O Efeito Forer é quando a gente vê descrições bem vagas de tipos de personalidades e acaba achando que elas foram feitas sob medida para nós.
Esse efeito também é chamado de Efeito Barnum ou Validação Subjetiva. Foi descoberto em 1948 pelo psicólogo Bertram R. Forer, mas como foi publicado em uma revista pouco conhecida, nem todo mundo sabe da sua origem.
Significado de Efeito Forer
O psicólogo Bertram R. Forer descobriu, por meio de um experimento, que muitas pessoas aceitavam para si descrições pessoais que pareciam verdadeiras. Isso acontecia, por exemplo, em testes de personalidade.
Esta experiência foi realizada no ano de 1948, e consistia em pegar uma amostra de alunos que deveriam realizar um teste de personalidade.
Dessa forma, foi fornecida para eles uma lista de afirmações como o resultado final da avaliação, pedindo-lhes que analisassem esses resultados para verificar se eram verdadeiros ou não.
Resultado do teste de personalidade aplicado
O que os alunos nunca imaginaram é que todos eles tivessem o mesmo resultado.
Cada resposta foi avaliada em uma escala de 0 a 5, com 5 sendo a pontuação mais alta.
O experimento mostrou que a avaliação da turma foi de 4,26, demonstrando que todos consideraram correto o que falaram. Assim, eles creram que foi dito realmente correspondia com a sua personalidade.
Desde então este estudo do efeito Forer já foi feito várias vezes e o resultado é sempre o mesmo.
Vale lembrar que, ao aplicar esta avaliação, é necessário ter em conta dois elementos importantes:
- O dado ou especificação que se entrega para o teste é fundamental e valioso, cumprindo intensamente a proporção existente entre as características positivas e negativas.
- O indivíduo deve acreditar na pessoa que está conduzindo o estudo.
Em vista do efeito ilusório do efeito Forer, é muito importante que as pessoas não se deixem levar pelas chamadas pseudociências (por exemplo, a leitura do tarô).
Além disso, não vale a pena acreditar nos testes que aparecem nas revistas, que te fazem pensar que os resultados que aparecem determinam a sua personalidade.
Como o efeito Forer funciona
O Efeito Forer explica como tendemos a acreditar em descrições genéricas da personalidade como se aplicassem especificamente a nós.
Por exemplo, se alguém diz que você é sonhador, você pode imediatamente lembrar de momentos que confirmam isso, graças a viéses como o de confirmação, que nos faz buscar evidências que suportem a afirmação, e o atencional, que direciona nossa atenção para informações que reforçam essa crença.
Este fenômeno não é uma crítica à validade de crenças em astrologia, leitura de mão, ou outros métodos similares, mas destaca que nossa aceitação deles pode ser mais influenciada por esses viéses psicológicos do que por uma análise racional de sua eficácia.
Esse viés funciona porque as descrições são vagas o suficiente para evitar discordância, como afirmações do tipo “você é bom, mas às vezes faz coisas ruins”, que podem se aplicar a qualquer pessoa.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Além disso, atraímos por previsões do futuro, como as oferecidas por horóscopos ou tarô, pois desejamos ter controle sobre o desconhecido.
Ainda que o futuro seja incerto, essas práticas dão a ilusão de conhecimento prévio, atraindo-nos ainda mais para essas crenças.
Como evitar ser vítima do efeito Forer?
- Pesquise ativamente, aprenda constantemente e descarte informações de fontes não confiáveis
- Procure por evidências sólidas; desconfie de testes online e prefira ferramentas psicométricas usadas por psicólogos
- Leia com atenção as intenções por trás das afirmações feitas por outros; saiba identificar declarações vagas e gerais
- Esteja ciente de que generalizações que parecem se encaixar com qualquer pessoa
- Questione a autoridade da fonte de informação e o valor das afirmações, especialmente se elas parecerem demasiado positivas
- Lembre-se de que a predisposição para acreditar em afirmações vagas é um dos principais motivos pelo qual as pessoas são influenciadas pelo efeito Forer
- Mantenha um olhar crítico mesmo diante de informações que pareçam plausíveis e venham de fontes aparentemente confiáveis
- Valorize a ciência e evite se deixar levar por doutrinas que se afastam dos critérios científicos, como a crença em forças misteriosas ou energias invisíveis
Considerações finais
A maior advertência que podemos te dar é não caia na armadilha do efeito Forer. Prefira usar a lógica e a razão em vez de acreditar em horóscopos e previsões baratas.
Se você precisar de conselho ou ajuda para entender melhor a sua personalidade e os seus comportamentos, é melhor ir a um profissional (um psicólogo ou terapeuta, por exemplo). Isso porque ele é treinado para acompanhá-lo em seus processos.
Por fim, convidamos você a se inscrever em nosso curso online de Psicanálise onde trazemos as melhores informações sobre esse mundo encantador.
Você terá acesso aos melhores contéudos sobre a área, entendendo melhor temas como o efeito Forer, e ainda ficará habilitado para clinicar! Em vista disso, não perca essa oportunidade!