7 top filmes sobre empreendedorismo para se inspirar

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Esse artigo traz a você a nossa seleção com os melhores filmes de empreendedorismo já lançados no cinema. Afinal, o empreendedorismo é um assunto que está muito em pauta atualmente. Nunca se falou tanto sobre o assunto e nunca se quis tanto ser um empreendedor.

No entanto, às vezes, não sabemos como começar a empreender e/ou estamos desmotivados. Por essa razão, essa lista tem o objetivo de ajudar você a ampliar seu conhecimento sobre filmes que podem te inspirar.

Antes de falarmos sobre nossa seleção de filmes sobre empreendedorismo, vamos falar um pouco sobre o que é empreender. Ademais, abordaremos quais são as características de um bom empreendedor.

O que é empreendedorismo

O empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades. A partir disso, uma pessoa empreendedora é capaz de desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. O que será desenvolvido pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento.

No entanto, seja o que for, esses desenvolvimentos devem gerar mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Além disso, os estudiosos dizem que o empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Nesse contexto, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. Por exemplo, pode ser quem faz a introdução de um novo bem, método de produção ou comercialização e abertura de novos mercados.

Muita gente também associa o empreendedor com quem começa algo novo, que enxerga o que ninguém viu até o momento. Ou seja, é também a pessoa que sai da sua zona de conforto para construir algo novo, um realizador.

Características de um bom empreendedor

Em muitos dos filmes sobre empreendedorismo que selecionamos, você verá que ninguém nasce empreendedor. É apenas o contato social e estudos que favorecem talentos e características na personalidade de uma pessoa.

Assim, a partir disso, se forma um indivíduo empreendedor. Esse processo acontece ao longo da vida e influencia diretamente no nível de desenvolvimento da pessoa. Afinal, um empreendedor é um ser social.

Por essa razão, há algumas características que um empreendedor deve buscar desenvolver:

  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é importantíssimo para valorizar seus próprios talentos e, consequentemente, defender suas opiniões. Com isso desenvolvido, o empreendedor será capaz de se arriscar mais.
  • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem-sucedido. Essa característica não impede que a pessoa seja cautelosa e precavida. Ela simplesmente reconhece que a possibilidade de falhar existe e não fica petrificada diante disso.
  • Otimismo: O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final. No entanto, sua postura não se trata de esperar; ele trabalha para conquistar seus objetivos porque acredita em si mesmo.
  • Persistência e resiliência: Através da motivação, convicção e entusiasmo, o empreendedor pode resistir a todos os obstáculos. Ele segue até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Não desiste facilmente, mas supera desafios e persiste em seu trabalho até o fim.

Filmes para se inspirar

Agora que já vimos as características do empreendedorismo, vamos falar sobre filmes sobre empreendedorismo que irão te inspirar:

O Lobo de Wall Street (2013)

Começaremos com O Lobo de Wall Street, de 2013. Esse filme não apresenta o que se espera de um empreendedor, no sentido de conduta. Porém, esse filme pode apresentar muitas lições.

Leia Também:  Mogli: Uma análise psicanalítica do filme

Esse filme é ambientado no universo polêmico da bolsa de valores. Conta a história do corretor de ações Jordan Belfort, que é interpretado por Leonardo DiCaprio. Esse corretor ficou rico e depois foi preso por acusações de fraude e outros crimes de colarinho branco.

Ao final do filme, podemos aprender lições de como lidar com situações difíceis. Principalmente quando elas envolvem investidores, o que é muito interessante para empreendedores principiantes.

Jobs (2013)

Esse filme é estrelado por Ashton Kutcher e conta a história de quando, em 1976, Steve Jobs abandonou a faculdade. Depois disso, ele se juntou com seu amigo Steve Wozniak e iniciou uma revolução nos computadores. Afinal, eles inventaram o Apple 1, o primeiro computador pessoal.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

O filme é inspirador. Não teria como ser outra coisa, já que Jobs é um grande empreendedor e é conhecido mundialmente. Em sua história fica evidente o quando ele é movido por paixão. Ele, na vida real, era a essência do seu negócio e pode ensinar a muitos como empreender na sua paixão.

Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Este longa é baseado na história real de Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence. O filme traz a história de uma mulher criativa que em meio a um caos familiar consegue estruturar seu negócio. Durante o filme, a personagem é sabotada dentro de sua casa pela sua própria família. Mesmo assim, ela conseguiu criar um império. Esse filme ensina os empreendedores lições de superação e força para não desistir dos seus sonhos.

Ademais, é muito bom ver histórias reais de grandes mulheres empreendedoras.

Walt antes do Mickey (2015)

Walt Disney teve um longo caminho pela frente antes de transformar a Disney no que conhecemos hoje. No filme, se conhece a história desse homem que criou esse mundo de fantasia que conhecemos. A trajetória dele é cheia de altos e baixos, assim como a de todos. Porém, sua história deixa a mensagem de que com muita dedicação e esforço se pode trabalhar com aquilo que ama.

A rede social (2010)

O filme de 2010 conta a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. Ele é interpretado por Jesse Eisenberg e mostra a criação da rede dentro da universidade de Harvard, em 2003. Essa criação fez com que em seis anos Mark Zuckerberg se tornasse o mais jovem bilionário da história.

O longa pode mostrar vários pontos envolvidos na criação de um negócio: aborda desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado. Ademais, aborda as desavenças entre os envolvidos no lançamento de um empreendimento, e isso pode inspirar você. Além disso, se pode entender como a rede social foi idealizada e como ela funciona.

Chef (2014)

O filme Chef conta a trajetória de superação do chef Carl Casper. Depois de perder seu emprego, o mesmo abre um foodtruck. O filme é dirigido por Jon Favreau, que também interpreta o papel principal. Além disso, o longa conta com um elenco de peso, como Scarlett Johansson e Robert Downey Jr.

O longa pode ser considerado uma grande lição. Ele nos mostra que os caminhos para o sucesso podem ser tortuosos. No entanto, podem ser trilhados com felicidade e esperança.

Coco, antes de Chanel (2008)

Para finalizar essa lista nós traremos mais um filmes de empreendedorismo sobre mulheres.

Leia Também:  História Infantil: 5 fábulas inteligentes para seu filho

Nesse filme, você vai conhecer a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda. Ela, diferente das mulheres do seu tempo, passou a se vestir com roupas de homens. Para isso, ela deixou de lado todos aqueles adereços espalhafatosos que as mulheres vestiam.

Essa atitude chamou a atenção da sociedade. Com pedidos de encomendas, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida. Dessa forma, ela começou a montar seu império da moda.

O filme da Coco nos ensina a persistir, ter coragem e não seguir padrões estabelecidos na hora de empreender. Certamente são lições valiosas, não é?

Comentários finais: filmes sobre empreendedorismo

Há muito filmes de empreendedorismo fazendo sucesso por aí, mas acreditamos que esses vão te inspirar muito. Para saber como a Psicanálise pode te ajudar a ser um profissional mais completo – estando na área do empreendedorismo ou não -, te convidamos a fazer o nosso curso. Trata-se de uma formação em psicanálise clínica 100% online, completa, e que certifica você a clinicar como psicanalista. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =