Resumo dos 9 principais livros de Flávio Gikovate

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Há certos escritores que nos marcam muito! Quem não tem um autor cuja lista de compras no mercado parece interessante? Esses são autores tão profissionais que tem o poder de acrescentar muito no nosso desenvolvimento. Nesse contexto, para nós, Flávio Gikovate é um desses autores.

Por esse motivo, fizemos os resumos dos melhores livros desse autor e, através dos resumos de cada um, você verá o porquê de gostarmos tanto dele. Porém, antes de compartilharmos essa lista incrível, achamos importante falar um pouco sobre quem é Flávio Gikovate.

Quem é Flávio Gikovate

Biografia

Flávio Gikovate nasceu em São Paulo no dia 11 de janeiro de 1943. Ele foi um médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro. Sua formação se deu pela Universidade de São Paulo, a USP, em 1966, onde ele se formou inicialmente como psicoterapeuta. Assim sendo, percebe-se que, desde o início da carreira, dedicou-se às técnicas breves de psicoterapia.

Segundo o próprio autor, dois motivos combinados o motivaram a escolher a psiquiatria como especialização: um pessoal (ele ter sido um obeso tímido) e um familiar (seu pai era médico e a mãe dele sofria de depressão).

Obra

No ano de 1970, Flávio foi assistente clínico no Institute of Psychiatry da Universidade de Londres. Durante os último 30 anos de sua vida, ele escreveu 25 livros sobre problemas relacionados como: vida social, afetiva, sexual e os reflexos desses temas na sociedade. Ademais, para além das edições em português, ele ainda lançou livros em espanhol.

Ademais, ele colaborava regularmente com vários periódicos de grande circulação. Também manteve uma coluna semanal sobre comportamento no jornal Folha de S. Paulo. Alguns de seus textos também ganharam desataque de uma página na revista mensal Claudia.

Um outro trabalho dele era um programa de rádio semanal chamado No Divã do Gikovate na CBN. Fora isso, ele frequentemente participava, como convidado, de programas de televisão. Assim sendo, fica evidente que ele era uma pessoa extremamente ativa e produtiva, contribuindo com a sociedade de várias maneiras.

Givotake ainda chegou a coordenar outros programas de TV, em que contribuía com consideração psicológicas sobre temas específicos. O autor também foi conferencista e até fez participações em novelas! Dá para acreditar nessa atividade toda?

No entanto, após uma longa e próspera vida, Givontake morreu em 13 de outubro de 2016, aos 73 anos, no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Sua morte foi em decorrência de um câncer que havia sido diagnosticado em fevereiro daquele ano.

Agora que conhecemos um pouco da história desse grande psiquiatra, vamos falar sobre seus livros. Eles podem ser encontrados em várias livrarias e sebos físicos ou digitais!

Resumo dos 9 principais livros

Sexo (2010)

Nesse livro, Flávio Gikovate Afirma que sexo e amor são dois impulsos distintos. Dessa forma, ele sublinha a associação entre sexualidade e agressividade. Aqui ele também mostra que desejo e excitação são bem distintos: o primeiro é elitista, baseado na sociedade de consumo; a segunda constitui um prazer democrático.

Nesse contexto, a partir disso, ele propõe a louvação atual do desejo. Assim sendo, ele se mostra a serviço da preservação do egoísmo e da imaturidade emocional.

Editora: MG Editores

Nós, os Humanos (2009)

Nesta obra, há a exposição de uma visão tridimensional do homem: um ser em suas peculiaridades biológicas, psicológicas e sociais. Assim, a partir disso, o autor estuda as relações entre amor, sexualidade, vaidade e vícios, mostrando como a razão interfere nos processos sentimentais.

Editora: MG Editores (2009)

Uma Nova Visão do Amor

Para Flávio Gikovate, era muito importante falar sobre novas formas de relacionamento. Ele tinha a consciência de que somos seres plenos e não apenas metades em busca de complemento. Assim, com base nisso, essa obra permite rever conceitos e aprofundar o tema a partir de várias questões.

Editora: MG Editores

Os Sentidos da Vida (2009)

Nessa obra, Flávio Gikovate analisa as dificuldades que enfrentamos durante nossas vidas. Desde o nascimento, o esforço de conviver com a dor e o prazer. Tudo isso sendo inerente à nossa existência. E mais, só poderemos desenvolver o aprendizado da sabedoria na resolução dos conflitos. Ou seja, quando conseguirmos uma adequada relação entre sonho e realidade, sem desconsiderar ou superestimar os obstáculos.

Editora: Moderna Editora


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Drogas – A Melhor Experiência é Não Usá-las (2009)

Este é um livro que busca analisar a crise da adolescência. Assim, para isso, ele aborda as tensões familiares, os desacertos da educação, a atração dos jovens por grupos. Além disso, ele fala sobre os conflitos entre dependência e independência e o estímulo da propaganda e a sociedade de consumo. Dessa forma, ele expõe todo o entorno que pode favorecer as experiências com drogas.

Editora: Moderna Editora

Dá Para Ser Feliz… Apesar do Medo (2007)

Neste livro, Flávio Gikovate questiona em que consiste a felicidade. Ele nos instiga a nos perguntarmos o motivo de termos tanta dificuldade em reconhecê-la. Será que nossa infelicidade está embutida em um ser que está internamente em cada um de nós? Contudo, caso esse ser exista, será que podemos eliminá-lo?

Nesse contexto, ele considera os principais aspectos da vida, falando sobre padrões de felicidade alcançáveis. Na obra, suas conclusões indicam requisitos básicos para lidar com o medo da felicidade. Ademais, para ele, esse medo aponta como o grande vilão da história.

Editora: MG Editores

A Liberdade Possível (2006)

Você já se questionou o que significa liberdade? Trata-se de um termo muito idealizado e vago. Consequentemente, ele nos parece, muitas vezes, inatingível. Ademais, ele tem inúmeros conceitos e varia conforme a época, a pessoa, o momento da vida.

É sobre esse tema que Flávio Gikovate discorre no livro. Considerando sua vasta trajetória de pesquisa sobre o tema, ele discute o assunto com extrema maturidade. Para ele, liberdade é fundamentalmente um processo de autoconhecimento.

Editora: MG Editores

Ensaios sobre o Amor e a Solidão (2005)

Como dissemos, as formas de amor são um tema de interesse de Flávio Gikovate. Assim, neste livro, ele aprofunda-se no tema. Para isso, ele mostra suas diferentes roupagens/níveis e como lidar com cada uma delas.

Dentro do tema, ele também fala sobre o problema que aflige até os relacionamentos amorosos mais plenos: a possessividade. Porém, não é apenas uma análise e uma crítica. Ele vai além. Ele propõe uma nova forma de aliança íntima, inspirada na amizade profunda.

Editora: MG Editores

A Arte de Educar (2002)

Essa obra foi feita para educadores comprometidos com a responsabilidade de ajudar crianças e jovens. Tudo isso visando ao objetivo de que eles se tornem cidadãos felizes e responsáveis. Contudo, as instruções são dadas a partir de orientações precisas. Dessa forma, esse livro é destinado a ser um companheiro inseparável de todo educador comprometido.

Editora: MG Editores

Comentários finais sobre os livros de Flávio Gikovate

Flávio Gikovate foi um grande psiquiatra e escritor. Suas obras sempre nos podem ensinar mais sobre temas tão importantes. Nesse contexto, seu trabalho nos mostra como a psiquiatria é fundamental para entendermos o ser humano e o mundo.

Pensando nisso, te indicamos nosso curso de Psicanálise Clínica. Trata-se de um curso 100% online e com início imediato. Nele você conhecerá autores renomados, tais quais Flávio Gikovate, além de obras indispensáveis e aprofundamento em teorias. Tudo isso para que você cresça em conhecimento e na sua profissão. Por fim, não perca essa oportunidade e matricule-se!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =