frases de depressão

Frases de depressão pós parto: 15 mensagens

Posted on Posted in Comportamento

Hoje trouxemos frases de depressão pós parto para você que está passando por um momento delicado.
Como sabemos, a gravidez pode ser um momento de alegria mas também de estresse. A pesquisa sugere que cerca de 7% das mulheres grávidas sofrem de depressão durante a gravidez. As taxas podem ser mais altas em países de renda baixa e média.

Maternidade e depressão

A depressão, é um transtorno de humor que causa uma sensação persistente de tristeza e perda de interesse, é o transtorno de humor mais comum na população em geral. A condição ocorre duas vezes mais em mulheres do que em homens, com o início da depressão atingindo seu pico durante os anos reprodutivos da mulher.

Por que a depressão geralmente não é reconhecida durante a gravidez?

Alguns sintomas de depressão, incluindo alterações no sono, nível de energia, apetite e libido, são semelhantes aos sintomas da gravidez. Como resultado, você ou seu médico podem atribuir esses sintomas à sua gravidez em vez de à depressão.

As mulheres também podem relutar em falar com seus profissionais de saúde sobre as mudanças de humor durante a gravidez, devido ao estigma associado à depressão. Também há uma tendência de se concentrar mais na saúde física da mulher durante a gravidez do que na saúde mental.

Por que é importante tratar a depressão durante a gravidez?

Se você está deprimida e não é tratada, pode não obter o cuidado pré-natal ideal, pode não incorporar os alimentos saudáveis de que seu bebê precisa ou pode não ter energia para cuidar de si mesma.

Ao mesmo tempo, você corre um risco maior de sofrer de depressão pós-parto e de ter problemas para se relacionar com seu bebê. Dependendo da gravidade da depressão, as opções de tratamento podem incluir psicoterapia ou antidepressivos e psicoterapia.

Depressão na gravidez frases

Só porque você não entende a depressão, não significa que não possa apoiar aqueles que sofrem dela. Na verdade, saber que tem o apoio de quem o ama é uma das peças-chave para começar a sair desse buraco negro. Estas são algumas das mensagens que você pode dizer a uma mãe com depressão .

Você não está sozinho

Para mim, este é um dos mais importantes e úteis. Quando você tem depressão, pode sentir que o mundo está se apoderando de você, que todas as opções estão fechadas para você e que não há ninguém no mundo que possa ajudá-lo. Mas existe, só precisamos ser lembrados.

Eu estou com você para o que você precisar

O que uma pessoa com depressão precisa? A realidade é que cada um vive diferente, mas mostrar disposição para ajudar no que for necessário para a superação ajuda-nos a pensar no que devemos fazer e a pedir ajuda para o conseguirmos.

Vamos resolver isso juntos

A chave é “vamos” e “juntos”. A depressão nos torna solitários, nos faz sentir abandonados e que ninguém nos entende.

Leia Também:  Lei da Atração no amor: guia resumido

Provavelmente ninguém o fará, especialmente se nunca tiver estado deprimido. Mas saber que estamos acompanhados, saber que alguém lutará incondicionalmente ao nosso lado mesmo que não saiba ao certo o que está acontecendo, é realmente motivador.

Como posso te ajudar?

Esta é uma maneira muito respeitosa e atenciosa de mostrar a alguém com depressão que você está genuinamente interessado em ajudá-lo a superá-la. Talvez no começo seja difícil ouvir algo específico, mas como eu disse, aos poucos isso irá progredir.

Não diga nada e apenas acompanhe

Às vezes, você não tem vontade de falar, não quer ajuda ou não está pronto para falar sobre sua depressão. O melhor que podemos fazer nesses casos é não pressionar a pessoa a dizer o que está acontecendo.

Vamos acompanhá-la, e quando ela estiver pronta, ela nos dirá como ajudá-la. Muitas vezes, a mera presença de alguém que nos ama é o que é preciso para não nos sentirmos perdidos.

Frases de depressão pós parto

“Ter um filho exige muito da mãe. É tudo novo, muita responsabilidade, noites mal dormidas. É normal que ela se sinta cansada. Mas cuidado. Note se a mulher não está com sentimentos extremos de tristeza, até mesmo não se dedicando muito ao bebê. Ela pode estar com depressão pós-parto, e precisará de ajuda médica.” ― Mensagens com amor

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    “O primeiro passo para superar a depressão pós-parto é admitir que a tem. O passo seguinte é procurar por ajuda especializada. O tempo de cura vai depender do estágio em que está e do tratamento proposto pelo médico ser seguido.” ― Mensagens com amor

    “Quantas vezes falamos que está tudo bem só pra sermos aceitos? Mas não esta, e sabemos disso…” ― Valdir Venturi

    “Um depressivo é um herói que vence todos os dias, uma multidão de monstros gerados pelos seus próprios pensamentos.” ― Marcondes Pereira da Silva de Mesquita (MarcondesArucuol)

    “A depressão pós-parto não é algo que some sozinha, precisa de tratamento. A pessoa que sofre com ela precisa de ajuda profissional e também de apoio dos amigos e familiares. Não feche os olhos para o problema.” ― Mundo das mensagens

    “Todo escritor sofre de depressão pós-parto e enxerga na sua criança um monstro desforme, até que esteja convencido por muitas línguas de que ela possa ser mais linda e encantadora do que ousou admitir e perceber.” ― Argeu Ribeiro

    “Saiba, mamãe, que você não está sozinha. Muitas mulheres sofrem com a depressão pós-parto, e vai ficar tudo bem. Não tenha medo de pedir ajuda, tanto das pessoas que ama, quanto de médicos. Você pode e vai superar isso.” ― Mensagens com amor

    “Não se sabe o que exatamente causa a depressão pós-parto, mas é um conjunto de fatores físicos e emocionais. Mudanças hormonais, privação do sono, problemas emocionais, tudo isso pode desencadear a DPP. Procure por ajuda.” ― Mensagens com amor

    “Os sintomas mais comuns da depressão pós-parto são: sentir-se deprimida, alterações severas de humor, choro excessivo, dificuldade de conectar-se com o bebê e afastar-se das pessoas que ama, entre outros. Saiba identificar os sintomas em si mesma ou naquela nova mamãe que está próxima a você.”
    ― Mensagens com amor

    Considerações finais sobre depressão pós parto

    Afinal, há muito o que entender, falar e continuar pesquisando sobre depressão. Não é um assunto fácil, nem simples de lidar. É preciso muita paciência, muito amor e muita compreensão.

    Leia Também:  Ficar na defensiva: como entender em psicanálise

    Vamos sempre fazer todo o possível para que as mães com depressão se sintam acompanhadas e amadas, mesmo que não entendamos com clareza o que se passa em suas cabeças.

    Por fim, compartilhe essas frases de depressão pós parto para uma mãe. E se inscreva em nosso curso online de psicanálise clínica para aprimorar o seu conhecimento e navegar nesse mundo incrível que é o da psicanalise. Assim, juntos poderemos ajudar milhares de pessoas espalhando nosso conhecimento e aprendizado.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *