peso da consciência

Consciência Pesada: o que é, o que fazer?

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise

Todos nós já cometemos alguns erros e nos arrependemos deles. A sensação de ter errado deixa um peso na consciência em nossas cabeças. Por isso que hoje nós entendermos o que significa consciência pesada e como lidar melhor com ela.

O que é consciência pesada?

A consciência pesada é o sentimento de culpa que aparece quando nós falhamos com alguém. A princípio, uma pessoa pode não perceber o mal que causou com as suas ações. Contudo, a sensação desagradável de ter machucado as pessoas cresce dia após dia na sua mente.

O peso da consciência é a moral do ser humano avisando que a pessoa fez algo errado. Entretanto, as pessoas com desvio de conduta não sabem quando consciência pesa porque não sentem remorso. Por isso que essa sensação é bastante comum em pessoas com educação moral.

Os culpados se atraem

Mesmo que não queira, a pessoa com consciência pesada pode se aproximar de gente que alimenta a sua culpa. De modo inconsciente, essa pessoa se aproxima de outras que se sentem confortáveis para dizer quando ela está errada. Contudo, quem costuma julgar os outros, às vezes, quer esconder a próprio peso da consciência.

É mais fácil identificar os culpados que julgam quando eles percebem alguém que se responsabiliza por tudo. Dessa forma, essas pessoas focam em uma pessoa em particular como o centro das responsabilidades. É um tipo de relacionamento bastante parasita, por sinal.

O valor da culpa

Ainda que cause mal para muitas pessoas, a consciência pesada molda o nosso caráter. Por meio do peso na consciência nós regulamos o nosso comportamento moral. Essa culpa nos ajuda a reparar as nossas falhas e evitar erros iguais no futuro.

Entretanto, muitos estudiosos acreditam que esse lado positivo da culpa tenha as suas limitações. Afinal, quando os pais induzem os seus filhos a sentirem culpa eles estão fazendo mal para as crianças.

Para os espiritualistas, a culpa do ser humano é percebida como a oposição ao perdão. Tanto o perdão de outras pessoas, quanto o perdão para si mesmo. Ademais, os espiritualistas acreditam que a consciência pesada sempre leva a pessoa a sofrer antes de melhorar.

Começos e expectativas

Logo na infância nós percebemos que o mundo possui normas e regras. Mesmo que haja conforto nas regras, muitas pessoas se sentem limitadas por causa delas. Desse modo, essas pessoas rompem tais regras a fim de descobrirem quem são e quais as suas responsabilidades.

Todavia, esse processo não é fácil, pois dizer “não” para pessoas queridas pode gerar insegurança. Ou seja, a consciência pesada de ter negado as expectativas de alguém pode gerar culpa.

Por causa desse medo que muitas pessoas acreditam que erram ao negar um pedido de alguém. Dessa forma, à medida que nós crescemos, nos acostumamos a agradar os outros com medo da decepção. Às vezes, a culpa que nós sentimos não é merecida como muitos acreditam.

Riscos à saúde

Além de afetar as nossas emoções, a consciência pesada também cria problemas para a saúde. Embora as outras pessoas sejam enganadas, é impossível para quem tem peso na consciência se enganar. Por isso que quem sente a culpa sofre alguns incômodos, como:

  • tristeza;
  • falta de motivação;
  • isolamento com o desejo de sumir;
  • humor que muda fácil;
  • baixa imunidade, já que o estresse da situação diminui a nossa proteção contra doenças;
  • falar demais para disfarçar a dor.
Leia Também:  Religião, Deus e Psicanálise

Perfeccionismo

A princípio, as pessoas que exigem muito de si são as que mais sofrem com consciência pesada. Enquanto tentam acertar o tempo inteiro, essas pessoas esquecem que erros podem ser cometidos.

Desse modo, o nível de consciência pesada vai depender do quanto essa pessoa é rígida consigo. Além do perfeccionista, os chamados puritanos e autoritários se cobram bastante e, portanto, sofrem com o peso na consciência. A consciência pesou logo que sentiram que as suas ações os traíram.

Para superar esse sentimento o primeiro passo é entender que ninguém é perfeito. A pessoa deve ser gentil consigo, para de julgar e se julgar e aceitar que não possui respostas para tudo. Ademais, é necessário analisar algumas situações a fim de entender o custo físico e emocional que elas nos custarão.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Como tirar peso da consciência?

    Se a sua consciência pesou é o momento para analisar o porquê você se sente assim. Não é o fim do mundo, visto que você pode recomeçar e transformar a sua atitude em algo mais positivo. Confira algumas dicas de como aliviar a consciência pesada:

    Troque a palavra “culpa” por “responsabilidade”

    Existe uma diferença entre usar a palavra culpa e responsabilidade que talvez você não percebeu. A culpa é um sentimento que te prende ao passado e paralisa você nas suas limitações. Já a responsabilidade tem a ver com uma escolha que te deixa motivado, otimista e com a sensação de dever.

    Você deve entender como a sua responsabilidade gerou tanto mal-estar entre você e os outros. Assim que possível, após uma análise da situação, entenda o que pode fazer para remediar os danos. Se não puder fazer nada no momento, dê um tempo dessa situação e veja o que fez de errado.

    Desenvolver a sua inteligência emocional

    Logo que entender as suas emoções você conseguirá mudar padrões negativos da sua vida. Quando uma pessoa desenvolve inteligência emocional ela transforma experiências ruins em um processo de aprendizado. Assim você entenderá as suas emoções e quais situações as afetam.

    Perdoe-se e lide com os seus erros

    Errar é parte do processo de desenvolvimento dos seres humanos e o ser perfeito não existe. Mesmo que seja ruim no primeiro instante, você precisa compreender a importância dos erros que cometeu. Afinal, você só é a pessoa de hoje por causa do que aprendeu com suas falhas.

    Além disso, sempre dê o seu melhor enquanto enfrenta as adversidades da vida. E seja mais tolerante consigo, pois a busca pela perfeição só te deixará mais culpado e frustrado.

    Considerações finais sobre consciência pesada

    A consciência pesada é a nossa bússola moral dos momentos em que nós erramos. Nós nem sempre conseguiremos na primeira tentativa, mas também não devemos magoar alguém para facilitar esse processo. E jamais acredite que magoar alguém ou a si mesmo para conseguir algo vale a pena.

    Quando você se sentir preparado tente compreender quais ações precisam ser melhoradas. A mudança não é um processo simples, porém nos ajuda a ver o nosso melhor e o bem que podemos fazer ao mundo.

    Em o nosso curso online de Psicanálise nos te ajudaremos a lidar melhor com a consciência pesada. O curso é uma ferramenta de crescimento pessoal capaz de desenvolver o seu autoconhecimento e desbloquear o seu potencial interno. Adquira o curso de Psicanálise por uma oferta especial e comece hoje mesmo a transformar a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *