conscientização corporal

Consciência Corporal: conceito e como conseguir

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos

A consciência corporal inclui a capacidade de nos conectar com nossos corpos de uma forma profunda e significativa. Compreender como nos movemos, onde estão os nossos limites, como nos relacionamos com o ambiente e como nosso corpo responde aos estímulos aplicados nos ajuda a atingir os nossos objetivos e metas.

Assim, entender o nosso corpo é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio e o melhor desempenho. Desse modo, quanto mais conscientes somos da nossa fisiologia, mais fácil é detectar e evitar problemas, o que nos proporciona mais energia, saúde e bem-estar.

O que é consciência corporal?

Consciência corpora é, em suma, a aptidão de uma pessoa para entender seu organismo, seu modo de operação e suas restrições e condições físicas, tanto interna quanto externamente. Além disso, compreende o reconhecimento dos avisos que o corpo emite em circunstâncias de perigo, para perceber a melhor maneira de realizar um movimento a fim de prevenir dores e lesões.

Consciência corporal resumido

Vale ressaltar que consciência corporal é um importante componente para o bem-estar psicológico, pois é a partir dela que o indivíduo consegue ter controle sobre seu corpo, suas emoções e sensações. Ainda, é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de responder adequadamente às demandas do ambiente, desfrutando da vida com saúde e equilíbrio.

Quando a nossa estrutura física é exposta a um abuso contínuo ao longo de um determinado período, ela reage dando sinais de que algo não está certo. Estes sinais podem se manifestar como:

  • dor;
  • desconforto;
  • doença;
  • exaustão.

Desse modo, conhecer tais sinais e agir de maneira a preveni-los é ter consciência do funcionamento do nosso corpo. Assim, consciência corporal é a capacidade de se autoconscientizar do nosso corpo, das suas reações e de como tratá-lo de forma a prevenir ou cuidar de doenças.

Em outras palavras, é ter a capacidade de se autoconscientizar e se conectar com o nosso corpo, seus sinais e reações, entendendo e agindo de acordo com as necessidades de cada um. Ainda mais, é também entender que cada um tem um limite e que, quando ultrapassamos esse limite, podemos prejudicar nossa saúde.

Quais os benefícios da consciência corporal?

A consciência corporal ajuda no reconhecimento e identificação dos processos diretamente ligados aos movimentos corporais. Assim, ao compreender os limites do corpo, o autoconhecimento aumenta, sendo possível executar os movimentos corretamente e parar quando necessário, evitando assim patologias.

Além disso, a consciência corporal proporciona maior controle emocional, pois o indivíduo começa a perceber e entender melhor as sensações que seu corpo está emitindo. Em resultado, melhora a postura, aumentando a estabilidade e equilíbrio, garantindo assim a saúde a longo prazo.

Contudo, desenvolver a consciência corporal pode trazer grandes benefícios para o bem-estar físico e mental. Além de promover uma saúde física melhor, essa prática também pode contribuir para um equilíbrio entre corpo e mente, ajudando, assim, na estabilidade emocional.

Por último, além de proporcionar bem-estar, a equilibração dos sistemas vestibular e proprioceptivo, garante maior sensação de segurança a quem o pratica, o que pode reduzir sintomas de ansiedade, depressão e até mesmo ajudar na tomada de decisões.

Consciência Corporal Esquema

Vantagens da consciência corporal no treino físico

Muitas dores e lesões decorrentes de atividades físicas são causadas pela falta de concentração ou por demandas excessivas ao corpo. Assim, por meio da consciência corporal, é possível prevenir tais problemas.

Nesse sentido, esta capacidade permite que você saiba quais músculos precisam ser ativados para um determinado movimento, habilitando-o a praticar de forma mais consciente e eficaz.

Ainda mais, a consciência corporal não só aumenta a eficácia do treinamento, mas também ajuda a economizar energia, mantendo os músculos adequadamente tensionados e absorvendo o impacto dos movimentos.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Dessa forma, a consciência corporal se torna um elemento importante para o bem-estar físico, pois permite que o corpo seja movido de uma forma mais eficiente, reduzindo a tensão muscular e a possibilidade de lesões. Além disso, é possível aproveitar melhor o potencial físico e adquirir mais resistência para realizar as atividades de forma consciente e saudável.

    Exercícios de consciência corporal

    Atingir a consciência corporal é mais fácil do que você imagina. Na realidade, todas as ações do cotidiano são um excelente meio para se chegar lá. Logo, traremos abaixo alguns exemplos de exercícios para você colocar em prática no seu cotidiano.

    Exercícios físicos

    Antes de tudo, saiba que atividades físicas simples, como a musculação, podem ajudar a aumentar sua consciência corporal. Nesse sentido, importante destacar que a vida sedentária é um fator de risco para o surgimento de dores, mal-estar e enfermidades.

    Por oportuno, vale enfatizar que ao realizar exercícios físicos, como a musculação, é essencial que você não se esforce além da conta, mesmo que seu corpo possa suportar. Pois, exagerar nos pesos pode sobrecarregar os músculos, forçando a flexibilidade muito além do que suas articulações suportam, o que aumenta o risco de lesões musculares.

    Respiração

    Prestar atenção à respiração é um passo essencial para adquirir consciência corporal. Estudar o movimento dos músculos durante as inspirações e expirações é importante para entender o que está acontecendo no corpo e para identificar os momentos de estresse e ansiedade. Assim, respirar profundamente pode ajudar a relaxar e acalmar.

    Leia Também:  Resiliência: significado e 5 dicas da Psicologia

    Concentração

    Manter a concentração é uma parte essencial para se desenvolver a consciência corporal. Nesse ínterim, tente sempre, seja qual for o movimento, ter o máximo de atenção ao que está fazendo nesse momento.

    Ou seja, tente não dispersar sua mente, focando em uma atividade de cada vez. Dessa forma, você pode se conectar com o seu corpo e entender como ele se move. Além disso, lembre-se da dica acima e preste atenção em sua respiração durante o exercício. Isso ajudará a relaxar o corpo e a mente, ajudando a aumentar a sua consciência corporal.

    Ginástica holística

    Através de inúmeros movimentos, a ginástica holística busca incentivar a consciência corporal, na realização de tarefas cotidianas de forma correta e alívio de pressões. Para tanto, proporciona correções posturais para que você mantenha a postura ideal em seu dia a dia. Com isso, você terá benefícios como, por exemplo:

    • melhorar o sono;
    • ter mais energia
    • melhorar o desempenho em suas atividades cotidianas
    • diminuir dores musculares
    • melhorar a postura
    • aumentar a flexibilidade
    • melhorar a autoestima
    • aumentar a força muscular
    • melhorar a coordenação motora, etc.

    Portanto, aprimorar a consciência corporal requer o comprometimento de escolher diariamente fazer o que for melhor para o seu bem-estar. Observe o seu corpo ao longo do dia e perceba como cada movimento, postura e ação influenciam a sua saúde e bem-estar.

    Assim, ao reconhecer suas limitações físicas, você poderá estabelecer um controle sobre elas e desfrutar de uma vida saudável e duradoura. Afinal, a consciência corporal nos fornece uma melhor compreensão de nossos corpos e do mundo ao nosso redor, permitindo-nos estabelecer conexões positivas com as nossas experiências e com os outros.

    Agora nos conte como está a sua consciência corporal. Vamos conversar mais sobre esse tema tão importante. Deixe seus comentários logo abaixo, contando sobre suas experiências e tirando todas as suas dúvidas.

    Por fim, se gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Dessa forma, nos estimulará a continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *