20 frases de Osho para você se inspirar

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

As frases de Osho trazem ensinamentos importantes para nós até hoje. Essas frases realmente podem inspirar nossas vidas.

Rajnesesh Jain, ou Bragwan Shree Rajneesh é a personalidade conhecida como Osho. Ele nasceu em 1931 e morreu em 1990. Foi um líder espiritual indiano que defendia o amor e a liberdade. Através de seus ensinamentos, queria ajudas as pessoas a desenvolverem seu autoconhecimento através da meditação.

Suas reflexões são até hoje lembradas, e são importantes pra pensar sobre o mundo. Assim sendo, trouxemos para vocês 20 frases de Osho que podem nos ajudar a sermos melhores. Isso de modo geral, tendo em vista mais do que a meditação.

20 frases de Osho para refletir e aplicar

1. “Se você ama uma flor, não a colha. Porque se você o fizer ela morrerá e deixará de ser o que você ama. Então se você ama uma flor, deixe-a ser. O amor não se refere à posse. O amor se refere à apreciação”.

Osho ensina que o ato de amor é dar asas ao outro e não acorrentá-lo. Se nós limitarmos o outro e o submetermos a mudanças que queremos que ele faça, ele deixará de ser a pessoa por quem nos apaixonamos.

Assim, isso fará a pessoa perder sua essência e se transformar em um objeto de nossa imaginação. Por isso é importante que deixemos o outro ser quem ele é e respeitemos isso.

2. “Seja a pessoa que você é. Nunca tente ser outra, assim você poderá amadurecer. O amadurecimento é aceitar a responsabilidade de ser você mesmo, a qualquer custo”.

Para amadurecermos é preciso ser quem se é realmente, assim como é preciso deixar o outro ser.

Dessa forma, entenda que se submeter a padrões sociais e opiniões alheias não nos faz mais maduros. Maturidade nada tem a ver com aprovações e desejo de agradar aos outros. Ao contrário, ter maturidade é aceitar sua essência e ser responsável por si. É ser protagonista de sua vida e, sendo assim, responsável por seus atos e as consequências desses.

Quanto mais maduro, mais responsabilidade pelo futuro e por nossos erros nos somos. Contudo, isso só pode ser alcançado quando nos conhecemos e assumimos nossa identidade.

3. “Leva muito tempo para perceber que a felicidade e a infelicidade dependem de você, porque é muito confortável para o ego achar que os outros estão fazendo você infeliz.”

Como falamos em uma das frases de Osho anteriores, amadurecer requer responsabilidade. Essa responsabilidade é sair da posição de vítima e assumir que sua felicidade e infelicidade dependem de você. É lutar por isso por você.

4. “Desfrute! Se você não consegue desfrutar com seu trabalho, mude. Não espere!”

Em geral, vemos nas frases de Osho o quanto ele considera que o desfrute é fundamental para ter uma vida plena. Mas esse não é um desfrute superficial, e sim uma sensação vinda do interior. E, nessa frase, podemos ver como ele nos instiga a sair da zona de conforto. Se algo não te faz bem, mude isso.

5. “Esse é o singelo segredo da felicidade. Faça o que fizer, não deixe que o passado interfira, não deixe que o futuro incomode. Porque o passado já não existe, e o futuro ainda não chegou. Viver de memórias, viver na imaginação, é viver na não existência”.

Osho considera o agora um tema central nas suas reflexões. Só através do presente que poderemos viver intensamente. Nem o passado pode ser modificado, então não podemos deixa-lo nos acorrentar. Ademais, nem o futuro chegou, então não podemos viver dele. Dessa forma, só o hoje está em nossas mãos.

6. “Ninguém é superior, ninguém é inferior, mas ninguém é igual. As pessoas são únicas, incomparáveis. Você é você, eu sou eu. Eu tenho que contribuir para a minha vida potencial, você tem que contribuir para a sua vida potencial. Eu tenho que descobrir meu próprio ser; você tem que descobrir o seu próprio ser.”

Nós somos únicos e não podemos viver com referência a imagem do outro. Assim, precisamos explorar nosso potencial e para isso precisamos nos conectar ao nosso interior e nos aprofundar no nosso autoconhecimento. Só sendo o melhor possível é que poderemos oferecer aos outros e ao mundo o melhor.

7. “Você não está errado! O seu modelo, a maneira como você aprendeu a viver está errada. As motivações que aprendeu e aceitou como suas não são suas, não satisfazem o seu destino”.

Nas frases de Osho, vemos o ensinamento de que o caminho para a felicidade é a desconstrução. É preciso se libertar da culpa, da inflexibilidade e exigências que o mundo colocou em nós. É preciso sair dessa zona limitante e ser flexível, olhar o mundo de outra forma, outro ângulo.

Leia Também:  Ser impulsivo ou impulsiva: como identificar?

8. “O outro não o preenche. Preenchimento é interno.”

O mundo que vivemos ensina que precisamos de pessoas e coisas para nos encher. Precisamos encontrar a nossa alma gêmea para sermos completos. Para Osho, essa completude só vem do que está dentro de nós mesmos. Não se precisa do outro para sermos uma pessoa completa; nós precisamos de nós mesmos.

9. “Não conheço uma coragem maior do que a necessária para olhar para dentro de si mesmo”.

