Você já assistiu ao filme Bacurau? Dessa forma, traremos um resumo e interpretação da história. Então, venha conferir agora mesmo!

Filme Bacurau (2019): personagens, resumo e interpretação

Posted on Posted in Filmes, Psicanálise e Cultura

Você já assistiu ao filme Bacurau? Pois, saiba que ele despertou muito a curiosidade em todo o mundo. Por isso, fique atento porque falaremos sobre ele. Dessa forma, traremos um resumo e interpretação da história. Então, venha conferir agora mesmo!

Sinopse de Bacurau

Bacurau é um filme nacional dirigido por Juliano Dornelles e Kléber Mendonça Filho. Assim, a história se passa em um pequeno povoado do sertão brasileiro. Porém, o clima de calmaria começa a mudar diante de alguns acontecimentos. Logo, a comunidade fica em estado de muita tensão.

Pois, algumas pessoas são assassinadas. E o pior: ninguém sabe quem vem comentendo tais crimes e o porquê. Dessa forma, os moradores precisam se unir para enfrentar o inimigo que vem tirando a paz de Bacurau. Sendo assim, a trama é repleta de adrenalina, suspense e mistérios.

Além disso, o filme também é considerado como uma ficção científica e drama. Contudo, há também aspectos de faroeste e aventura. Logo, Bacurau se destaca por não se enquadrar em apenas um gênero. Ademais, o elenco conta com Sônia Braga, Barbara Colen, Thomás Aquino e Silvero Pereira.

O filme teve estreia em 2019 e despertou a curiosidade de muitas pessoas. Inclusive no exterior, com indicações em diferentes prêmios. Então, para quem ainda não assistiu, ou quer assistir, o filme está disponível no Telecine Play. Por isso, aproveite os 30 dias grátis nesse streaming para conferir o filme Bacurau e outras produções.

Resumo Bacurau e seus personagens

O filme inicia com Teresa, que volta para Bacurau para o enterro da avó. Dessa forma, o povoado está em luto com a morte da matriarca Dona Carmelita. A partir dos rituais religiosos do enterro conhecemos outros personagens que querem dar o seu último adeus.

Outra personagem importante é Domingas, uma médica do povoado. Logo, muitos a consideram como a típica “mulher arretada” do nordeste brasileiro. Isso porque Domingas fala o que pensa e sem rodeios, seja para quem for. Ainda mais por conta da falta de recursos básicos em cidades como a retratada no filme.

Já Acacio, mais conhecido como “Pacote” é conhecido por todos. Assim, ele tem todos os contatos para resolver as coisas em Bacurau. Contudo, é Lunga o “matador”, despertando medo em todos com a sua gangue. Assim, todos são necessários para trazer Bacurau de volta ao mapa, pois estão tentando apagar o povoado da História.

Nesse sentido, um resumo de Bacurau seria em torno das pessoas que vivem lá. Pois, cada uma delas têm as suas peculiaridades. Sendo assim, os próprios moradores do povoado é que fazem parte do elenco do filme. Desse modo, os diretores conseguiam extrair melhor a essência desse local, faznedo de Bacurau o personagem principal da trama.

Interpretação de Bacurau

Dessa maneira, há algumas interpretações de Bacurau que achamos importantes. Então, confira a seguir para compreender melhor!

Relação entre o passado, o presente e o futuro

Podemos dizer que a morte de Dona Carmelita, aos 94 anos, representa o passado. Sendo este cheio de tradições e crenças. Já o presente é simbolizado pela luta do povoado contra os mistérios em Bacurau. Por fim, o futuro são essas forças que querem dizimar o povoado, transformando-o em algo novo e diferente.

Leia Também:  Ágape: significado de Amor em grego

Então, o futuro também é marcado pela tecnologia. Não é à toa que no filme aparecem drones e outros avanços tecnológicos. Entretanto, as pessoas precisam lutar no presente, pois não haverá o futuro.

Portanto, para preservar a História é preciso fazer com que a memória seja preservada. Ou seja, manter os costumes e tradições. Sendo assim, a cena do enterro da matriarca é bom exemplo. Pois, mostra a forte tradição da religião e das crenças presentes no sertão.

O filme Bacurau e a defesa de uma identidade

Nesse sentido, a identidade está atrelada à História. Ainda, aos costumes e tradições de um lugar ou uma pessoa. Por isso, é tão importante valorizar as raízes e lutar contra as formas de colonização. Ainda mais de um local “abandonado”, como boa parte do nordeste do Brasil.

Contudo, esse processo de colonização e de tomada de territórios permanece. Isso porque outros países querem dominar os outros de alguma forma. Então, se no passado era por meio da exploração das terras e das pessoas, hoje em dia essa dominação pode ser cultural.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Isto é, por meio de ações imperialistas de potências como Estados Unidos e China. Sendo assim, Bacurau se coloca fortemente contrária diante das ameaças que tentam destruir sua identidade, costumes e, em especial, as pessoas.

    A negligência do Estado no filme Bacurau

    A partir de Domingas, vemos o quanto o Estado negligencia os povos do interior do país. Contudo, a falta de recursos e saneamento básico são problemas que permanecem em diversos pontos do país. Ou seja, um retrato da realidade de muitas pessoas. Inclusive, a fome e a seca são predominantes no nordeste, fazendo com que muitas pessoas vivam na miséria.

    Ademais, também vemos a negligência dos políticos. Pois, muitos só estão preocupados com o poder e o dinheiro. Dessa forma, em vez de cumprir com as suas obrigações eles estão imersos na corrupção. Ou seja, pensando somente em si e nos seus próprios interesses.

    A força do coletivo e o extinto de sobrevivência

    Portanto, diante desse abandono do Estado, são os moradores que precisam lutar pela própria sobrevivência. Assim, eles que fazem as suas próprias regras. Por isso, a placa na estrada diz “se for, vá na paz”. Pois, a resposta para a violência é mais violência.

    O que consiste em não seguir à legalidade e contar com o apoio da polícia, por exemplo. Logo, as pessoas de lá precisam unir todas as suas forças e armas. Afinal, o extinto de sobrevivência é o que fala mais alto em todos os seres humanos, independente das leis do Estado e da moral.

    Contudo, é preciso deixar as diferenças individuais de lado para o bem maior. Por isso, mesmo com as rivalidades entre as pessoas, elas têm que se unir para salvar o povoado. Nesse sentido, elas sabem que Bacurau só resistirá com um plano que depende de todos.

    Assim, aqueles que não têm condições de lutar, precisam ser protegidos pelos mais fortes. Mas desde que tenham uma estratégia para vencer as forças de extermínio. Então, pode parecer clichê, mas no filme cabe aquela máxima: “juntos somos mais fortes”.

    Considerações finais sobre o filme Bacurau

    Neste artigo nós falamos sobre o filme Bacurau. Assim, trouxemos um resumo e algumas interpretações. Contudo, sabemos que um filme pode despertar sentidos diferentes para cada pessoa. Então, e você, que outras interpretações encontrou?

    Leia Também:  5 filmes sobre amnésia (para nunca mais esquecer)

    Desse modo, se você quer compreender melhor sobre a mente humana, faça nosso curso online de Psicanálise. Pois, assim você terá acesso a diversas teorias sobre o comportamento das pessoas. Ademais, você será capaz de identificar no filme Bacurau e outros materiais diversos aspectos psicológicos. Portanto, increva-se agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *