onde fazer teste de inteligência

Teste de Inteligência: o que é, onde fazer?

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

O teste de inteligência é a avaliação de certos conhecimentos, habilidades ou funções. Por isso, o conceito está vinculado a avaliações e exames. Esse tipo de teste é conhecido, também, com teste de QI.

Ele tenta medir a inteligência, por meio de uma estimativa de medição do QI. Além disso, a noção de inteligência é sobre o saber escolher as melhores opções para resolver um problema. Por isso, está relacionado à capacidade de assimilar, compreender e elaborar informações para utilizá-las de forma mais certa.

Tipos de inteligência

Tem diferentes tipos de inteligência, como:

  • a psicológica;
  • a  biológica;
  • e a operacional.

Por isso, os especialistas fizeram diferentes tipos de testes de inteligência. Com a intenção de medir os vários aspectos dela.

Sobre o cociente intelectual, ele é um número que permite qualificar as habilidades cognitivas de uma pessoa em relação à sua idade.

Tem vários testes de inteligência que podemos encontrar para medir o QI e são constituídos por uma série de exercícios e testes que servem para o estabelecer.

Saiba mais

Podemos determinar que, muitas vezes, as atividades que fazem parte daquelas são as de compreensão verbal e memória de figuras. E não só isso, mas também semelhanças, cubos, montagem de objetos ou complementos de imagens.

Tudo isso sem esquecer tantas outras atividades. E elas que tratam da matemática, do vocabulário, dos códigos ou da classificação de imagens.

Um conjunto muito grande de exercícios vão garantir que o profissional que os fazem, uma vez analisados os resultados, estabeleça um QI. Digamos de maneira geral, mas também um QI mais específico, como o verbal.

Fazer o teste do QI

Para fazer este estabelecimento do QI, você deve estudar os resultados mencionados e também fazer algumas notas graças à ajuda inestimável de uma ponderação deles e uma série de tabelas escalonadas.

O QI médio de uma faixa etária é 100: se uma pessoa tem um QI mais alto, está acima da média. Muitas vezes, o desvio normal nos resultados dos testes de inteligência é considerado 15 ou 16 pontos. As pessoas que estão acima de 98% da população são consideradas superdotadas.

Teste de inteligência mais conhecido

Entre os testes de inteligência mais conhecido está, por exemplo, o WAIS (Wechsler Adults Intelligence Scale). Em 1939, David Wechsler fez o mesmo que é usado para calcular o citado cociente entre a população adulta.

Os testes de inteligência apresentam uma série de exercícios que devem ser resolvidos no menor tempo possível. De acordo com as respostas positivas dadas pela pessoa, tem-se um resultado mais ou menos que mede o seu QI

Os diferentes tipos de testes de inteligência

Tem diferentes formas de classificar os testes de inteligência, mas na maioria das vezes, podem ser:

Teste de conhecimento adquirido

Esse tipo de teste mede o grau de aquisição de conhecimento em uma determinada área. Na escola, eles servem para saber se os alunos aprenderam a matéria.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Outro exemplo, pode ser um teste de habilidades administrativas. Ele é feito para se qualificar para um emprego.

    No entanto, o valor desses testes ao medir a inteligência pode ser diferente. Além disso,  a inteligência não é como uma habilidade, mas conhecimento que já se tinham antes.

    Leia Também:  Skinner: teoria da mente e aprendizagem

    Teste de inteligência verbal

    Com esse tipo de teste, a capacidade de entender, usar e aprender a linguagem é avaliada. Por conta das habilidades verbais necessárias para se comunicar e viver em comunidade.

    Teste de inteligência numérica

    Esses testes medem a capacidade de resolver questões numéricas. São apresentados diversos itens como cálculo, série numérica ou questões de matemática.

    Teste de Inteligência Lógica

    Esse tipo de teste avalia a capacidade de raciocínio lógico. Por isso, a capacidade de lógica da pessoa é a principal parte dos testes de inteligência.

    Pois, serve para avaliar a capacidade de fazer operações abstratas nas quais a correção ou incorreção do pensamento. Está presente tanto em seu conteúdo quanto na forma como se ajustam e como estão relacionados.

    Tipos de testes de inteligência: pessoal X grupo

    Além desses tipos de testes, tem outros testes que medem diferentes tipos de inteligência. Como, por exemplo, a inteligência emocional. E estão classificados como: testes pessoais ou testes em grupo.

    Estudo da inteligência

    A inteligência é um dos temas de mais interesse para os psicólogos. E que foi um dos motivos pelos quais a psicologia começou a se popularizar. Além disso, o conceito é muito abstrato e, muitas das vezes, tem causado grande debate entre os diferentes especialistas.

    Pode-se dizer que inteligência é a capacidade de escolher. Tendo várias possibilidades, escolher a opção mais certa para a resolução de um problema. Ou ainda, para uma melhor adaptação a uma situação.

    Para isso, a pessoa inteligente toma decisões, reflete, examina, deduz e revê. Além disso, ela tem informações e responde de acordo com a lógica.

    Alguns tipos de testes de inteligência

    Tem diferentes tipos de inteligência e o mesmo acontece com os testes de inteligência. O “Fator G” é a medição do que nós sabemos. Além disso, já há outros diferentes tipos de inteligência medidos como a inteligência lógico-matemática, inteligência espacial e inteligência linguística .

    O primeiro teste de inteligência: teste Binet-Simon

    O primeiro teste de inteligência é do Alfred Binet (1857-1911) e do Théodore Simon. Os dois são franceses. Com este primeiro teste de inteligência, procurou-se estabelecer a inteligência das pessoas. Que apresentavam dificuldade intelectual, em comparação com o resto da população.

    A idade mental é norma para esses grupos. Além disso, se a pontuação do teste determinou que a idade mental é menor que a idade normal, isso significava que havia atraso mental.

    Considerações finais

    Por isso, é muito interessante estudar a nossa inteligência. Além disso, hoje nos interessa saber o cociente intelectual de cada um e qual é o nível de inteligência temos. Mas nós realmente sabemos o que é ser inteligente? Conhecemos os principais testes que a medem?

    Por fim, saiba mais sobre o nosso curso online de psicanálise clínica.E então, aproveite de todos os conteúdos semelhante a este artigo de teste de inteligência. Além disso, o curso te dá todo o preparo necessário para compreender as coisas mais importantes desta área.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    8 + onze =