Osho sabia que o caminho do autoconhecimento é longo e doloroso. É difícil descobrir medos, preencher vazios, encarar os erros, iluminas os quartos escuros. Contudo, é preciso traçar esse caminho. E é preciso fazer isso com respeito a nossa história e aceitação de quem somos.

10. “A vida começa onde termina o medo”.

O medo nos rouba a vida e nos impede de dar passos de autoconhecimento de desenvolvimento. Assim sendo, precisamos dar passos além do medo para conseguir sairmos de nossas zonas de conforto e sermos felizes.

11. “Se você não puder apreciar a sua própria companhia, quem mais vai apreciá-la?”

Quantas vezes nos escondemos em relacionamentos, em festas, no barulho só para não ficarmos sozinhos? Porém, é preciso pensar no porquê de ser tão difícil nos amarmos sem intermédio de alguém ou algo. Quão difícil é nos elogiarmos por nós mesmos?

A máxima de que ninguém nos conhece melhor que nós mesmos é verdade. E isso pode nos fazer ver o que não é tão bom em nós, mas também que é preciso nos perdoarmos, nos entendermos. Só indo ao mais profundo de nossso ser e identidade é que poderemos amar e respeitar quem somos e, além disso, melhorar nossas falhas.

12. “Escute os sons da natureza e da mesma forma escute as pessoas. Escute sem impor coisa alguma ao que você está escutando – não julgue, pois no momento em que você julga, a escuta cessa.”

É preciso escutarmos realmente o que as pessoas tem a nos dizer. Devemos prestar atenção ao que é dito e sentir a mensagem que é transmitida. Contudo, essa mensagem precisa ser só oral:  os atos, os gestos, as ações… todas essas coisas falam. É preciso antes de julgar escutá-las.



13. “Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito.”

Envelhecer é muito mais do que a pele enrugar, o cabelo embranquecer. Envelhecer deve ser sinônimo de crescimento espiritual e de personalidade. É se preocupar muito mais com o invisível do que com o visível.

14. “Compartilhar é uma das maiores qualidades espirituais. O milagre é que quanto mais você compartilha sua felicidade, mais você tem.”

Quando compartilhamos a felicidade com alguém ela não nos é tirada, mas se multiplica. Isso porque o outro também se alegra. Assim, dividir algo com alguém é poder sair de si e alcançar o outro. Essa é uma atitude nobre e que só nos faz ser melhores.

15. “Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.”

Como já dissemos, você é único. Respeite sua história, respeite suas limitações, e se ame por inteiro.

16. “Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa penosa, mas é assim que a pessoa chega ao pico.”

Viver não é uma tarefa fácil, mas as dificuldades nos ajudam a nos desenvolver. Só com a superação que conseguiremos conquistas solidas e alcançaremos objetivos. As experiências precisam ser vividas integralmente, mesmo as suas partes mais difíceis. Afinal, “não é sobre o que está esperando do outro lado, mas sim a escalada”.

17. “Ficar louco de vez em quando é necessidade básica para permanecer são.”

Nem sempre podemos racionalizar todas as situações, todas as nossas atitudes. Muitas vezes, é preciso seguir nosso prazer e mergulhar de cabeça no que nos faz feliz. Nem sempre isso será algo encarado como o caminho mais certo, muitas vezes será uma loucura. Contudo, talvez, esse seja o verdadeiro caminho da felicidade.

18. “Em si, a vida é neutra. Nós a fazemos bela, nós a fazemos feia; a vida é a energia que trazemos a ela.”

Nas frases de Osho, também observamos o quanto nós somos responsáveis pela construção do mundo que nos rodeia. Precisamos assumir essa responsabilidade e lutarmos para como queremos que ela seja. No entanto, não é possível fazer isso sozinho. Por isso, devemos nos rodeas de energia positiva e transmitir isso com aqueles que queremos compartilhar esse mundo.

Leia Também:  Carta de apresentação: dicas para falar de si

19.“Só um cego pode definir facilmente o que é a luz. Quando você não sabe, você é ousado. A ignorância é sempre ousada; o conhecimento hesita. E quanto mais você sabe, mais você sente que o chão embaixo está se dissolvendo. Quanto mais você sabe, mais você se sente ignorante.”

Quanto mais buscamos conhecimento, mais vemos que somos seres pequenos diante um mundo tão vasto. Só quando encaramos com humildade isso é que poderemos crescer e alcançar o desenvolvimento.

20. “Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver.”

As expectativas são desejos baseados em nossas crenças, nossa imaginação. Quando criamos expectativas sobre coisas, pessoas, situações, nós nos frustramos. Afinal, não temos controle sobre o que que está fora. Viver constantemente frustrado nos afasta da felicidade. Só sabendo aceitar e respeitar o outro na sua individualidade e essência nos fará melhor e mais felizes.

Conclusão

Esperamos que essa lista com frases de Osho te inspirem a ser melhor. Ele foi um mestre espiritual que lutou para ser melhor e nos ajudar a ser melhores. A vida é muito mais complexa e profunda do que imaginamos e é bom poder saber que há pessoas que querem nos ajudar. 

Falando nisso, o nosso curso de Psicanálise Clínica online tem ensinamentos que podem te ajudar a alcançar o estado de espírito pregado nas frases de Osho. Além disso, auxilia profissionais a ajudarem outras pessoas com isso também. Confira!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 9 =