Como terminar um namoro

Como terminar um namoro: 13 dicas da psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Está pensando sobre como terminar um namoro? Certamente tomar essa decisão não foi fácil. Menos fácil do que isso é comunicar uma pessoa que fez parte da sua vida o seu desejo de seguir caminhos diferentes.

Caso você esteja precisando de orientações para transformar esse momento em uma experiência menos traumática do que ela parece ser, não deixe de conferir essa leitura até o final, pois selecionamos 13 dicas extremamente úteis que, com certeza, vão te ajudar!

A psicologia pode ajudar você a descobrir como terminar um namoro?

A Psicologia é uma área da ciência cujos objetos de estudo são o comportamento humano e como os seres humanos interagem com o ambiente físico e contextos sociais

Nesse contexto, podemos procurar um psicólogo tanto para lidarmos melhor com um transtorno mental quanto para processarmos a experiência do luto, da gravidez e do casamento, só para citar alguns exemplos. 

Dado que a Psicologia oferece às pessoas ferramentas para lidar com vários aspectos da vida, ela também pode contribuir com a sua necessidade de entender como terminar um namoro da forma mais respeitosa com o outro e coerente com você mesmo.

3 Dicas da psicologia para quando você estiver em dúvidas sobre terminar um namoro 

Agora que você já sabe que a psicologia tem ensinamentos e reflexões sobre como lidar com relacionamentos e com a necessidade de colocar um ponto final neles, confira as dicas que preparamos para te ajudar. 

Começamos nossa seleção de orientações falando diretamente com pessoas em dúvida. Assim sendo, se você ainda não tem certeza se o término é a coisa certa a fazer:

1 – Acolha os seus sentimentos de dúvida

Uma das lições mais valiosas que você aprenderá com um psicólogo diz respeito à aceitação dos seus sentimentos.

Estamos acostumados a processar o que sentimos invalidando nossas reações. Dessa forma, se choramos, somos exagerados; se não derramamos uma lágrima, somos indiferentes; em caso de dúvidas, nossos sentimentos não são verdadeiros.

Enquadrar sentimentos humanos em uma escala com apenas dois valores, certo e errado, bom ou ruim, não faz bem. 

Uma vez que aprendemos a validar os nossos sentimentos para que eles forneçam informações sobre quem somos é uma estratégia de autoconhecimento muito interessante.

2 – Avalie se o relacionamento não tem chances de mudança

Para você que deseja saber como terminar um namoro, talvez a decisão de terminar ainda não seja tão firme. Ademais, o seu desejo de colocar um fim no relacionamento pode ter a ver com um problema pontual.

Se for o caso, é importante avaliar como anda a comunicação do casal, pois ao comunicar que essa questão é importante para você, o seu parceiro pode mudar pelo bem do relacionamento.

Não é interessante terminar sem dar ao outro ao menos a chance de tentar fazer alguma coisa. Assim sendo, se o relacionamento tem espaço para a comunicação de expectativas de mudança, é bom testar essa possibilidade antes de terminar.

3 – Converse sobre os seus pensamentos com pessoas de confiança

Você não precisa processar todos os seus sentimentos de dúvida sozinho. É interessante escolher pessoas imparciais e de confiança para ajudar você a compreender o que está sentindo e o que deseja para o seu futuro.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    De modo geral, quando os relacionamentos são saudáveis, parentes e amigos são excelentes ouvintes e têm conselhos que você pode escutar. 

    Na ausência dessas pessoas, um psicólogo ou psicanalista poderá te auxiliar a buscar em si mesmo as respostas para as suas perguntas.

    Leia Também:  Jacob e Amalie: Quem foram os pais de Freud?

    3 dicas para você colocar em prática quando decidir terminar um relacionamento

    Se você já decidiu terminar o seu relacionamento, aqui vão mais dicas que te ajudarão a se preparar para a hora de dizer “adeus”. Confira!

    4 – Elabore um plano de ação

    Quem quer saber como terminar um namoro está procurando uma maneira de fazer isso, não é mesmo? Não te ensinaremos aqui um passo a passo detalhado com o que você deve dizer porque não conhecemos a pessoa com quem você vai terminar.

    Contudo, não recomendamos que você faça algo genérico, do tipo “O problema não é você, sou eu” quando isso pode machucar muito mais.

    Conhecendo a pessoa com quem você vai terminar, pense com calma nas palavras que vai dizer, pois assim o momento recebe a sensibilidade e o respeito que merece.

    5 – Pare de fazer promessas

    Se você já sabe que vai terminar o relacionamento, não faça promessas ou planos sobre viagens juntos, presentes e programações que você já sabe que não vão dar certo.

    Justamente para evitar a estranheza da negativa com relação a planos juntos, importa que você não demore muito para conversar e dizer o que deve ser dito.

    6 – Se prepare para passar por desconfortos e momentos dolorosos

    Ainda falando sobre a demora na hora do término, uma das dicas mais importantes que podemos dar sobre como terminar um namoro é: se prepare para sofrer.

    A psicologia não finge que sentimentos ruins não existem ou que o sofrimento é uma ilusão. Muito pelo contrário. Aceitar que a dor e o sofrimento fazem parte da existência humana é necessário para que lidar com os sentimentos seja possível.

    Quando você disser que deseja terminar, o mais provável é que a pessoa sofra. Você também vai sofrer, principalmente se o sentimento envolvido no relacionamento é genuíno. Lágrimas vão rolar, palavras duras podem surgir e provavelmente vocês dois não vão se falar por um tempo.

    Sofrer faz parte do processo e é bom que você entenda isso.

    5 dicas que você pode usar para comunicar o término 

    Agora que você já sabe o que esperar da hora de terminar o seu relacionamento, confira algumas orientações práticas para lidar com esse momento.

    7 – Zele pela sua integridade física 

    Não podemos ignorar que alguém buscando saber como terminar um namoro pode ter algum tipo de preocupação com sua integridade física. Afinal, há relacionamentos abusivos e violentos e as histórias sobre términos violentos são frequentes. Além disso, você nunca sabe como alguém vai reagir à notícia.

    Por esse motivo, uma das suas preocupações principais com a hora do término é a sua proteção. De preferência, escolha conversar em um local público. Ademais, não ceda aos pedidos para terminar a conversa em um espaço reservado.

    Caso ter uma pessoa de confiança por perto traga mais segurança para você, peça para que ela fique a uma distância respeitosa de vocês. No entanto, peça para que essa pessoa seja realmente vigilante.

    8 – Pense no que vai dizer com antecedência 

    Mais acima recomendamos que você elaborasse um plano de ação. Nesta orientação, sugerimos que você estabeleça uma linha de raciocínio para falar

    Determine:

    • o local para conversar,
    • como começar a conversa, 
    • quais palavras não esquecer de dizer.

    9 – Antecipe estratégias de manipulação e se prepare contra elas

    Quem quer saber como terminar um namoro já prevê que a outra pessoa pode não aceitar o fim do relacionamento com facilidade. 

    Pessoas manipuladoras, por exemplo, podem nem mesmo deixar você falar e, para evitar que a conversa não termine da forma como você planejou, saiba ser firme.

    Leia Também:  Violência contra a mulher para a Psicanálise

    Antecipe o que pode acontecer e se prepare para cada uma das ocasiões. Aqui vão alguns exemplos do que a pessoa pode fazer ao ouvir a comunicação do término:

    • chorar,
    • implorar para você não terminar,
    • pedir para que não seja um término, mas para que vocês deem um tempo,
    • sair andando para não deixar você terminar de falar,
    • insultar você com ofensas verbais,
    • partir para a violência física.

    10 – Comunique-se com clareza e firmeza, mas não se esqueça da empatia

    Ao falar, não seja ríspido com relação aos sentimentos de uma pessoa que já fez parte da sua vida de forma significativa. Ainda que vocês estejam terminando o relacionamento, essa pessoa continua sendo importante e merece a sua empatia.

    Seja firme contra todas as investidas contrárias ao término e avise que a sua decisão já foi tomada. Porém, não esqueça que a firmeza pode ser gentil, delicada e elegante. 

    11 – Defina como será o relacionamento de vocês daqui para frente

    Se você sabe que não tem condições emocionais para ver aquela pessoa depois de terminar, avise que não estará disponível para novos encontros por um tempo. Peça para que ela não vá a sua casa e também para que não procure você em seu trabalho.

    Se não quer continuar conversando, avise que bloqueará todo o contato via telefone e redes sociais. 

    Isso se chama “estabelecer limites”. Nem todos os casais terminam e continuam amigos. É importante respeitar o tempo dos próprios sentimentos.

    Outra dica importante: não faça promessas que não sabe se poderá cumprir como: “não vou namorar alguém por muito tempo”. Fazer isso é continuar atado a um relacionamento que não existe mais. Assim, o que passou, passou e essa reflexão vale para ambos os lados.

    As duas pessoas que terminaram um relacionamento estão livres.

    2 dicas da psicologia para ficar bem depois do fim de namoro

    Nossas dicas finais se referem ao pós-término, isto é, quando você já terminou o relacionamento. 

    12 – Permita-se sofrer, mas tenha em mente uma data para começar a reagir

    Quem quer saber como terminar um namoro sente, muitas vezes, que não vai sofrer tanto quanto a pessoa que será dispensada. No entanto, o final de um relacionamento afeta a todos.

    Quando estamos juntos, fazemos planos para o futuro. Assim sendo, desenhamos a nossa vida esperando a companhia de alguém específico.

    Se o relacionamento acaba, todos esses planos ficam vazios de sentido por um tempo e o sofrimento é difícil. Nesse momento, acolha os seus sentimentos, mas determine um momento para voltar a fazer planos, socializar e seguir com a sua vida.

    13 – Conte com ajuda profissional para processar seus sentimentos 

    Por fim, não deixe de conversar sobre o que sente com um profissional que vai ajudar você a processar o final do seu relacionamento.

    Como apontamos mais acima, um psicólogo ou um psicanalista será de grande ajuda. Com os sentimentos bem resolvidos e um comportamento coerente consigo mesmo, a vida parecerá boa de novo e se apaixonar também.

    Ademais, não se esqueça que um término também é uma decepção para você e ela pode ser grave a ponto de fazer você temer se relacionar. Logo, é importante resolver suas questões para entrar em um novo relacionamento com segurança.

    Considerações finais sobre o questionamento sobre como terminar um namoro

    Se você tinha a dúvida “Quero terminar um namoro. Como fazer?”, esperamos que ler esse artigo tenha ajudado a ter algumas ideias.

    Esperamos ainda que nossas orientações e reflexões tenham mostrado a importância da psicologia e da psicanálise no lidar com questões do dia a dia.

    Por fim, se gostou desse conteúdo sobre como terminar um namoro, aproveitamos para convidá-lo a ler outros de nossos artigos. Ademais, conheça o nosso curso 100% online de psicanálise clínica, pois nele condensamos nossos conhecimentos para formar psicanalistas em todo o Brasil e no mundo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.