é um ótimo jeito de ter inspiração para ser produtivo.

5 – Evite distrações

Uma das melhores dicas para não procrastinar é você retirar distrações ao seu redor. Em outras palavras, desligue suas redes sociais e jogos, evite conversas e barulhos desnecessários. Afaste-se de qualquer estímulo externo que desvie você das suas obrigações.

Leia Também:  O que é sexo? 2 explicações de biologia e cultura

6 – Planeje

Fazer novos planejamentos é uma ótima escolha para quem deseja parar de procrastinar. Revise as suas tarefas e os seus prazos a fim de otimizar o seu tempo.

7 – Não existe hora perfeita

Se espera pelo momento ideal para fazer algo você, com certeza, nunca fará o que precisa. Ainda que seja difícil no começo, a melhor hora para cumprir uma tarefa é sempre o agora.

8 -Sistema de recompensas

Sempre que você cumprir determinada atividade busque se recompensar de alguma maneira. De acordo com psicólogos, um sistema de recompensa ajuda as pessoas que tentam descobrir como parar de procrastinar. Assim, sempre que finalizar um trabalho:

  • Ouça música por alguns minutos. Vai ajudar a te relaxar.
  • Coma algo que te faça sentir bem, mas sem exageros.
  • Caso tenha feito trabalhos que exigiram muito de você, separe algumas horas para se cuidar. Descanse, faça um passeio ou compre algo que precisa.

9 – Divida os seus objetivos

Compartilhar os seus objetivos com pessoas próximas pode ajudar você a vencer a procrastinação. Talvez alguém próximo te dê uma dica de como resolver determinada situação ou quem sabe até te motivar a continuar.

10 – Parcerias

Adotar um sistema de parcerias quando for necessário pode ajudar você e outras pessoas a cumprirem tarefas. Entretanto, evite se aproveitar desse acordo e passar as suas obrigações para os outros. Lembre-se que se duas pessoas têm um objetivo em comum fica muito mais fácil atingi-lo trabalhando juntas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    11 – Desafie-se

    Quando uma pessoa faz tarefas desafiadoras ela se estimula a dar o melhor de si para resolvê-las. Afinal, ela precisará se empenhar e dar mais atenção aos detalhes para que tudo saia conforme o esperado. Você descobrirá como parar de procrastinar quando entender do que é capaz e do quão longe pode ir.

    12 – Seja rigoroso com os seus prazos

    Uma das principais dificuldades para quem não sabe como parar de procrastinar é não respeitar prazos. Pessoas que procrastinam têm o hábito de deixarem para última hora o que deveria ser feito muito antes. Além de fazer tudo às pressas, os procrastinadores sem estressar bastante e não têm os resultados esperados.

    Sendo assim, ser rigoroso com os prazos torna você alguém capaz de lidar com os seus afazeres. Se cada tarefa possui um prazo limite para ser feita, evite deixar para última hora e se planeje bem antes. Quanto mais cedo cumprir as suas tarefas, mais tempo livre você terá para si mesmo.

    13 – Esteja perto de quem gosta do que faz

    Por fim, a nossa última dica sobre como parar de procrastinar é para você conversar com pessoas que gostam do que fazem. Muitos de nós levam bastante tempo para encontrar um propósito de vida. Quando estamos perto de pessoas que gostam do fazem nós somos inspirados a dar o nosso melhor.

    Procure se manter perto de quem tem esse perfil inspirador e conversem quando for possível. Entenda as dificuldades pelas quais essas pessoas passam e como elas conseguem superar esses desafios. Quem sabe você não recebe dicas de como dar o seu melhor e vencer a procrastinação de uma vez por todas.

    Leia Também:  Eficiência, eficácia e efetividade: diferenças

    Considerações finais sobre como parar de procrastinar

    Saber como parar de procrastinar tornará você uma pessoa capaz de sentir realização pessoal na vida. É normal querer adiar compromissos às vezes, mas esse comportamento não deve interferir na sua vida pessoal e profissional. Respeite os seus limites, se organize e sempre lembre quais são as suas prioridades no momento.

    Nós gostaríamos de deixar claro que a procrastinação não é de todo mal, visto que é um momento para você relaxar a mente. Entretanto, adiar com muita frequência as suas tarefas não deve se tornar um hábito na sua vida. Lembre-se que o seu desempenho influencia bastante nas suas conquistas e evolução pessoal.

    A fim de descobrir como parar de procrastinar de uma vez, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. O nosso curso é uma excelente ferramenta para desenvolver as suas habilidades, autoconhecimento e potencial interno. Com o conhecimento da Psicanálise em suas mãos você vai gerenciar os seus planos de vida e melhorar o seu futuro. Então, não perca essa chance!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *