pessoa de espírito livre características

Pessoa de espírito livre: 12 características

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Por vezes encontramos pessoas tão desapegadas com a rotina do mundo que se destacam de longe da multidão. O espírito livre não se vê encurralado pelas barreiras que as demais pessoas enfrentam na vida. Vamos conferir 12 características desse grupo e se você se encaixa no perfil.

Ficar sozinho é algo bom

Certamente você já deve ter lido que encontrar uma casa vazia após o trabalho pode significar solidão ou liberdade. Assim, essa imagem ao final do seu dia é algo que você poderia escolher. Contudo, um espírito livre não necessita de uma companhia a todo momento, de modo que apenas a presença dele baste. Não que odeie as pessoas, nada disso, porém ele se dá tão bem consigo mesmo que isso basta.

Por meio desse momento a sós consigo, ele pode refletir sobre a própria vida e entrar em introspecção profunda. Sem contar que, para quem tem dificuldades com o meio externo, a distância alcançada aqui é revitalizadora. Não apenas o corpo, mas também a mente e o lado emocional podem se recuperar quando estão sozinhos.

É determinado

Outra grande característica de um espírito live é a sua vontade inabalável de alcançar seus sonhos. Caso alguém duvide de suas capacidades, ele terá a maior satisfação em mostrar que estava errado, pois ele tem potencial. Com isso, se mostra mais acessível a conseguir:

  • Uma educação melhor;
  • Cargos mais altos;
  • Projetos pessoais grandiosos.

Autenticidade

É bastante comum que as pessoas abdiquem de si mesmas para que possam agradar outras e se encaixar em um grupo. Isso se mostra um caminho para ser aceito e ter a aprovação, acabando por se afastar de si mesmo. Quem possui uma alma livre não se apega a isso e se mostra autêntico em qualquer lugar que esteja.

Nisso, não se priva dos seus desejos pessoais e aspirações, já que não se vê oprimido pela maioria. Ainda que possa ouvir os demais, vai valorizar as diferenças, mas agir de forma autônoma e sem pressão. Quem for livre assim assim pode sentir uma oposição em determinados momentos e até receber críticas.

Autoconfiança

Uma pessoa de alma livre entende instintivamente que o mundo é um lugar com diversas possibilidades. Por causa disso que acredita no próprio potencial para alcançar aquelas que acredita ser capaz de concretizar. Mesmo que saiba que muitas não poderão ser tocadas agora, foca naquelas em que possui chances.

Não é metódico

É comum a maioria das pessoas seguir um plano de carreira a fim de garantir o futuro. O esforço entregue agora pode possibilitar uma vida de maiores oportunidades daqui há um tempo. Porém, um espírito livre não se apega a esse tipo de programa e segue o fluxo da vida como ela se mostra.

Não existe um planejamento de futuro, de maneira que as coisas acontecendo como estão se mostra seu caminho comum. Sem contar que os desafios encontrados no caminho são até bons para instigar esse grupo. Ao fim, carregam a sensação de que tudo pode e vai dar certo para eles.

Quebram esteriótipos

O condicionamento social e moral aplicado na sociedade acaba sendo deixado por grupos específicos. As pessoas de alma livre não se apegam a isso, de modo que ignorem totalmente qualquer padrão imposto externamente. Indo além, são capazes até de combater isso, estimulando os demais a se desprenderem de qualquer imposição.

Leia Também:  Teocentrismo: conceito e exemplos

Dessa forma, se mostra como um ponto de resistência contra qualquer tipo de escravidão ou opressão. Eles buscam encontrar a realidade envolva de possibilidades e complexidade, algo que os poderosos não querem. Certamente já deve ter visto vários exemplos de pessoas famosas que se encaixam nesse perfil.

Otimismo

Não que o espírito livre seja uma pessoa extremamente sonhadora e desapegada da realidade. Acontece que ele busca se motivar encontrando os aspectos positivos em cada situação. Conhece as falhas e desafios de cada momento, mas se mantém atento de encontrar perspectivas melhores.

