Como Deixar de Ser Pessimista? 12 dicas de terapeutas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Muitas pessoas têm uma séria dificuldade em enxergar o lado positivo da vida, negativando tudo o que encontram. Entretanto, esse tipo de percepção acaba por torná-los infelizes e sem qualquer esperança alegre a si mesmos no futuro. De acordo com terapeutas, essas 12 dicas ajudarão a ser menos pessimista em relação à vida.

Avalie suas emoções

Uma das principais dicas de como deixar de ser pessimista é estudar suas emoções. Isso porque é preciso criar um esforço para entender o motivo de sempre agir e pensar negativamente. Assim, em um momento de calmaria, tente averiguar os catalisadores de seu comportamento e aprenda a administrá-los.

Quanto a isso, não existe receita, pois somos únicos de diversos modos. Contudo, aprenda a lidar mais consigo e busque a mudança.

Não crie expectativas

Um erro bastante comum das pessoas é fazer projeções em relação a algo ou alguém. Entretanto, nada no universo é obrigado a fazer o que você espera, incluindo outras pessoas. Ainda assim, a esperança criada parece ser uma forma de pedir que tudo mude ao seu favor.

Ao invés de esperar por algo, que tal você mesmo fazer acontecer? Evite se limitar e acredite em sua capacidade sem depender de nada ou ninguém.

Evite se criticar

Por causa de muitas tentativas que não deram certo, algumas pessoas acabam se criticando continuamente. Ao invés de isso motivá-las, faz com que freiem sua disposição nata para agir. Com isso, mais frustrações tomam lugar e ele passa a acreditar que é um desastre. Isso se torna um caminho para que vire uma pessoa pessimista.

A fim de evitar isso, pense que:

Não existe perfeição

A perfeição se trata de um ideal inalcançável imaginado pelo homem para se aproximar do divino. Em simples palavras, é uma projeção do que seria ideal a tudo, mas não existe de fato. Por isso, por mais que tente, você pode errar, pois é essencialmente humano. Não se culpe.

Saiba lidar com seus erros

De nada adianta ficar apontando o dedo no espelho e se condenar irremediavelmente. Como dito acima, além de tudo, sua essência é composta pela humanidade e consequente erro. Suas falhas podem ser aperfeiçoadas e melhoradas, mas sempre existirão outras, o que é bom à definição de caráter. Lide com suas limitações e aprenderá a viver melhor.

Saiba apreciar coisas simples

Ainda que não pareça, coisas simples podem carregar um poder extraordinário em transformação. O pessimista amadurece seus pensamentos nublados porque não consegue ver além de sua nuvem cinza. Por isso, passe a se dedicar mais a você de forma mais produtiva. Vá a passeios, jantares, se divirta com os amigos e a família.

Veja seus propósitos

Uma vida com significado pode construir uma poderosa diretriz em nossa jornada. Sem isto, passamos a enxergar a vida com um olhar vazio e sem qualquer tipo de esperança. Desse modo, faça uma avaliação de sua vida e encontre o ponto que dá direção a ela. Encontre seu propósito e perceba como pode ser construtivo a si mesmo.

Trabalhe com algo significativo a você

Um pessimista vive de tal modo porque não se permite enxergar além de sua percepção. Isso acaba por diminuí-lo a si mesmo, de modo que elimine suas opções mais produtivas. Ao invés de focar nessa linha de pensamento, tente explorar opções mais agregadoras em sua vida.

Leia Também:  História Infantil: 5 fábulas inteligentes para seu filho

Por exemplo, tente encontrar um hobby ao qual gosta bastante, mas não pratica como deve. Além disso, se possível, encontre uma forma de ajudar os outros enquanto ajuda a si mesmo pelo trabalho voluntário.

Viva as conquistas

Por menores que sejam, devemos celebrar tudo aquilo de bom que conquistamos. São grandes ou pequenas provas do que podemos fazer se nos dedicarmos a nós mesmos. Ademais, isso também serve para afastar as pontes que levam até sua condição de pessimista. Guarde cada vitória como o prêmio de sua vida e enxergue seu valor.

Afaste-se de quem só reclama

Um pessimista se liga em outro como um pedaço de ferro se une a um ímã. Assim que um começar a reclamar de algo, dificilmente o outro se conterá e embarcará em caminhos semelhantes. A fim de evitar isso, se afaste de quem vive reclamando, já que também lembrará um pouco você. Rodeie-se de relações positivas e agregadoras.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Mentalize aqui que te proporciona gratidão

Independente de qual seguimento religioso siga, pelo o que você é grato? O que te faz refletir que sua vida vale a pena por causa de determinado evento? A partir disso, pense em tudo que te ajudou positivamente a seguir em frente e a chegar aqui. Algumas intervenções, olhando sob outra ótica, vieram para o nosso bem e à mudança.

Confiança

Quem disse que não somos capazes de fazer alguma coisa por conta de outra? Um dos maiores erros do pessimista é se levar palas falas e impressões geradas por outras pessoas. Com isso, passe a ignorar as críticas destrutivas que lhe fazem em relação ao seu potencial. Sempre pense que é capaz de conseguir aquilo que deseja e tem meios para isso.

O esforço é equivalente

Tudo o que carregamos hoje é resultado das ações que produzimos em nosso passado. Dessa forma, alguém de sucesso só alcançou tal status porque se dedicou bastante a isso. Em contrapartida, o pessimista sempre priorizará os erros e as consequências deles. passe a se dedicar continuamente ao seu bem-estar e sucesso.

Pense a longo prazo

Para finalizar as dicas de como deixar de ser pessimista, foque parte de sua atenção no amanhã. Toda a nossa vida se trata da junção de momentos passageiros e nada é para sempre. Com isso, pare de pensar que o momento ruim que vive agora vai durar para sempre. Assim, tente:

Pensar como estará daqui a um tempo

Quando nos perguntam sobre o futuro, quase sempre respondemos com incertezas, mesmo que tenhamos planos. Direcione sua mente em como quer estar daqui a um mês, um ano ou dez. Independente do tempo, se imagine em uma situação bem diferente da que se encontra.

Mobilize-se para conseguir isso

Além de idealizar, é preciso se mobilizar para que tudo aconteça. Dessa forma, reúna os recursos necessários para mudar sua situação atual. Caso não possua algum no momento, pense em como pode consegui-lo e criá-lo. Não tenha medo da mudança por conta do desconhecido.

Considerações finais sobre ser pessimista

Uma pessoa pessimista é resultado de situações ruins na vida e mergulho nas consequências delas. Por mais que algo tenha mudado, esse comportamento continua por perto e a crescer de forma parasitária. Graças a isso, acabamos por perder oportunidades incríveis de crescer.

Leia Também:  O que é a inveja na interpretação da Psicanálise?

A fim de evitar tal situação, sempre procure enxergar o lado bom de algumas coisas. Pode ser difícil, mas talvez isso dê a mudança de direção que precisava para crescer. Você, como dono do seu futuro, tem de entender que a vida é feita de desafios e vitórias. Enfrente o primeiro e sempre celebre o segundo.

Para que te ajudar nessa transição, se inscreva em nosso curso 100% de Psicanálise Clínica. A psicoterapia age como um clareador comportamental e te fará entender o motivo de ter determinadas ações. Além disso, te ajuda a construir um autoconhecimento para que compreenda sua necessidades.

Nosso curso online possui uma das ferramentas de estudo mais completas do mercado. Estudando de onde quiser, pode aprender em seu próprio ritmo com a ajuda dos professores. O potencial libertado permitirá que desfrute e atue no mundo externo de modo construtivo. Sua trajetória é registrada no certificado impresso ao fim do curso.

Fazer o curso é interessante tanto a nível pessoal quanto profissional. Caso queira atuar como psicanalista, não há a necessidade de fazê-lo oficialmente em um escritório. Você pode agregar os conhecimentos adquiridos no seu trabalho, por exemplo. Ter uma pessoa pessimista no ambiente de trabalho pode ser negativo para todos que trabalham com ela. As pessoas ficam se perguntando como lidar com alguém assim.

Por outro lado, ser pessimista também não é legal. Viu só como a Psicanálise pode ajudar nos dois casos? Assim sendo, confira a proposta do nosso curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 6 =