PNL pode ajudar

Como a PNL pode ajudar você a ter mais autoestima

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Hoje veremos como o PNL pode ajudar. Ter autoestima não é fácil, você concorda comigo? Ela depende de vários fatores, tanto emocionais quanto externos. Mas, neste post, quero mostrar que para ter autoestima, você não precisa ser um super-herói.

Basta seguir alguns passos que apresentarei abaixo, técnicas desenvolvidas por mim com base na PNL (programação neurolinguística) e que podem elevar sua autoestima até mesmo instantaneamente.

Observe-se: a PNL pode ajudar você a se conhecer

O primeiro passo para ter mais autoestima é observar atentamente tudo o que se passa pela sua mente e entender que você não é a sua mente, você é apenas um observador e não precisa seguir o seu diálogo interno.

Ao se observar, você passa a ser como um passageiro, onde sua mente é o barco, e com isso, você entende que não é a sua mente, mas apenas o passageiro.

Tristezas, como afetam sua vida e como se livrar. O PNL pode ajudar

A tristeza ocorre quando perdemos algo, então é necessária, mas até um certo ponto. Quando sentimos que isso está incomodando nossa vida, devemos nos livrar dela. A tristeza é como um alarme. Devemos focar no que ela está querendo dizer, e muito provavelmente, é devido a alguma perda.

Veja uma técnica de PNL para se livrar da tristeza: vá a um lugar privado da sua casa, feche os olhos e imagine o que te deixa triste, provavelmente algo que você perdeu.

Imagine a imagem se afastando de você, ficando preta e branca, meio ofuscada, sem brilho, chuviscada, até perder a importância. Depois, pense novamente na imagem que te deixava triste e perceba como agora ela não tem mais importância.

Controle da Raiva com PNL

A raiva é um sentimento de injustiça que surge quando você percebe que foi injustiçado, mas muitas vezes a raiva é exagerada, e acabamos cometendo outra injustiça por causa disso. Portanto, acabar com a raiva se vingando não é a melhor opção porque acabamos por ficar mais feridos ainda.

Técnica para se livrar da raiva com PNL: fique num lugar isolado da sua casa onde perceba que não será incomodado, feche os olhos, e visualize o que te deixa com raiva. Ela será uma imagem muito vermelha e está muito perto de você.

Vá afastando-a de você, deixando-a preta e branca, meio cinza, ofuscada, com chuviscos, tipo aquelas TVs antigas.

Ego, o que é e como ele influencia nossa vida

No Oriente, as pessoas aprendem a viver sem o ego, enquanto no Ocidente, o ego é estimulado, como se devêssemos tudo a ele. O problema é que o ego muitas vezes nos machuca quando somos contrariados.

Ter um ego inflado é como ter um balão inflado, e é muito mais fácil sermos atingidos por fatores externos. Técnica para se livrar do ego: entenda que você não é perfeito e que não precisa agradar a ninguém.

A sociedade vive nos cobrando perfeição em tudo, mas quando você mesmo entende que não é perfeito, qualquer tentativa da sociedade de te diminuir será em vão porque você mesmo já fez isso.

Como PNL pode ajudar a entender seus Medos

O medo, às vezes, parece tão assustador, mas muitas vezes sentimos um medo irreal e irracional. Quando isso acontece, podemos ter uma ajudinha com a PNL. Quando o medo não é real, ele pode ser tratado, mas sentir medo é bom, desde que ele não prejudique nossa autoestima. Quando o medo se torna prejudicial, podemos tratar isso.

Técnica para se livrar do medo: vá a um lugar confortável da sua casa e avise as pessoas que você não poderá ser interrompido, feche os olhos e pense no medo que você está sentindo.

Essa imagem provavelmente será muito colorida, então imagine-a afastando-se de você, ficando preta e branca, meio chuviscada, igual aquelas TVs antigas que não pegavam muito bem.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Conclusão: como a PNL pode ajudar a superar problemas?

    Com este post, quis mostrar como você pode ter mais autoestima controlando os sentimentos, pois eles são a base do nosso bem-estar.

    Não falei de fatores externos, como caminhadas ou atividades físicas, porque são coisas externas que podem ajudar, mas se não estivermos bem internamente com nossas emoções, então é difícil nos sentirmos bem.

    Eu sou Hilario Hendges, há 10 anos estudo programação neurolinguística PNL, sou apaixonado por desenvolvimento humano e gosto de ajudar as pessoas a superar problemas emocionais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *