significado de flexibilidade

Conceito de Flexibilidade: significado e como ser flexível

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise

Embora muitos usem este termo, o conceito de flexibilidade é muito mais amplo do que podemos imaginar. Por isso, para entender mais sobre essa palavra, a gente te convida a ler o nosso post.

Qual é a definição de flexibilidade?

Então, o que é flexibilidade? Segundo o dicionário online Dicio, o termo é um substantivo feminino que remete a algo flexível e maleável. Além disso, está relacionado para pessoas quem tem agilidade e facilidade para se dedicar a várias atividades.

Existem outros sentidos dessa palavra, como a capacidade de uma pessoa de compreender ou aceitar as opiniões, pensamentos ou ideias de outros indivíduos. De um geral, uma pessoa que é flexível nesse sentido, são consideradas diplomáticas e dóceis.

Por fim, outro conceito de flexibilidade que é usado está relacionado com a anatomia humana. Isso se refere às possibilidade dos movimentos das articulações que permite uma maior amplitude de movimentos do corpo.

Conceito de flexibilidade: sinônimos

Alguns sinônimos de flexibilidade são, por exemplo:

  • agilidade;
  • elasticidade;
  • docilidade;
  • maleabilidade.

Flexibilidade no trabalho

O termo ganhou mais força neste século, pois as novas tecnologias alteraram o modo tradicional e organizacional de uma empresa. O advento da internet, por exemplo, permitiu que a presença física de um determinado profissional no ambiente de trabalho não fosse tão essencial.

Aliás, nos últimos tempos, as empresas começaram a contratar pessoas que tivessem “horários flexíveis”. Ou seja, que possuíam liberdade de escolher o melhor horário para desenvolverem as suas atividades do trabalho.

Saiba mais…

Além disso, a flexibilidade no ambiente profissional possui outros quesitos, como forma de se vestir e lugares de lazer disponíveis para os profissionais.

De modo geral, as empresas que aderem a esse conceito de flexibilidade acreditam que estão oferecendo condições mais flexíveis para seus profissionais. Por conta disso, eles terão um rendimento muito maior em seus respectivos cargos.

Conceito de flexibilidade cognitiva

Outro conceito de flexibilidade bastante comum está relacionado com a parte cognitiva. Essa capacidade se refere a conseguir interpretar determinadas situações ou informações a partir de vários pontos de vista e perspectivas.

De um modo geral, a pessoa pode interpretar algo baseado em suas experiências pessoais ou em suas crenças já pré-estabelecidas. Por fim, a flexibilidade cognitiva é uma atividade em que a pessoa consegue encontrar respostas alternativas diante de um mesmo problema.

Como ser flexível?

Agora que já sabemos o significado de flexibilidade, trouxemos algumas dicas para ser uma pessoa mais flexível.

1 – Empatia

Um dos primeiros passos de ser flexível é ser uma pessoa mais empática. Ou seja, se colocar, de forma genuína, no lugar do próximo. Por conta disso, um caminho a seguir é sempre estar atento aos pensamentos e aos sentimentos e pensamentos das pessoas que estão próximas a você.

Afinal, só assim você terá a capacidade de visualizar o mundo com outros olhos e compreender com mais facilidade as atitudes dos demais. Por consequência, você vai ser uma pessoa mais flexível.

2 – Gratidão

Seja grato, pois assim você estará exercendo com mais facilidade a sua flexibilidade. Então, dê uma atenção especial para as coisas boas que acontecem com você. Aliás, tente não pensar muito nas coisas ruins que te ocorrem.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Afinal, aquilo que focamos tende a crescer, por isso, foque no positivo e você se tornará uma pessoa mais positiva, atraindo boas oportunidades.

    Leia Também:  Ab-reação: significado na Psicanálise

    3 – Atenção ao ouvir

    Sabemos que na correria do dia a dia não permite que escutemos com atenção as pessoas. Contudo, essa é uma experiência que devemos ter com mais frequência. Por isso, aprenda a ouvir, de fato, as opiniões e experiências dos demais.

    Além disso, saiba também receber críticas dos demais e avalie o que foi dito. Vale ressaltar, que não precisa concordar com tudo, contudo é sobre bom fazer uma boa reflexão te ajudará neste processo.

    4 – Compreensão

    É muito importante que você compreenda as suas expectativas, já que quanto mais temos ela, maior será a chance de sair frustrado. Aliás, saber o que de fato move os seus desejos e suas ambições é essencial para que você visualize as suas outras alternativas ou meios para que possa alcançar as suas metas.

    Esse processo pode te ajudar, até mesmo, descobrir se de fato aquela expectativa é coerente com as suas ambições.

    5 – Coragem

    Não tenha medo de mudar! Embora pareça mais uma frase motivacional de redes sociais, ela traz uma mensagem importante. Aliás, você já deve ter escutado essa expressão “A única constante é a mudança”.

    Então, é importante aceitar que o nosso mundo está sempre em constante mudança, o que é fundamental para a nossa sobrevivência. Por mais que pareça bastante assustador, essa é a real beleza da vida, o que te ajuda a ser mais flexível.

    6 – Reflexão

    Compreender que nem tudo o que ocorre por acaso e que temos a possibilidade de mudar a nossa realidade por meio dos nossos pensamentos é ser flexível. Por isso, sempre reflita sobre as situações da sua vida e observe quais são os seus pensamentos.

    7 – Curiosidade

    A nossa sétima dica é: seja curioso! Então, sempre pesquise, estude e questione. Aliás, desconfie, pois assim você será impulsionado a encontrar as respostas. Por fim, esteja aberto para o novo e duvide das certezas da vida.

    8 – Imaginação

    É importante dar asas à sua imaginação, pois assim vai te ajudar a ser uma pessoa flexível. Além disso, você será uma pessoa mais criativa que terá o poder de resolução. Ou seja, por meio de novos entendimentos, maneiras de pensar e de agir é bastante possível ir bem mais longe na sua flexibilidade.

    9 – Corpo e mente flexíveis

    Como já dissemos no nosso post sobre o conceito de flexibilidade, este termo também está relacionado ao corpo humano. Aliás, para ter um corpo flexível é necessário estar sempre se alongando todos os dias. Essa ideia se aplica para a mente e, por conta disso, é preciso treinar para evoluir.

    Por isso, sempre respire fundo e se esforce para isso. Uma dica é ir a lugares que nunca foi, assistir a uma série ou a um filme com um tema bem diferente do que você está acostumado. Além disso, sempre esteja conversando com pessoas desconhecidas.

    10 – Valor interior

    Por fim, a nossa última dica para ser uma pessoa flexível é: reconheça seu valor! Afinal, ao estarmos cientes do nosso valor, será mais difícil ser afetado de forma negativa pela opinião ou ações alheias. Então, busque o autoconhecimento e entenda quais são os seus princípios e seus limites.

    Considerações finais sobre conceito de flexibilidade

    Se você gostou do nosso post sobre conceito de flexibilidade e quer entender mais sobre esse assunto, te convidamos a conhecer o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas e os melhores professores do mercado, você poderá atuar como psicanalista. Aliás, você terá acesso a um ótimo conteúdo que te ajudará a entrar na sua nova jornada de autoconhecimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *