o que é efeito forer

O que é Efeito Forer? Definição e Exemplos

Posted on Posted in Comportamento

O que é efeito Forer? Você já ouviu falar nesse termo? Além disso, você já se perguntou por que alguns horóscopos parecem ter sido feitos para você? Ou já se divertiu com testes de personalidade na web? Se as respostas foram sim para essas perguntas, você pode ter sido vítima do efeito Forer. Entenda o porquê!

Significado de efeito Forer

O efeito Forer, também conhecido como efeito Barnum, ocorre quando uma pessoa aceita uma afirmação sobre si mesma como válida, acreditando que vem de uma fonte confiável.

Em outras palavras, as pessoas são vítimas da falácia da validação pessoal e aceitam que suas próprias generalizações podem ser válidas para qualquer indivíduo.

Definição e exemplos de efeito Forer

O nome do criador do efeito Forer é o psicólogo Bertram R. Forer , que descobriu, por meio de um experimento, que muitas pessoas aceitavam para si descrições pessoais que pareciam verdadeiras. Isso acontecia, por exemplo, em testes de personalidade.

Esta experiência foi realizada no ano de 1948, e consistia em pegar uma amostra de alunos que deveriam realizar um teste de personalidade.

Dessa forma, foi fornecida para eles uma lista de afirmações como o resultado final da avaliação, pedindo-lhes que analisassem esses resultados para verificar se eram verdadeiros ou não.

Resultado do teste de personalidade aplicado

O que os alunos nunca imaginaram é que todos eles tivessem o mesmo resultado.

Cada resposta foi avaliada em uma escala de 0 a 5, com 5 sendo a pontuação mais alta.

O experimento mostrou que a avaliação da turma foi de 4,26, demonstrando que todos consideraram correto o que falaram. Assim, eles creram que foi dito realmente correspondia com a sua personalidade.

Desde então este estudo do efeito Forer já foi feito várias vezes e o resultado é sempre o mesmo.

Atenção para dois elementos!

Vale lembrar que, ao aplicar esta avaliação, é necessário ter em conta dois elementos importantes:

  • O dado ou especificação que se entrega para o teste é fundamental e valioso, cumprindo intensamente a proporção existente entre as características positivas e negativas.
  • O indivíduo deve acreditar na pessoa que está conduzindo o estudo.

Em vista do efeito ilusório do efeito Forer, é muito importante que as pessoas não se deixem levar pelas chamadas pseudociências (por exemplo, a leitura do tarô). Além disso, não vale a pena acreditar nos testes que aparecem nas revistas, que te fazem pensar que os resultados que aparecem determinam a sua personalidade.

O melhor a fazer para quem precisa de conselho ou ajuda é procurar um profissional, ou seja, um terapeuta ou psicólogo com formação para realizar uma avaliação confiável.

Como funciona o efeito Forer

Um dos motivos que te fazem cair no efeito Forer é a inexistência de pontos que te levem a discordar das afirmações propostas. Isso porque a maioria delas apresenta duas opções: “você é A, mas às vezes você é B.”

Essa declaração é impessoal o suficiente para corresponder a qualquer ser humano. Por exemplo, a declaração “você é muito bom, mas às vezes faz coisas ruins” leva qualquer pessoa a aceitar essa análise como verdadeira.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Outra razão é que algumas artes divinatórias, como o horóscopo ou o tarô, fazem leituras do futuro. Nós, seres humanos, adoramos ter controle sobre tudo. No entanto, o futuro é incontrolável. Mesmo assim, graças a essas artes, sentimos que por um momento sabemos o que vai acontecer.

    Leia Também:  Acordar Cedo: qual a posição (atual) da ciência?

    Como evitar ser vítima do efeito Forer?

    Conhecimento é poder! Portanto, apenas saber o que é efeito Forer pode te ajudar a evitar que você caia nas armadilhas da pseudociência.

    Seja alguém que pesquisa, aprende e descarta fontes fracas. Assim você ficará mais seguro para selecionar informações duvidosas. Além disso, procure evidências sólidas. Um teste online não pode dizer muito sobre você e seus comportamentos, mas os psicólogos têm ferramentas psicométricas que podem ajudá-lo.

    Vale muito a pena ler nas entrelinhas as intenções daqueles que estão tentando fazer você acreditar no que estão dizendo. Também é importante discernir o que são afirmações vagas e gerais. Tudo isso te ajudará a determinar a confiabilidade de um instrumento.

    Definição de Pseudociência no efeito Forer

    Crenças que não possuem rigor científico ou que não são sustentadas por evidências são popularmente conhecidas como “pseudociência”.

    Em vista disso, a principal característica deste tipo de prática é que ela não pode ser afirmada como verdadeira. Isso porque não existem formas confiáveis de demonstrar a veracidade do que ela propõe.

    Inclusive, é possível dizer a respeito desse assunto que as pessoas que mais acreditam e seguem as pseudociências são aquelas que não têm uma inclinação severa para a verdade.

    Veja como não cair no Forer effect

    Tenha em mente que o efeito Forer pode ser difícil de perceber porque ele envolve confiança e generalizações. Como não acreditar numa informação que não parece errada e que veio de alguém que não inspira dúvidas? Se você tem essa dúvida, veja abaixo o que leva alguém a cair no efeito Forer. Cuidado para não cometer esse erro.

    • Percepção de que se encaixa no diagnóstico (isso só acontece porque ele se baseia em afirmações vagas que valem para qualquer pessoa);
    • Confiança na autoridade da pessoa que fez o diagnóstico ou a fonte de informação.
    • Valorização das informações, que são consideradas satisfatórias. No entanto, isso só acontecese elas tiverem um significado positivo.

    Saiba que você só se convence desse tipo de afirmações porque ele é preparado para que você caia na armadilha.

    Tome cuidado! Apesar da ciência ser o conhecimento mais elevado à disposição do ser humano, muitas pessoas sentem uma forte atração por doutrinas que estão totalmente distantes dos critérios científicos.

    Assim, elas creem nas forças misteriosas que governam o mundo e na influência das estrelas em suas vidas. Mais do que isso, elas acreditam em todos os tipos de propostas que envolvem a existência de energias invisíveis que puxam os cordões de nossa existência. Apesar de essas explicações da vida serem muito atraentes, evite se deixar enganar pelo efeito Forer.

    Considerações finais

    A maior advertência que podemos te dar é não caia na armadilha do efeito Forer. Prefira usar a lógica e a razão em vez de acreditar em horóscopos e previsões baratas.

    Se você precisar de conselho ou ajuda para entender melhor a sua personalidade e os seus comportamentos, é melhor ir a um profissional (um psicólogo ou terapeuta, por exemplo). Isso porque ele é treinado para acompanhá-lo em seus processos.

    Por fim, convidamos você a se inscrever em nosso curso online de Psicanálise onde trazemos as melhores informações sobre esse mundo encantador. Você terá acesso aos melhores contéudos sobre a área, entendendo melhor temas como o efeito Forer, e ainda ficará habilitado para clinicar! Em vista disso, não perca essa oportunidade!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    12 − 2 =