como ser bem sucedido

Como ser bem sucedido na vida e no trabalho?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

A pergunta que fazemos no título provavelmente vale um milhão de dólares. Esse tipo de questionamento movimenta o mercado de livros de autoajuda e enche os consultórios dos terapeutas. No entanto, medidas muito simples podem fazer com que você descubra como ser bem sucedido. Isso na vida e no trabalho! No post de hoje, nós conversamos sobre algumas delas. Assim sendo, não deixe de ler até o final!

Como ser bem sucedido na vida de modo geral

Seja legal

Para descobrir como ser bem sucedido, você já deve saber que as pessoas gostam de receber um tratamento decente. Se você quer ser uma pessoa de sucesso na vida, deverá prosperar em sua comunidade. Assim sendo, é fato que você precisa do outro para conseguir o seu lugar ao sol.

Por esse motivo, não tem como você ser bem avaliado e conseguir uma vida bacana tratando os outros mal. Quem consegue, não o faz por mérito próprio. Tenha certeza disso!

Não faça acepção de pessoas

Na esteira dessa discussão sobre tratar as pessoas bem, é importante que você saiba como tratar todas as pessoas com igualdade. Isso significa que não combina com a pessoa bem sucedida uma postura preconceituosa. Enxergue todo ser humano como alguém que é digno de respeito e de todos os direitos que você reclama para si. Fazendo isso, com certeza prosperará enquanto cidadão e pessoa.

Pense antes de falar

Além de tudo o que já comentamos, é importante que você pense antes de falar. Sempre. Isso fará a diferença quando você tiver que fazer qualquer coisa em grupo. Sua vida ficará mais fácil no ambiente familiar e também com os seus amigos. As pessoas gostam de estar perto de alguém que fala com ponderação.

O único problema aqui é que provavelmente você se tornará o conselheiro do grupo. Contudo, é bom para você gostar de ajudar.

Seja empático

A empatia é comumente entendida como a habilidade de você se colocar no lugar do outro. No entanto, pode ser mais interessante entender o comportamento empático como aquele em que você compreende que você é diferente do outro. Pode ser muito interessante observar como somos distintamente tratados e, a partir daí, ser mais cuidadoso com o seu modo de enxergar a experiência do outro. Essa se tornará uma habilidade muito importante!

Não reproduza discursos preconceituosos

Por fim, se você quer saber como ser bem sucedido, não deixe de aprender o que é socialmente aceitável hoje em dia. Você já deve saber que nem tudo que não é proibido é permitido. Assim, se quiser ser feliz nos seus relacionamentos, aprenda a ponderar seus posicionamentos.

Mais acima falamos sobre pensar antes de falar. Contudo, aqui estamos falando em avaliar o seu comportamento e as suas ações. Conheça a si mesmo para mudar o que não serve mais.

Como ser bem sucedido no trabalho

Aja com integridade

No que tange o ambiente de trabalho, é muito importante que você tenha uma postura íntegra sempre. Por mais que as pessoas venha a criticar você por isso, não se deixe levar. Para conseguir estabelecer uma carreira sólida, é importante que a sua reputação não seja manchada por decisões que você tomou influenciado por alguém. Para falar a verdade, ser influenciado não é muito positivo para quem quer ser bem sucedido.

Leia Também:  Sonhar com tornado e furacão: 11 significados

Faça o que te pedirem sem atribuir funções a outras pessoas ilegalmente

Além disso, saiba o seu lugar no seu trabalho. Não seja um bully na empresa, obrigando pessoas que já estão sobrecarregadas a fazer o que é sua função. Agir dessa maneira não é interessante e mancha demais a sua reputação. Em algum momento, essa atitude vai chegar aos ouvidos de pessoas importantes que têm o seu cargo nas mãos. Não dê a seus responsáveis motivos para mandar você embora.

Trate todos os seus colegas com equidade

Além disso, lembre-se de tratar todos os seus colegas de trabalho da mesma maneira. Pega muito mal para você tratar seus chefes de uma maneira e a pessoa que limpa o escritório de modo distinto. Se você já é uma pessoa de sucesso, você já não faz isso no seu dia a dia. No entanto, o caráter de uma pessoa muda muito quando ela está interessada em ter sucesso. 

Nesse contexto, lembre-se que o seu caráter também é avaliado enquanto trabalhador. Quando você é chefe, pode sentir que está no controle e não precisa se preocupar com isso. Contudo, lembre-se que pessoas que cedem à corrupção, mesmo em cargos altíssimos, estão sempre sujeitas à uma justiça que é superior a elas. O maior erro de uma pessoa é acabar se esquecendo disso.

Seja uma pessoa honesta

Por fim, ainda na discussão sobre corrupção mais acima, lembre-se de manter o seu caráter impecável. Contra uma pessoa honesta nunca há argumentos.

Pense em uma pessoa que está acostumada a furar o farol vermelho. Ela toma essa decisão uma vez. Ao ver que deu certo e não foi punida, um hábito de transgredir nasce. Se você repete um padrão pela segunda vez, deve sim ter em mente que um hábito está formado. Ademais, com esse hábito, nasce a prepotência. No entanto, a pessoa transgressora esquece que as leis de trânsito foram feitas para sua proteção também.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Assim, ao muito repetir uma atitude desonesta sem errar, um acidente inesperado acontece. No entanto, sabemos que ele nunca foi inesperado, uma vez que as leis o previnem. Assim sendo, no seu trabalho não será diferente. Em algum momento, as consequências da desonestidade vão bater em sua porta. O problema é que no caso da vida profissional, seu currículo pode ficar manchado por muito tempo. Assim, conseguir trabalho de novo será um problema.

Comentários finais sobre como ser bem sucedido

Tendo em vista o questionamento de como ser bem sucedido na vida e no trabalho, esperamos que você tenha gostado dessa nossa reflexão. O segredo para o sucesso está na pureza de caráter. Ou seja, tem sucesso quem investe em uma vida íntegra e que leva os outros em consideração. Assim, desenvolva a honestidade, o caráter, a empatia e a verdade de vida. Para isso, inscreva-se em nosso curso de Psicanálise 100% online! Nós ajudaremos você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − dois =