Como se comportar em uma entrevista de emprego

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Por conta dos momentos de incertezas que vivemos, qualquer oportunidade real de emprego merece nosso empenho. Contudo, muitas pessoas se desesperam porque se sentem desconfortáveis numa entrevista de emprego. Com isso, confira algumas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e se sair bem nela.

Seja verdadeiro

Para saber como se comportar em uma entrevista de emprego, antes de tudo, é preciso ter honestidade. Muitos candidatos ainda insistem em inventar um personagem e se apoiar nele, esquecendo que estão prestes a selar um compromisso de anos. Com isso, evite mentir sobre você e o seu currículo. Eles têm como saber.

Imagine-se já contratado

Pode parecer presunçoso, mas se imaginar trabalhando lá te dará mais confiança. Dessa forma, você mais à vontade enquanto passa pela entrevista. Soa mais natural e convidativo ao entrevistador chegar até você e vice-versa.

Conheça seus pontos fortes e fracos

Certamente numa entrevista, será perguntado o que queria mudar em si e o que valoriza em sua personalidade. Dessa forma, se atente aos seus pontos positivos e negativos. A partir deles, poderá direcionar esforços construtivos à sua atuação no local. Por exemplo, ao invés de dizer que é teimoso, diga que é alguém determinado.

Experiência

Para saber como se comportar em uma entrevista de emprego corretamente, tenha em mente a sua experiência de trabalho. Mostre gradativamente o quanto cresceu em cada trabalho anterior e como isso pode ser direcionado positivamente ali. Com isso, mostre o quanto a sua bagagem pode ser bem-vinda ali.

Respeite o tempo de resposta

Mesmo que animado com a entrevista, deixe que o entrevistador fale no tempo dele. Assim sendo, evite antecipar perguntas ou as respostas que ele tem a dar. Naturalmente, perceberá o quanto você é ansioso agindo assim.

Método STAR

O método STAR ajuda a compor corretamente suas respostas na entrevista. Isso possibilita ao entrevistador visualizar sua atuação em dinâmicas reais. Nele, você trabalha:

Situação

Mostre alguma situação anterior vivenciada por você e onde aconteceu. Em seguida, a detalhe, contando como foi experimentá-la.

Tarefa

Informe qual o seu papel nessa situação vivida. A partir daí, mostre como você a contornou e encontrou oportunidade nela.

Ação

Diga quais os caminhos que se valeu para solucionar esse empecilho. Dessa forma, o entrevistador terá uma ideia melhor de como você atua.

Resultado

Em fim, demonstre os resultados que alcançou nesse trabalho. Dê detalhes, como as pessoas receberam isso e também o que você aprendeu.

Estude o modo de trabalho da empresa

Saberá melhor como se comportar em uma entrevista de emprego se souber o modo de trabalho da empresa. Isso porque terá mais munição para moldar adequadamente seus argumentos na entrevista. Quando a pergunta Por que quer trabalhar aqui? for feita, você terá a resposta na ponta da língua.

Esteja aberto para qualquer pergunta em relação ao trabalho

Eventualmente, algumas perguntas meio absurdas podem ser feitas na entrevista. Elas são usadas para avaliar a capacidade do candidato de reagir ao inesperado. Note que não se trata de uma busca por respostas certas ou erradas, mas de conhecer a desenvoltura do candidato.

Faça perguntas inteligentes

Tente escapar do óbvio e elabore possíveis perguntas a serem feitas ao entrevistador. A ideia aqui é que ele tente te ver além do currículo e dos outros candidatos. Assim, se destacará dos demais. No entanto, não faça perguntas demais. Você é quem está sendo entrevistado.

Leia Também:  Lista com qualidades e defeitos: 22 principais

Cuide de seu perfil na internet

Ainda que distante da entrevista, as redes sociais podem decidir o seu futuro empregatício. O seu mau ou bom comportamento lá indicam diretamente o tipo de pessoa que você é. Por isso, mude suas atitudes e exponha suas ideias de modo mais saudável possível.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Atente-se à sua linguagem corporal

Ao imaginar como se comportar em uma entrevista de emprego, pense nas mensagens que o seu corpo dá. Mesmo que mande sinais orais positivos, uma postura retraída, por exemplo, pode indicar o contrário. Trabalhando a honestidade, sincronize suas respostas com sua postura. Esteja ereto, olhe nos olhos do recrutador e deixe suas mãos acompanhar suas respostas.

Vista-se de acordo com o cargo que pretende

Pode parecer bobo, mas vale reiterar essa dica. Se o cargo que pretende se candidatar exigir mais decoro, se vista mais formal. Caso seja uma profissão mais flexível, vá com roupas mais confortáveis e de acordo com o ambiente. Tente achar o equilíbrio no lugar.

Mostre que sabe as tarefas do trabalho

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego também implica no trabalho em si. Ao conversar com o recrutador, mostre o quanto está à vontade com o cargo. Indique caminhos pessoais que utiliza para otimizar as funções inerentes do trabalho. Por exemplo, se trabalha com Telemarketing, mostre os caminhos e etapas que usa para fidelizar um cliente.

Use características pessoais para reforçar sua experiência

Muitas pessoas tem uma sede grande e positiva de trabalhar, mas, infelizmente, não têm experiência tão larga na área. Para compensar isso, mostre as suas habilidades naturais em outros eventos. Inclua trabalhos universitários, participações em campanhas voluntárias, cursos, viagens e o que mais pode ajudar.

Evite falar mal de outras empresas

Para finalizar as dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, evite reclamar de experiências anteriores. Ainda que tenha a chance de mostrar experiências negativas, evite fazer a caveira de antigos trabalhos, mesmo que tenha razão. Se assim o fizer, o recrutador perceberá:

O quanto é rancoroso

Isso denuncia que guarda mágoas facilmente das pessoas. Com isso, o entrevistador terá uma impressão ruim sobre você, já que mostra um defeito em suas relações interpessoais. Sempre procure os aspectos positivos dessas experiências.

Dualidade

O famoso “falar pelas costas” fica bem evidenciado aqui. A qualquer evento que desagrade o candidato, o entrevistador imaginará que este tece comentários negativos e inoportunos sobre qualquer um. A partir disso, entenda que nem sempre trabalhará 100% contente. Sempre haverá dificuldades que precisam ser burladas.

Considerações finais: como se comportar em uma entrevista de emprego

É preciso trabalhar bem a si mesmo ao pensar em como se comportar em uma entrevista de emprego. A ideia aqui não é montar um personagem perfeito que fuja de qualquer falha, nada disso. Entretanto, é preciso otimizar as suas qualidades e diminuir as reações de seus defeitos.

A partir dessa lista, tome nota do que pode ser trabalhado em sua personalidade. Tente convergir as necessidades dessa empresa nas habilidades que possui. Confiante de si e do que pode fazer, suas chances de ser contratado aumentam bastante. Dê-se o trabalho de melhorar e o futuro pode trazer boas notícias e além disso, boa sorte na entrevista.

Leia Também:  As duas etapas do Tratamento Psicanalítico

Outra forma de se aperfeiçoar e conquistar a atenção numa entrevista é através do nosso curso de Psicanálise Clínica. Com a formação na área, você entende melhor o seu comportamento e como isso pode ser melhor utilizado no mundo externo. O melhor dele é que você tem acesso a uma educação de qualidade pagando um preço bem atrativo.

Nosso curso é feito via internet, dando mais autonomia para estudar sempre que quiser. Enquanto foca em preparar suas habilidades para a entrevista, pode estudar tranquilamente em qualquer horário. Nossos professores te ajudam nesse caminho, fornecendo todo o suporte que precisa. Assim que concluir, recebe em casa o seu certificado e já pode partir à candidatura de emprego.

Veja de perto o que a psicoterapia pode fazer por você no que diz respeito a como se comportar em uma entrevista de emprego. Faça nosso curso de Psicanálise agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + sete =