Com isso, ele acredita nas ideias que alimenta em sua mente, evitando desistir delas com extrema facilidade. Sem contar que também possui uma coragem inspiradora para fazer tudo acontecer. Mesmo que não acreditem nele, sua inovação e criatividade ajudam a dar conta do recado.

São desapegados

Chega a surpreender a capacidade de desapego que esse tipo de pessoa costuma ter com a vida. Essas almas livres não se prendem as pessoas, a algum lugar ou mesmo a objetos e crenças mundanas. Isso porque se apegar de maneira doentia como o restante do mundo faz impediria de encontrar o futuro do conhecimento.

Nietzsche indicava que o desapego era ir de encontro à incerteza, mas ser flexível o bastante para mudar de ideia. Essa mudança deveria vir assim que se percebe que estávamos errados sobre algo, seja ação ou ideia. Sem contar que a mudança seria bem-vinda quando nos prejudicávamos longe de uma razão de ser.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Confiantes

Não chega a ser narcisismo, mas esse grupo sabe de como são seres incríveis no mundo. Embora não se sintam assim integralmente, tem plena consciência de sua capacidade. Assim se sentem mais seguro para lidar com os seus sonhos e selecionar as ações necessárias para tal.

A confiança é um pilar excelente por conta da insegurança que normalmente pode surgir no meio do caminho. É graças a ela, aliás, que boa parte das pessoas desistem e abdicam dos seus sonhos. Além de si mesmo, como aberto em autoconfiança, acreditam nos outros e nas situações favoráveis.

Ouvem bem as críticas

Ao contrário de muitos, as críticas aqui são ouvidas e muito bem avaliadas, já que esse grupo foge de padrões. É comum que quem não se encaixa nesse perfil indique ideias dos demais como tolas e até profanas. Porém, a alma livre de uma pessoa em um mundo que só a critica desenvolve continuamente a sua:

  • Resiliência, se recuperando emocionalmente de qualquer ataque;
  • Maturidade, já que sabem bem quando se manifestar e quando não vale a pena.

Coragem

As mudanças costumam assustar graças à sensação de incerteza que elas podem causar nas pessoas. Mesmo assim um espírito livre não se rende diante delas e as encara com vontade. É como se gostasse do desafio e soubesse das recompensas entregues por conta do esforço realizado.

Dessa forma, ele vai fazer o melhor que puder e se superar se for necessário. Ao fim, diante da sua conquista, olhará sempre para trás e terá a sensação de ter conseguido.

Ouvem sem julgar

Por fim, um espírito livre não possui arrogância intelectual, já que ser presunçoso é algo que lhe foge. Nisso, se mostra aberto para ouvir os demais sem levantar qualquer indignação ou julgamento. Além de si mesmo, consegue se ligar aos demais e absorver conhecimento de qualquer fonte.

Leia Também:  8 melhores livros de psicologia comportamental

Considerações finais sobre espírito livre

Um espírito livre é uma das expressões máximas de crescimento e evolução sistêmica na raça humana. O mesmo não se apega ao que é convencional, fácil e de rápida absorção, sendo extremamente profundo. É justamente esse tipo de alma que acaba desafiando esteriótipos e criando reflexões profundas e enriquecidas.

Não é uma jornada tão fácil se tornar um, mas é algo perfeitamente possível. Ressignifique a sua vida, veja o que é importante de verdade e quais as metas que precisa construir. Após se libertar, o lugar onde estava parecerá pequeno à expansão que alcançou agora.

Para te ajudar a alcançar o status de espírito livre se inscreva em nosso curso 100% EAD de Psicanálise Clínica. Com a fonte de conhecimento adquirida, você pode implementar o seu autoconhecimento e encontrar a melhor versão de si mesmo. Entre em contato conosco e com a Psicanálise para aprimorar de vez o seu potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − sete =