20 grandes frases de felicidade

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Frases de felicidade podem nos ajudar a ter ânimo e coragem para seguirmos em frente, não é mesmo? Pois saiba que há muitos pensadores que deixaram para nós frases incríveis sobre o que é a felicidade. Além disso, encontramos outras frases pela internet que não tem um autor especificado, mas elas nos inspiram também.

No artigo de hoje, trazemos um alista com várias frases de felicidade para que você termine essa semana motivado e feliz. Contudo, antes disso, vamos entender o que significa a felicidade. Dessa forma, você terá uma ideia mais clara a respeito do sentimento associado a cada uma das citações que traremos mais abaixo.

Felicidade segundo o dicionário

Vamos começar pelo significado que encontramos no dicionário. Essa palavra é um substantivo feminino de origem na palavra latina felicitas.atis. Dentre as suas definições vemos:

  • sensação real de satisfação plena;
  • um estado de contentamento;
  • a condição da pessoa feliz;
  • um estado de quem tem boa sorte;
  • a circunstância ou situação em que há sucesso.

Dentre os sinônimos de Felicidade estão: fortuna, ventura, satisfação, contentamento. Já entre os antônimos podemos ver: infortúnio, fracasso, insucesso, desgraça.

Conceito de felicidade

Quando pensamos no conceito de felicidade, vemos que ele é um estado durável de plenitude e satisfação. É estar em equilíbrio mental e físico, além de conseguir transformar sentimentos e emoções ruins em boas.

Além disso, podemos relacionar a felicidade com bem-estar espiritual e paz interior. E há muitos estudos sobre ela. E, consequentemente, há diversas visões sobre o que ela é. Por exemplo, há abordagens por parte de religiões, da psicologia e da filosofia. Isso acontece dado que há uma necessidade por parte do ser humano de entender e definir a origem da felicidade. Assim, busca-se alcançar uma felicidade plena.

20 grandes frases de felicidade

Agora que o conceito já está mais claro, nós traremos uma lista com algumas frases que podem te motivar. No entanto, não adianta apenas ler as frases. É preciso pô-las em prática, lembrar delas durante o dia e, até, passá-las adiante. Isso para que o ensinamento seja absorvido.

1. “A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos” – Arthur Schopenhauer

Muitas vezes nós nos focamos nas coisas materiais, como quanto dinheiro e coisas temos. Contudo, Schopenhauer vem nos alertar que nossos olhos tem que estar no que trazemos em nossas cabeças. Assim, devemos focar nas nossas memórias, nos nossos sonhos, nas nossas conquistas.

2. Seu amor próprio define o quanto você se permite ser feliz.

Não podemos limitar nossa felicidade. Devemos ter coragem de buscar a felicidade e nosso amor próprio está ligado a isso.

3. Encontre a alegria na alegria dos outros.

Às vezes nós não conseguimos olhar para a felicidade do outro sem sentir inveja. A gente entende, algumas vezes é difícil. Contudo, nos sentirmos felizes com a felicidade dos outros é libertador. Não precisamos querer o que não é nosso, muito pelo contrário. Devemos nos alegrar e lutar pela nossa felicidade própria.

4. Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm.

A felicidade é mais do que situações concretas. Todos nós já a experimentamos e podemos experimentá-la. Porém, ficar buscando um momento especial pode nos fazer ficar cego para momentos onde ela nos encontra.

5. “Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará” – Epicteto

Essa é uma das frases de felicidade que se relaciona com outras. Acabamos de falar que não adianta ficar procurando por um momento ou local em que a felicidade seja atingida de modo específico. Epicteto vem nos dizer o porquê: ela está dentro de nós. Ela está na nossa memória, nos nossos corações. Não é buscar nas coisas, nas pessoas, nas situações, mas naquilo que internalizamos.

6. A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é.

O amor é uma forma pura de felicidade. É aquele sentimento de completude que nos abraça e nos encoraja. E o amor nada tem a ver com aquilo que temos ou oferecemos aos outros. Amor é quando, mesmo diante dos nossos defeitos, a pessoa nos aceita, nos abraça e nos ama.

7. “Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade” – Bertrand Russell

Quantas vezes nós relacionamos a realizações dos nossos desejos com felicidade? E isso não é de todo errado. Afinal, a sensação de felicidade pode ser alcançada nesses momentos. Contudo, há felicidades momentâneas que nos afastam da felicidade plena. Algumas privações nos ajudam a crescer e alcançar algo maior.


Leia Também:  Neurociência: história e aplicações

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


8. “A felicidade não é um destino. É um método de vida” – Burton Hills

Novamente, essa frase se relaciona a anterior. Quando aprendemos a ver até o que é ruim como um aprendizado, esse caminho nos faz crescer. Nesse momento, o final não é tão importante quanto a soma de tudo que vivemos. É preciso fazer da jornada uma felicidade.

9. “A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar” – Margareth Lee Rimbeuk

A frase de Rimbeuk vem reafirmar o que acabamos de dizer.

10. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

A felicidade está ligada ao quanto podemos compartilhar o aprendizado que temos com os outros. Ensinar é isso.

11. “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade” – Carlos Drummond de Andrade

Como dissemos, a felicidade ultrapassa uma situação, uma coisa, uma pessoa. Assim, Drummond vem nos mostrar que a felicidade sem razão e a melhor felicidade, porque ela é espontânea, sincera.

12. “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente” – Érico Verissimo

Outro coisa que nos trás felicidade é se sentir útil. É sentir que fazemos a diferença no mundo.



13. “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira” – Leon Tolstói

E concepção de Tolstói tudo tem a ver com o que Veríssmo nos ensinou ali em cima. Você não acha?

14. “Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira” – Johann Goethe

Quando olhamos para cada minuto da vida com gratidão, além de extrairmos dali felicidade, a vida vale a pena. Goethe entendeu isso e nos mostra que é preciso viver intensamente.

15. “Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz” – Abraham Lincoln

Voltamos aqui com a importância da decisão. Precisamos valorizar os momentos, as experiências. A intensidade que atribuímos às coisas tem mais a ver conosco do que com elas.

16. “Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade” – Pearl S. Buck

Buck entendeu tudo o que viemos discutindo, não acha? Essa é uma das frases de felicidade mais profundas que encontramos.

17. “Uma alegria tumultuosa anuncia uma felicidade medíocre e breve” – Plutarco

Quando vivemos as nossas alegrias de modo tumultuado, agressivo e sem discernimento, a felicidade não real. Isso quer dizer que devemos viver as coisas com profundidade e, na medida do possível, racionalidade. Dessa forma, é só assim nós viveremos a felicidade com verdade.

18. “As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela” – Paolo Mantegazza

Essa frase de Mantefgazza tem tudo a ver com a de Drummond. A felicidade vai além do desejo.

19. “Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar” – Aristóteles

A felicidade engloba todas as áreas de nossa vida. Assim sendo, amemos então tudo o que fazemos, sentimos e experimentamos. Amemos o que fazemos e sejamos felizes em tudo isso.

20. “Abraça o que te faz sorrir” – Caio Fernando Abreu

Não desista daquilo que te deixa feliz, mesmo que seja difícil. Lembre-se, a felicidade é para os corajosos.

Conclusão

Esperamos que essas frases de felicidade te ajudem a enxergar a sua. Nem sempre é fácil ser feliz, mas vale a pena. Além disso, se você tem interesse de saber mais sobre a felicidade e como estimulá-la em si mesmo ou nos outros, te fazemos um convite. Conheça nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica. Com ele, você aprenderá muito mais sobre este sentimento, mas não só. Não deixe de conferir os nossos conteúdos!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =