Filmes sobre Amizade: 12 melhores de todos os tempos

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A amizade é uma das melhores coisas que podemos alcançar quando parte de um grupo. Por meio dela, nos ligamos a outro indivíduo de corpo e alma, o segurando sempre que este precisar de ajuda. Confira abaixo uma lista com os 12 melhores filmes sobre amizade e veja o quanto ela muda a vida dos personagens.

Um sonho de liberdade

Essa história emocionante retrata como a amizade pode surgir em um lugar improvável: a prisão. Andy é condenado à prisão perpetua e é encaminhado a um presídio, onde conhece Red. Aos poucos, uma amizade surge entre os detentos, fazendo com que resistam à violência e corrupção do local. Um dos melhores filmes sobre amizade que já criaram.

Toy Story

Lançado na década de 90, o primeiro filme conquistou milhões de pessoas por seu enredo simples e emocionante. Na história conhecemos o menino Andy que, assim como qualquer outro, possui uma dezena de brinquedos. O menino tem uma relação única com eles. O que o menino não sabe é que cada brinquedo ali está consciente e tem vida própria.

Além dessa amizade entre os brinquedos para com ele, somos apresentados a Woody e Buzz Lightyear, cowboy e astronauta, respectivamente. Mesmo com suas diferenças, os brinquedos se unem para enfrentar desafios e nesse caminho constroem uma amizade única. Atualmente, o quarto filme chegará ao cinema, prolongando e revitalizando a franquia.

E.T., o extraterrestre

O que você faria se encontrasse um extraterrestre em sua casa? De maneira lúdica e bastante rica, o filme constrói de forma única a amizade entre um menino e um visitante do espaço. Mesmo assustado inicialmente, o garoto se afeiçoa ao visitante e faz de tudo para que o novo amigo volte para casa. Desafiando a todos, a dupla alcança feitos extraordinários.

Thelma e Louise

Com um viés mais feminista e empoderador, um dos filmes de amizade da lista aborda duas mulheres que largaram tudo. Contudo, ao se aventurarem pelo mundo, ambas se envolvem em um crime que movimentará todo o enredo da trama. Aqui podemos ver como uma amizade pode passar por extremos e permanecer tão forte quanto antes.

Debi e Lóide

Uma das comédias mais marcantes dos anos 90 se concentra na amizade entre dois rapazes mentalmente debilitados. Para devolver uma mala com dinheiro aparentemente esquecida, a dupla sai em busca da dona. Os risos ficam por conta da percepção da realidade que a dupla tem. Mesmo com tantas dificuldades pelo caminho, Debi e Lóide são metades de um rico conjunto fraternal.

Cheech & Chong

Um dos melhores filmes sobre amizade da lista é uma comédia que retrata os altos e baixos de uma relação. Ainda que carreguem diversos problemas e situações inusitadas, a dupla de amigos permanece firme e crescente. O que é mais interessante aqui é que essa amizade ultrapassou a tela e chegou na vida real. Os atores realmente se tornaram amigos durante as filmagens.

Intocáveis

O filme aborda a relação profissional de um terapeuta do subúrbio e um homem rico que não pode se mexer. Aos poucos, Driss e Philippe percebem como são iguais, mesmo tão diferentes física e socialmente. O espírito libertador que possuem serve de ponte para que se cresça uma amizade única e tocante. No longa, ainda notamos:

O conflito entre realidades

Driss é um homem negro que vive no subúrbio de Paris enquanto Philippe pode desfrutar do dinheiro, mesmo preso em uma cadeira. É notável a surpresa de Driss no começo do filme em relação ao padrão de vida que o novo amigo tem. Ao mesmo tempo em que vão se descobrindo, ressignificam o valor de algumas coisas.

Deficiências

Philippe possui uma incapacidade de se movimentar do pescoço para baixo. Por conta disso, acaba se tornando um homem mais amargurado e rígido. Enquanto isso, por trás da sua alegria, o rapaz Driss esconde a preocupação e conflito com a própria família. Em dado momento, isso acaba afetando a amizade dos dois.

Procurando Nemo

Lançado no começo dos anos 2000, a história mostra Merlin, um peixe-palhaço tentando resgatar o filho. Nessa jornada, ele acaba conhecendo Dory, um peixe com perda de memória recente, mas que é a única capaz de ajudá-lo. Decidindo procurar Nemo juntos, os peixes enfrentar desafios e florescem um linda amizade entre eles.

Os goonies

Um dos filmes sobre amizade conseguiu movimentar uma geração de jovens e adultos com seu enredo simples. Um grupo de oito amigos decide enfrentar uma aventura perigosa a fim de encontrar um tesouro. As crianças são unidas, trabalhando muito bem em conjunto e se mostrando capazes de lidar com os mais variados problemas. Até hoje continua a ser reverenciado.

Leia Também:  Elasticidade da psicoterapia e a ciência do cérebro

O menino do pijama listrado

Certamente, é um dos filmes sobre amizade mais tocantes e com final surpreendente do cinema. Bruno é filho de um oficial nazista e pouco encontra o que fazer na casa nova. Entretanto, acaba conhecendo Shmuel, que sempre usa o mesmo pijama listrado e vive atrás de uma cerca eletrificada. Assim, a amizade inocente entre as crianças mascara todo o perigo que correm.

Gênio indomável

Retratando a vida de um garoto irritado com a vida, o filme mostra um talento da matemática contra a vida. De modo a não perder o potencial do garoto, um professor decide ampará-lo para que se livre da justiça o ajudando na Universidade. Assim, isso sela a ponte entre o garoto e o terapeuta pouco convencional, os fazendo amigos únicos.

Por trás da trama, podemos observar alguns pontos:

Segunda chance

O temperamento do garoto acaba por colocá-lo em situações complicadas com a polícia, assim como tantos outros. O que muitos precisam, assim como o protagonista, é de uma segunda chance para recomeçar. Ter alguém que acredita em seu potencial é fundamental.

Sem critérios

Não existe critério para a formação da amizade. Independente da origem e atitudes, o que está disposto a entregar ao outro é o que conta.

Curtindo a vida adoidado

Marco do cinema, o filme mostra como dois adolescentes querem aproveitar o máximo da vida. Matando um único dia de aula, ambos iniciam uma jornada aventureira que extrapola qualquer limite de rigidez. Quase sempre divergem quanto aos planos que possuem, mas no final perceber que os empecilhos não contam tanto entre eles.

Acima estão listados os melhores filmes sobre amizade já feitos até aqui. Independente da natureza do longa, a amizade é retratada em seu extremo bom ou ruim. Os protagonistas colocam algumas coisas à frente, a fim de validarem o que sentem um pelo outro.

Caso não tenha assistido algum dos itens acima, sugiro fortemente que faça isso agora. Seja na comédia ou no drama, a qualidade narrativa deles é quase que impecável. Bom filme.

Considerações finais sobre filmes sobre amizade

Além dos melhores filmes sobre amizade, tente fazer o nosso curso de Psicanálise online. Graças a ele você pode entender o que motiva duas pessoas a formarem uma aliança com benefício mútuo. Tanto você quanto o seu melhor amigo saem ganhando.

As aulas são feitas via internet, permitindo que estude de qualquer lugar. Basta ter um computador conectado para receber as ricas apostilas e diretriz dos professores qualificados. Ao fim, terá em mãos um certificado registrando toda a sua competência profissional.

Não perca mais tempo e se inscreva em nosso curso de Psicanálise! Filmes sobre amizade ensinam, isso é fato. No entanto, um conhecimento mais aprofundado pode ser útil a nível profissional também. Assim, não deixe de conferir!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *