Diversos comportamentos: como identificá-los?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Dada à forma como recebe estímulos externos, o ser humano toma determinadas posturas em relação a eles. Isso é reflexo direto das experiências pessoais que este tem em relação ao mundo. Continue a leitura e saiba como identificar corretamente os diversos comportamentos com base na lista abaixo.

Otimistas

Começaremos a listar os diversos comportamentos pelo otimista, o mais positivo de todos. O otimista é aquele que visa fazer decisões que sejam benéficas tanto para eles, como para os demais. A ideia é que todos possam usufruir de um bem específico, de modo a ser incluído e ter participação.

O otimista procura enxergar o lado positivo da vida, mirando um melhor aproveitamento dela. Não o bastante,quer incluir a quem puder nessa visão mais leve e positiva da vida. Assim sendo, como consequência, acaba:

Gerindo melhor seus relacionamentos

Carregando uma bandeira tão positiva em relação à vida, ter amigos se torna mais um motivo para ser feliz. O contato com eles gera um prazer contínuo em socializar e fazer parte de um grupo. Assim, o otimista acaba fazendo uma manutenção constante de suas amizades, encontrando caminhos para aperfeiçoá-la.

Burla as dificuldades

Ao invés de focar exclusivamente nos problemas, o otimista procura enxergar as situações sob outra perspectiva. Com isso, pode encontrar soluções com mais facilidade e resolver o problema em questão sem tanto desgaste.

Aprendendo mais rápido

Não existem experiências boas ou ruins, existem experiências que agregam como um todo. Continuando o tópico acima, este lida bem sempre que uma situação surge em sua frente. Após solucionada, ele procura tirar lições que podem ser usadas mais adiante. Sua visão positiva da vida constrói uma resiliência maior em relação a algumas coisas.

Pessimistas

Entre os diversos comportamentos, encontramos o que nutre uma atitude muito negativa em relação a tudo. Os pessimistas são aqueles cujo as escolhas são feitas de forma a amenizar qualquer golpe. Isso porque, nitidamente, procuram escolher entre o menor dos males para amenizar possíveis reações desagradáveis.

O pessimista desacredita totalmente de si e dos demais, sempre achando que cada ação levará ao pior. Infelizmente, tal comportamento influencia diretamente na postura deste em relação ao mundo. É bastante comum que este grupo nutra uma predileção em diminuir tudo o que presenciam. Com isso, se mostram até um pouco desagradáveis.

Ao contrário do otimista, este não agrega as experiências a fim de crescer pessoalmente. Em vez disso, usa o que já sabe para usar de base em situações onde nada de ruim está garantido. Pode até ser que haja alguma esperança em relação a algo, mas este fará questão de diminuí-la.

Confiantes

Dentre os diversos comportamentos identificados, nos deparamos com os confiantes. Este grupo funciona de maneira parecida com os otimistas, condensando a sua vontade em ver alguma coisa realizada. Mesmo que o resultado a ser obtido seja negativo ou positivo, eles cooperam entre si. A ideia é realizar as medidas que forem necessárias.

Cabe ressaltar que o foco desse grupo não é se concentrar em alcançar qualquer tipo de recompensa. Eles têm em mente que precisam se unir a fim de que todos possam objetivar algo. A sua maior característica é a pró-atividade em realizar alguma tarefa ou exercício. Independente do que seja, ele confia na própria vontade em fazer acontecer.

A confiança é um comportamento facilmente encontrado naqueles que possuem uma função de chefia. Eles têm a motivação necessária para empreender e coordenar um negócio com vários componentes. Felizmente, conseguem trabalham bem os recursos que possuem, a fim de otimizar a sua manutenção.

Leia Também:  Sonhar com Piolho: 6 possíveis significados em Psicanálise

Invejosos

Chegamos a um dos diversos comportamentos mais repreensíveis nas pessoas, a inveja. Indivíduos invejosos almejam tudo o que os outros possuem como forma de se sobressair. A ideia aqui é que se tornem pessoas mais importantes e melhores do que as outras. Em suma, possuem um comportamento bastante repudiável em relação a qualquer outro.

Quando analisamos esse grupo mais a fundo, conseguimos observar que:

Procuram apontar proezas pessoais

A ideia aqui é mostrar a todos o quanto são capazes de realizar as coisas em sua vidas. As conquistas servem mais de troféu do que de experiência pessoal para ele. Mesmo com tantas adversidades, eles não assimilam o conceito de humildade em relação aos demais. Assim, basicamente, se acham melhores que os outros.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Querem superar os outros a qualquer custo

Os invejosos não possuem escrúpulos quando o assunto é superar outras pessoas. Eles só se sentirão confortáveis quando obtiverem tudo o que querem, bem como o que o outro tem. Assim, não pouparão esforços para se verem acima de qualquer um. Felizmente, tal atitude é bastante perceptiva e identificável, dando distância a quem não partilha dela.

Não suportam receber menos do que acham que merecem

Os invejosos costumam ter uma visão muito equivocada de si mesmos e dos outros. Dessa forma, com isso, acreditam piamente que merecem mais do que possuem, mesmo que não façam nada para contribuir. Quando alguém ganha uma oportunidade de subir, o mesmo se sente frustrado e injustiçado. Ele não enxerga razão substancial para que isso aconteça.

Costumam ser egoístas e individualistas

A fim de alcançar mais rápido suas metas, o invejoso costuma guardar para si suas conquistas. Na sua mente, o sucesso dividido não é contável como uma ascensão pessoal. Assim, evita divulgar qualquer chance de crescer que também possa atingir o outro. Os três lugares do pódio só pertence a ele.

Indefinidos

Para encerrar o quadro com diversos comportamentos, nos deparamos com os indefinidos. O comportamento indefinido é aquele que, aparentemente, não se encaixa nas situações anteriores. Com isso, o individuo não demonstra sinais claros de otimismo, pessimismo, confiança ou inveja. Teoricamente, carrega uma apatia comportamental.

Estudiosos ainda não conseguiram muitas informações a respeito, conseguindo verificar uma incidência de 10% em um grupo pesquisado. Cabe ressaltar que o comportamento indefinido aqui foge da área de Ciências da computação.

Considerações finais: diversos comportamentos

Mesmo sendo tão singulares em alguns pontos, carregamos diversos comportamentos em um mesmo grupo. Isso mostra o quão diversificada a mente e a perspectiva de alguém pode se apresentar. A pluralidade existencial define uma riqueza social, contribuindo diretamente para as nossas relações. Assim sendo, somos iguais, mas também diferentes.

Caso se identifique primariamente com algum dos diversos comportamentos acima, tente entender melhor essa natureza. A ideia aqui é otimizar os padrões que podem te ajudar a crescer de forma continuada. Além disso, deve suprimir aqueles que contribuem negativamente ao seu sucesso pessoal. Seja mais consciente de si e do que faz.

Um excelente caminho para se trabalhar esse canal é o nosso curso de Psicanálise Clínica online. Com a ajuda dele, você se permite um olhar mais atento a si próprio, construindo uma ponte de autoconhecimento. Dessa forma, pode entender seus padrões comportamentais, trabalhar aqueles que merecem mais atenção e potencializar aqueles que te ajudarão.

Leia Também:  Psicanalista pode clinicar? O que pode fazer?

Nossas aulas são online, o que permite maior comodismo para montar sua própria jornada de estudos. Você pode aprender quando e onde quiser, sempre contando com o apoio constante de nossos tutores. Por meio deles, você mergulha nas ricas apostilas e emerge mais centrado em si e no que pode fazer pelos outros.

Contando com nosso certificado impresso, você pode operar externamente e trabalhar a persona dos demais. Assim, não perca a chance de se conhecer, os diversos comportamentos humanos e aos outros também. Faça nosso curso de Psicanálise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 13 =