conceito de ética

Conceito de Ética: o que é Ética?

Posted on Posted in Comportamento

A harmonia de uma sociedade se mostra mais acessível quando os membros que a compõem seguem um padrão ideológico construtivo. Embora nem todos partilhem dessa premissa, a ampliação de uma perspectiva social permite compreender como podemos conviver e coexistir bem. Em vista disso, entenda o conceito de ética e como ela funciona.

Qual é o conceito de ética?

O conceito de ética diz respeito à problematização filosófica ao questionar o nosso modo de viver moral e socialmente. Nunca recorrendo ao senso comum, é o estabelecimento moderado a respeito do que seria certo ou errado para as pessoas. Para explicar a linha entre o bem e o mal, a ética se abraça à moral, buscando o convívio sadio das relações humanas.

Por meio da ética nós conseguimos refletir a respeito da essência que rodeia os valores e princípios constituintes da moral. Em suma, temos um mecanismo para entender o sentido da vida humana e dos pilares da ideia sobre o bem e o mal. Ao estudarmos os princípios éticos encontramos os deveres do ser humano, esses que modificam nosso contexto social.

Ainda que hajam regras para conviver bem em sociedade, existem também interpretações sobre o que é certo ou errado. É preciso que cada um de nós tenha em mente o impacto que causamos em um ambiente e a sua consequente transformação. Dessa forma, por que não investir em ações e comportamentos que contribuam ao bem-estar geral?

Origem do conceito de ética

O conceito de ética surge na Grécia Antiga com os filósofos que mudaram o pensamento humano. O termo surgiu perto do século 4 a.C, acompanhando a ascensão das cidades-Estados gregas.

Com o surgimento das civilizações veio também a necessidade de pensar sobre os valores que moldam a sociedade. É quase que uma necessidade automática definir modelos éticos para organizar a vida em grupo. Nesse contexto, surgiu o termo “ética”, pequena palavra para descrever grandes responsabilidades do meio social.

A diferença entre o conceito de ética e moral

É comum confundir o conceito de ética e com o de moral, uma vez que eles são interligados. Ética diz respeito aos princípios e valores a partir dos quais uma pessoa vai determinar a sua vida. Por exemplo, se o roubo para a sociedade é visto como errado, quando uma pessoa segue esse princípio, provavelmente ela não roubará.

Por sua vez, a ideia de moral indica a capacidade de uma pessoa de exercer a sua ética no cotidiano. A conduta moral coloca na prática o que um indivíduo é capaz de fazer mediante situações em que seu caráter é testado. Por exemplo, alguém pode afirmar o quanto roubar é errado e que jamais faria, porém ainda assim praticar o ato.

No caso citado acima, muitas vezes, a ética é abandonada e a conduta moral surge em oposição a ela. Para fixar de vez essa ideia na sua cabeça, sugerimos que você pense no famoso “jeitinho brasileiro”.  O que acontece é que muitas pessoas no nosso país declaram que carregam princípios éticos rígidos, mas quando têm oportunidade de obter vantagem não pensam duas vezes antes de fazer o que desejam.

Conceito de ética profissional

O conceito de ética profissional compreende os princípios que guiam a conduta positiva de uma pessoa no seu trabalho. Ele vale tanto para os colaboradores quanto para os líderes, não havendo distinção entre eles. É por meio da ética no trabalho que muitas profissões conseguem o crédito necessário para terem respeito.

Leia Também:  Ser maníaco: 9 dicas para identificar

Além disso, é por meio dessa ética trabalhista que os profissionais se comprometem a exercer suas funções de forma verídica. No caso dos jornalistas, por exemplo, eles visam sempre oferecer a veracidade dos fatos para o público. Caso eles contrariem essa ética do seu trabalho, tais profissionais se revelarão pessoas antiéticas.

Manter esse tipo de comportamento sem princípios éticos contribui diretamente para o declínio de uma organização. Por isso que é fundamental que um profissional mantenha os seus valores corporativos para garantir a sobrevivência da empresa.

A importância da ética

Ao se compreender e aplicar o conceito de ética no meio social, um indivíduo contribui diretamente para o seu crescimento e a manutenção do exercício moral. Além disso, ele evita que a sociedade decline sem qualquer tipo de regra ou conduta cívica de respeito e colaboração. Por conta disso que a ética se mostra vital para a criação da:

  • harmonia nas interações;
  • justiça contra fraudes;
  • cooperação entre membros da mesma comunidade;
  • integridade, a fim de não existir questionamentos ou dúvidas sobre a moral de todos.

O que é uma pessoa antiética?

Na contramão, um antiético é o indivíduo que despreza e ignora o conceito de ética na sociedade. Mesmo que você não perceba, é possível ter um comportamento antiético nas situações mais comuns, o que é o caso de:

  • furar filas para poupar tempo;
  • jogar lixo em zona inapropriada;
  • estacionar em lugar proibido;
  • consumir pirataria ou produtos ilícitos;
  • valer-se do trabalho escravo ou infantil.

Os códigos de ética

Por meio dos códigos de ética, a conduta dos membros de um grupo social pode ser beneficamente moldada. Já que existem grupos menores dentro de um enorme grupo social, se mostra necessário a diversidade na criação desses códigos. Embora sirvam para delimitar espaços específicos, também são usados como referência para a consulta e/ou elaboração de novos pilares éticos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Todavia, a criação dos códigos obedece o conceito de ética que envolve as pautas sociais e as políticas do território. Assim sendo, as políticas éticas do Brasil não seriam aplicáveis em determinados países pelas diferenças que existem entre eles.

Por meio do código de ética, cada um de nós pode ser orientado em determinados contextos para garantirmos a fluidez social. Desse modo podemos unificar a ética em nossas ações, mudando ativamente o ambiente em que estamos. Por exemplo, o comportamento ético é um recurso valioso para o combate à corrupção.

Considerações finais sobre o conceito de ética

Rico em significados, o conceito de moral e ética permanece interligado a tudo aquilo que fazemos ou pensamos. Desse modo, ele influencia constantemente a nossa vida em diversas camadas, moldando o nosso caráter e postura. Quando uma pessoa aprende da forma adequada o que é a ética a participação dela no meio externo se mostra profundamente transformadora.

Ademais, é um meio de manter os nossos valores, de modo a funcionar como uma âncora para a fixação deles. Nós sabemos o quanto algumas rotas fáceis, aparentemente inocentes, facilitam a nossa vida. Contudo, devemos entender a nossa participação na perpetuação de um sistema que favorece apenas um grupo específico, em vez de abraçar a todos igualmente.

Uma forma de aprimorar o seu comportamento para ocasionar mudanças de verdade em si mesmo é o nosso curso online de Psicanálise. Além de amadurecer o seu autoconhecimento, você ganhará autonomia para explorar o seu potencial interior para grandes realizações ao seu redor. Isso inclui ampliar sua consciência para receber a sua melhor versão e estabelecer o seu conceito de ética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 18 =