características psicológicas positivas e negativas - listagem

Características psicológicas positivas e negativas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Compreender com maior eficácia os aspectos da mente humana permite que tenhamos maior clareza sobre nós mesmos. Nosso potencial e motivação ganham mais foco e podemos trabalhar nossas falhas e virtudes também. Vamos entender melhor sobre as nossas características psicológicas e como podemos lapidá-las.

 

Função das características psicológicas

As características psicológicas acabam por serem os pilares que ajudam a determinar e moldar a nossa personalidade. Com isso, definimos o nosso padrão de pensamento, sentimentos e gestos que definem a cada um de nós. Basicamente, são nossas características que colaboram à construção de nossa individualidade.

Mesmo com a passagem do tempo isso permanece estável, embora possa apresentar variações em nuances. Isso acontece graças ao ambiente social e cultural ao qual estamos inseridos e nos influencia. Como exemplo dessas características, nesse caso, citamos a adaptabilidade ao meio e atenção aos seus elementos.

 

A personalidade humana é feita de características

Através das características psicológicas reunidas que podemos dar início à personalidade de cada pessoa. O seu pensar, sentir, e agir são determinados pelos elementos que ajudam a estruturar sua essência. Isso acaba se refletindo na individualidade, de modo que ninguém seja igual a ninguém em qualquer nível.

É um processo até complexo, já que as mais variadas combinações podem dar origem a diversas personalidades. Isso inclui as personalidades múltiplas em uma pessoa, influenciadas por patologias psíquicas e comportamentais.

O maior exemplo dessa pluralidade é o convívio social, onde nos encontramos com nossos pares conhecidos ou não. Ainda que alguns sintam desconforto, conviver com essas diferenças acabam fazendo bem ao nosso desenvolvimento, dentro do limite seguro, claro.

 

Características psicológicas nas crianças

As crianças possuem características psicológicas próprias dessa fase, seja em conteúdo ou intensidade. É por conta disso que acabam experimentando o mundo externo de uma maneira mais vívida e intensa. Instintivamente, conseguem perceber a própria captação sem limites da realidade e como isso reflete nelas.

O modo de aprendizado dos pequenos também influencia nisso, já que a observação se torna um canal ao crescimento. Mais uma vez, eles são influenciadas pelo ambiente e pelas pessoas que vivem nele e próximas deles. Quem nunca olhou ao filho de um conhecido e percebeu as mesmas características nos pais ou parentes próximos?

Por causa disso que os pais devem estimular as crianças a se descobrirem e orientá-las quando for necessário. Isso pode vir por meio de respostas sinceras às perguntas que elas fazem ou brinquedos e experiências. Esse tipo de contato vai ajudá-las a encontrar e desenvolver as suas características pessoais de modo natural e seguro.

 

Características psicológicas negativas

Quase ninguém gosta de admitir que possui características psicológicas negativas porque isso exibe as suas falhas. Porém, é preciso ter conhecimento sobre elas para que assim possam melhorar. As mais comuns são:

 


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


1. Egoísmo

Há um gasto de energia maior do indivíduo em pensar apenas nele do que no coletivo. Enquanto o sujeito egoísta não estiver plenamente saciado, o que dificilmente acontece, os outros não terão lugar.

 

2. Arrogância

Dentre muitos aspectos, a arrogância acaba levando o indivíduo a se achar melhor do que qualquer outro.

 

3. Pessimismo

Mesmo que não seja a realidade, apessoa sempre carrega uma sensação de que tudo vai dar errado. Muitas vezes até desiste de tentar por conta do receio em se confirmar. Viver um conto de fadas é também fugir da realidade. Mas o pessimismo também é uma fuga, porque evita que enfrentemos os problemas como eles são.

Leia Também:  7 palestras motivacionais no Youtube

 

4. Timidez excessiva

As pessoas que se escondem por qualquer coisa acabam deixando oportunidades únicas surgirem em seu caminho. A timidez excessiva inclui vínculos com pessoas, projetos ou mesmo os relacionamentos.

 

5. Perfeccionismo

Querer que tudo saia sem qualquer falha é uma fantasia absurdamente impossível. Mas nem todo mundo pensa assim e acaba causando incômodo por seu excesso de metodologia e até conflitos por divergências.

Use os defeitos ao seu favor

As características psicológicas negativas podem ser ruins, mas muito indicam que se tratam de pontos não aproveitados. Ou seja, quando direcionamos e refinamos essas falhas, podemos tirar vantagem sobre elas. Tenha em mente que os nossos defeitos também são partes integrantes do que nos torna pessoas únicas.

Especialistas recomendam a não criação de rótulos sobre as pessoas, de modo a tornar o tema muito simplista e categórico. Isso bloqueia a sua individualidade, já que uma pessoa confiante pode ser confundida com alguém narcisista. Porém é preciso ter em mente que uma característica psicológica negativa é normal se não causa qualquer problema.

Sem contar que podemos dar algum valor para essas falhas e contar com os benefícios que trazem. Por exemplo, uma pessoa desconfiada tem menos chances de cair em armadilhas criadas pelos outros. Nesse caso, é preciso não exagerar, já que boas oportunidades podem ser evitadas quando não se dá algum crédito por elas.

 

Características psicológicas positivas

Todos nós possuímos alguma virtude e as características psicológicas abaixo provam isso. É possível que tenhamos apenas uma delas ou várias, resultando numa entrega humana incrível e bastante notável. A título de exemplo, citamos:

 

1. Sabedoria

Não apenas o ato de demonstrar conhecimento, mas também a capacidade de armazená-lo e aprendê-lo em várias fontes. Com isso, o indivíduo se mostra mais aberto a entender o mundo e também contribuir, dividindo o que sabe.

 

2. Coragem

Desafios não são um grande problema porque há força e certeza suficientes de que pode lidar com eles. A coragem permite que as pessoas possam dar um passo à frente, chegando em um lugar em que poucos alcançam.

 

3. Empatia

Colocar-se no lugar do outro é se dispor a compreendê-lo, conhecer a sua dor e se permitir ajuda. Por meio da empatia as pessoas se tornam mais sensíveis, evitando julgamentos, preconceitos e apenas acolhendo quem precisa.

 

4. Justiça

O que quer que seja, as pessoas com justiça nunca se curvam a covardias ou qualquer ato que machuque a moral de alguém. Costumam ser elas quem se mobilizam contra as maldades diretas ao bem comum.

 

5. Lealdade

Ser fiel aos amigos, amores e a família é uma postura inspiradora, demonstrando respeito, gratidão e companheirismo.

 

O equilíbrio entre características positivas e negativas

Sim, sabemos que ninguém é perfeito, mas é possível alcançar um balanceamento quanto as características psicológicas. Como aberto linhas acima, todos nós somos passíveis de demonstrar aspectos positivos ou não delas. O verdadeiro truque é saber como lidar com cada uma, carregando a consciência dos limites e necessidades delas.

Passe a se atentar em quais momentos cada característica pode ser oportuna ou prejudicar você. Ser perfeccionista pode parecer algo ótimo de se dizer numa entrevista, mas pode denotar alguém que não admite seus erros. Conheça a si mesmo e os momentos onde se coloca e tenha uma vantagem na conquista dos seus desejos e metas.

Leia Também:  Conheça os sucessores da Psicanálise

 

Afinal, o que são características psicológicas?

As características psicológicas ajudam a definir a nossa postura ao longo de nossas vidas no cotidiano. São como impressões digitais, dando identidade própria a cada pessoa e marcando o seu movimento dentro da multidão. Por um lado, podem ser boas, como também ruins.

Por conta disso que você precisa manter um empenho para compreender como se comporta em variadas situações. Acredite, tudo aquilo que te compõe pode combinar em algo maior se souber exatamente como fazer.

Por conta disso que te indicamos o nosso curso totalmente online de formação em Psicanálise Clínica, o mais amplo, profundo e extenso curso de psicanálise em língua portuguesa. Através dele terá plena consciência de suas capacidades, lapidando sua própria essência com o autoconhecimento recém desenvolvido. Entre em contato conosco para conduzir suas características psicológicas mais próximo do seu potencial pleno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + quatro =