Respiração diafragmática em 5 passos

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Mesmo sendo um movimento tão natural e simples, a respiração não recebe a devida atenção, esse processo é tão necessário para manter a vida pode fazer com que a gente tome rumos mais saudáveis e nutritivos a nós, aliviando até o mal-estar. Por isso, continue a leitura e veja o motivo da respiração diafragmática ser tão vital à saúde e cinco passos para fazê-la.

Respirar

Respirar é o ato que a gente faz com frequência e nossa vida depende dela, mas não damos a devida importância que este ato merece.
Você acha que respira corretamente? Para saber, você vai precisar de cerca de sete minutinhos para ler este texto. E, de preferência, mais alguns minuitinhos para praticar. Afinal, os benefícios da respiração diafragmática serão percebidos por você de maneira quase imediata!

O que é a respiração diafragmática?

A respiração diafragmática se mostra como uma respiração abdominal, movendo determinados músculos no processo. Com isso, possibilitamos um movimento melhor do oxigênio ao entrar e sair de nosso corpo. Comumente, muitas pessoas ignoram esse trabalho, cabendo a profissionais se utilizarem da técnica.

Quando respiramos, devemos nos ater a um músculo situado entre o abdômen e o tórax, o diafragma. Esse “respirar com a barriga” é melhor notado quando o músculo se ativa e movimenta fisicamente a região. Assim, se algumas pessoas se mostram ninjas quanto à respiração comum, mal se movendo, o corpo fala enquanto o diafragma opera.

Especialistas afirmam que devemos prestar atenção no movimento natural do corpo. Com isso, o movimento natural do diafragma permite que o ar entre e saia do corpo sem problemas. Assim, graças a isso, a gente consegue garantir uma oxigenação mais completa do corpo humano.

Benefícios da respiração diafragmática

Como não poderia deixar de ser, a respiração diafragmática traz excelentes benefícios ao corpo. Assim, passamos a regular com maior facilidade nossas funções vitais, tudo isso por meio da respiração adequada. Como resultado, aliviamos e até extinguimos qualquer sinal de agressão ao corpo. Veja quais:

1. Alívio do estresse e da ansiedade

Nossa respiração acaba por se tornar um canal por onde a carga negativa dentro de nós escoa. Quando nos utilizamos da respiração pela barriga, conseguimos alcançar o relaxamento que precisamos. Por isso que em momentos de tensão e ou no transtorno de ansiedade generalizada, a respiração pelo diafragma é uma ferramenta mais natural que encontraremos para nos livrarmos do estresse.

2. Melhora da postura corporal

Para fazermos a respiração corretamente, é necessário alinhar a postura corporal. Assim, isso vai permitir que o músculo trabalhe adequadamente, permitindo a entrada e saída do ar com mais eficácia.

Com o tempo, notamos que o corpo cria uma espécie de memória quanto ao movimento. Ou seja, passamos a ter uma postura física mais adequada e saudável.

3. Diminui o cansaço

Geralmente, o cansaço físico é provocado por uma oxigenação mais empobrecida do corpo. Assim, como o diafragma trabalha na contramão disso, acaba que o corpo se sente mais energizado.

A entrada e saída correta do ar movimenta positivamente nossas funções vitais e assim permite maior produtividade.

Como respirar de forma correta? Há diferença entre respirações?

A principal diferença da respiração diafragmática é a maior quantidade de ar nos pulmões e oxigênio no corpo. Ou seja, como o diafragma está sendo movimentado de forma correta, faz com que os pulmões se expandam ainda mais. Como resultado, recebem mais ar toda vez que respiram. Para quem trabalha com a voz, é um excelente ganho.

Continuando, o ar encontra mais espaço nos pulmões, ocupando ele por inteiro. Por conta disso, nosso corpo recebe uma oxigenação ainda melhor, o que inclui nosso cérebro. Quando passamos a exercitar mais o diafragma sentimos como a parte metabólica de nosso corpo melhora. Passamos a ter respostas melhores quanto às reações orgânicas do físico e da mente.

Em relação às demais, a respiração diafragmática é feita de forma mais lenta e profunda. Graças a isso, conseguimos um maior e melhor equilíbrio entre gás carbônico e oxigênio no nosso sangue. Um dos melhores benefícios é que nossos batimentos se tornam mais regulares e alcançam um ritmo mais adequado.

Doenças vencidas por uma boa oxigenação

Quando nos dispomos a respirar adequadamente, podemos até trabalhar como o corpo reage contra doenças. Nosso sistema orgânico acaba funcionando melhor por conta da oxigenação adequada. É como se a água de um rio fluísse na direção correta, levando os detritos para longe. A analogia corresponde a cada malefício que nos atinge por causa de problemas físicos.

A respiração diafragmática possibilita uma desintoxicação de nosso físico e da nossa mente. Por exemplo, as dores de cabeça diminuem quando o oxigênio circula normalmente. Além disso, a concentração de açúcar em nosso sangue reduz, melhorando positivamente nossas reações às doenças provocadas pela substância.

Cinco passos para respirar melhor

Fazer a respiração diafragmática é mais simples do que você pensa. Embora reorganize a estrutura de nosso corpo, a respiração pode ser feita seguindo passos simples. Mantenha-se focado e atento ao momento, de modo a evitar qualquer distração maior ou possíveis desistências.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    1. Posição correta

    Como dito linhas acima, o diafragma só funciona corretamente quando posicionamos nosso corpo de forma adequada. Sendo assim, sente com a coluna ereta ou se deite. Qualquer uma das duas posições é aceitável contanto que se sinta mais confortável.

    2. Inspiração: coloque o ar para dentro

    Posicione suas mãos sobre o abdômen, as colocando entre o esterno e o umbigo. Isso porque vai ficar mais fácil sentir o abdômen se movendo enquanto você respira. Contando até quatro, inspire vagarosamente pelo nariz, de modo que sinta os pulmões enchendo de ar e o abdômen subindo.

    3. Prender: segure o ar

    Tente prender o ar nos pulmões e conta até oito. No começo é difícil para alguns, mas com o treino se torna mais fácil.

    4. Expiração: solte o ar lentamente

    Usando quatro segundos como medida de tempo, esvazie seus pulmões e barriga enquanto expira pela boca.

    5. Repetição

    Continue a repetir o processo por duas ou mais vezes. Como esses limites de tempo servem para guiar que está começando, logo não precisará mais deles. Ou seja, depois dele, a respiração se tornará algo mais natural e intuitivo para você. Dessa forma, a memória de seu corpo saberá quando deve continuar ou parar.

    Percebe o quanto a respiração diafragmática pode fazer bem a você? Por meio dela, é possível fazer com que o fluxo de ar entre e saia corretamente de nosso corpo. Graças a isso, nossas funções vitais voltam a se estabilizar, gerando uma maior qualidade de vida.

    Embora seja fácil de fazer, procure se atentar alguns pontos, especialmente o peito e os ombros. Assim, caso o tórax mexa excessivamente ou se os ombros sempre vão em direção à cabeça, precisa se atentar à respiração. Outros músculos estão sendo usados no processo e podem comprometer a sua respiração. Assim, o movimento mais relevante deverá ser feito pelo diafragma.

    Uma dica extra para respirar pelo diafragma

    Enquanto estiver respirando, busque:

    • não pensar em nada.
    • se algo lhe vier a mente, pense de forma rápida na razão daquela ideia ter aparecido.
    • assim que acabar de refletir, tente voltar a não pensar em nada.
    • como não pensar é difícil, enquanto você pratica a respiração diafragmática, tente pensar em uma paisagem calma, com poucos elementos.
    • faça isso em uma posição confortável e sem barulho, de 5 a 15 minutos todos os dias. Afinal, a frequência que gera resultado.

    O exercício acima é uma forma de respirar e é também meditação! A meditação não precisa envolver um lado místico, não é preciso ter nenhuma crença. Por isso, basta respirar de forma correta, pois a prática vai trazer grandes resultados.

    Conheça nosso curso de Psicanálise Clínica

    Se gostou da dica acima, tenho outra para você: que tal se tornar um psicanalista? Através do nosso curso online de Psicanálise, você recebe acesso à toda história envolvendo o método que trata os males do comportamento. Não o bastante, também ganha espaço para propor novas ideias e propor novos debates com dinâmicas mais atuais.

    As aulas online transportam o melhor conteúdo disponível no mercado. Assim que iniciar o curso, conseguirá perceber o valor do rico material das apostilas. Com professores qualificados e sempre a postos, você jamais perde algo relevante ao seu aprendizado.

    Por isso, entre já em contato e descubra Como o curso tem mudado a vida de milhares de brasileiros, assim como a respiração diafragmática. Inscreva-se já em nosso curso de Psicanálise!

    8 thoughts on “Respiração diafragmática em 5 passos

    1. Excelente explicação, didática de facil compreensão. Pratiquei neste momento, e me senti muito aliviado. Obrigado!

    2. Rita de Cássia Costa Pereira disse:

      Excelente! Com a mente leve o corpo descansa.

    3. Parabéns! Muito bom! Calma e tranquilidade para mente.

    4. Angélica mirinhã disse:

      Gostei muito , atualmente estou fazendo aulas de canto este aprendizado vai me ajudar muito . Para cantar necessitamos aprender a respirar pelo diafragma.E uma respiração bem realizada como diz o artigo melhora nossa qualidade de vida.

    5. Mizael Carvalho disse:

      Muito boa dicas! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

    6. Antônio Garisto- disse:

      Puxar o ar pelo nariz, segurar contando até 8 e esvaziar pela boca, relaxa e acalma as mentes ansiosas…..

    7. Evangelista Damasceno Santos disse:

      Excelente artigo, muito prático e didático

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *