Filmes sobre Amor a Distância: 7 selecionados

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Relacionamentos à distância sempre põem à prova a disposição de um casal para ficar junto quando está separado. Visando trabalhar essa dinâmica, muitos filmes abordam a temática, dando uma perspectiva diferenciada em cada obra. Confira uma lista com sete filmes sobre amor à distância para refletir e se emocionar.

Amor à distância

Mesmo com um título previsível, Amor à distância aborda como um encontro pode mudar a vida de duas pessoas. Erin, vivida por Drew Barrymore, está fazendo um estágio em NY e acaba conhecendo Garret, Justin Long. Durante seis semanas, ambos engatam um romance, mas não esperavam que isso se aprofundasse tanto em suas vidas.

A obra nos mostra de forma humorada com o casal convive com as dificuldades de um relacionamento à distância. Eles possuem as mesmas crises que casais comum têm, além dos prazeres de uma relação sentidos de forma diferente. É interesse notar como eles superam isso de forma leve e identificável. Certamente, um entretenimento reflexivo.

Loucamente apaixonados

Com uma atmosfera mais melancólica, Loucamente apaixonados retrata a parte mais sombria de uma relação à distância. Jacob, um americano, e Anna, uma inglesa, se conhecem nos Estados Unidos. Contudo, Anna acabou por ter o visto expirado e é obrigada a voltar para casa. A partir daí, o que poderia ser agradável acaba gerando vários conflitos, como:

Horários

O fuso-horário de cada país é diferente e ambos sentem esse impacto. Isso acaba por mudar a forma como a relação sucede, tendo que estabelecer horários para a comunicação. Como resultado, o casal entra em uma rotina cansativa e desgastante. Precisam abrir mãos de algumas coisas para se manterem juntos via dispositivos.

Ciúmes

Evidentemente, um dos pares sempre quer manter o parceiro por perto. Quando se está longe, isso acaba potencializado, visto que não há contato físico entre eles. Os indivíduos não sabem onde o parceiro está e com quem está e isso acaba por afetar a relação. O ciúme predomina e se descontrolado acaba envenenando o relacionamento.

Rotinas

Jacob e Anna, assim como tantos outros casais, possuem rotinas bastante diferentes. Ainda que entendam, ambos sentem como isso afeta uma relação onde o contato físico sequer existe. Mesmo que tentem convergir isso, podem acabar cansados.

Ponte aérea

Protagonizado por Letícia Collin e Caio Blat, o longa brasileiro chama atenção por sua visão poética de uma relação. Durante um pouso de emergência em Belo Horizonte, os passageiros de um voo precisam pernoitar no aeroporto. Nesse caminho, Bruno e Amanda, Caio e Letícia respectivamente, se conhecem e se envolvem.

A proposta do filme vai além da distância física, retratando o mundo dos dois. As disparidades começam na profissão e estilo de vida de cada um, sendo uma empresária atarefada e um artista sem compromisso. O longa mostra como esse contato vai de cima para baixo em suas infinitas oscilações. É um projeto bastante delicado e poético.

Amor em pedaços

A obra retrata uma jovem americana, Sun, que conhece Lucas, um estudante espanhol. Durante um programa de intercâmbio, ambos acabam se encontrando e se relacionando com mais frequência. A amizade atinge um potencial de romance e os dois decidem ficar juntos. Contudo, há um problema: em 13 meses, o casal precisa se separar graças ao término do intercâmbio.

O longa foi produzido de forma independente como parte de um projeto de estudantes de cinema. Cada um ficou responsável por dirigir a passagem de um mês dentro do longa. Apesar de parecer algo caótico, a proposta funcionou muito bem e conseguiram um resultado primoroso.

A ousadia e os diferentes pontos de vista dos diretores diferenciam a narrativa da história de tantos outros filmes sobre amor à distância.

10.000 Km

Construindo em apenas dois cenários, 10.000 km mostra a história do consolidado casal Alex e Sergi, vividos por Natalia Tena e David Verdaguer. São o típico casal onde a experiência de sete anos ajuda a conduzir bem a relação dos dois fisicamente. Entretanto, Alex recebe uma proposta de emprego e vai morar em Los Angeles enquanto Sergi continua em Barcelona.

Ambos conduzem a relação como podem, trocando informações diariamente sobre suas rotinas. A simplicidade do filme aborda alguns aspectos interessantes:

Rotina

Para compartilhar suas experiências com o namorado, Alex decide mostrar sua rotina por meio do Google Street View. É uma forma que ela encontra de se aproximar do namorado, contando sobre os lugares que passa. Com isso, também notamos uma estratégia para aliviar a desconfiança que surge entre eles.

Carência

Sergi, bem mais que Alex, demonstra uma dificuldade em lidar com a distância. Remetemos isso às relações que acontecem no mundo real. Acostumados a ter contato diariamente, muitos casais estranham quando estão longe por muito tempo. Ademais, acaba por enfraquecer um pouco o laço entre eles.

Leia Também:  12 filmes sobre Amor Próprio: assista e inspire-se

Mensagem instantânea

Os filmes sobre amor à distância trabalham bem o gênero de comédia romântica e com Mensagem instantânea não muda. Na trama, Gina e Seth acabam se tornando amigos de correspondência. Durante 13 anos, continuaram nesse caminho, ainda que nunca se viram. O problema começa porque ambos colocaram outras fotos nas cartas ao invés das deles.

Mensagem instantânea mostra como muitos relacionamentos acontecem atualmente. Muitas pessoas começam uma relação via internet, por exemplo, e acabam omitindo algumas informações. Não é estranho que muitos criem um perfil falso para poder conquistar uma pessoa. Sem o cuidado, acaba decepcionando o outro e a si também.

Mensagem para você

Por fim, para encerrar a lista de filmes sobre amor à distância, temos Mensagem para você. Estrelado por Meg Ryan e Tom Hanks, a história aborda como duas pessoas desconhecidas e casadas resolvem se relacionar com estranhos por mensagens.

Se pela internet isso parece maravilhoso, na realidade é o contrário. Isso porque a personagem de Meg nem imagina que o novo concorrente da sua loja é o próprio Joe. A dinâmica humorada nos faz refletir sobre como nos sentimos à vontade com um estranho quando o assunto é internet.

Considerações finais: Filmes sobre amor à distância

Os filmes sobre amor à distância trabalham uma reflexão profunda a respeito da realidade. Por meio deles, conseguimos nos enxergar e valer algumas discussões que deixamos de lado. Afinal, você seria capaz de conduzir bem o seu relacionamento se o parceiro fosse morar longe?

Ao fim, aproveite bem o entretenimento. É uma excelente forma de se unir com o companheiro que está longe no momento. Aproveitem e fiquem juntos, mesmo que à distância.

Aproveite que chegou até aqui e garanta a sua vaga em nosso curso de Psicanálise Clínica. Com a ajuda da ferramenta, poderá avaliar melhor quais diretrizes estão sendo tomadas em sua relação. Isso vai permitir que melhore e muito o seu relacionamento a dois.

Como as aulas são online, não precisa se preocupar com chamadas presenciais. Você estuda quando e onde achar melhor, sempre que quiser. Com as nossas apostilas mais completas do mercado, você não perde nada e ainda aprende no seu tempo. Além disso, professores capacitados se encarregam de ter ajudar.

Entre já em contato conosco e inicie o seu curso de Psicanálise! Ah, e não esqueça de conseguir seus filmes na Netflix ou qualquer outro dispositivo de streaming! Acompanhado ou sozinho, com certeza vai se divertir e refletir muito ao assistir os filmes sobre amor à distância que indicamos!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *