7 frases de psicanálise para você refletir

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Desde o momento em que foi criada, a Psicanálise tem rendido excelentes frutos que até hoje reverberam no mundo. Felizmente adotada, seguida e replicada por profissionais qualificados e dedicados, trouxe novas perspectivas a respeito da saúde humana. Nesse contexto, confira abaixo sete frases de Psicanálise que poderão mudar o seu dia.

Frases de Psicanálise para refletir e aprender

“Sempre acabamos adquirindo o rosto das nossas verdades”

Ainda que o mundo seja permeado por fatos e/ou ideias já estabelecidas, cada pessoa tem uma percepção diferente dele. Assim, isso inclui o modo como recebemos e interpretamos essas informações. Contudo, isso também significa que teremos nossos próprios fundamentos a respeito daquilo, reagindo de acordo com o modo de como nos afeta.

Em suma, significa que as verdades que carregamos por dentro se refletem no mundo externo. Por exemplo, o presidente americano Donald Trump. Embora ele maquie suas atitudes, é de conhecimento público sua atitude misógina, racista e preconceituosa. Assim sendo, tudo isso se resume na postura arrogante que ele demonstra em alguns momentos.

“Quando procuro o que há de fundamental em mim, é o gosto da felicidade que encontro”

Uma das frases de Psicanálise que fala a respeito da vocação. Devido à necessidade imediata de sobreviver, nos submetemos a situações onde desviamos do caminho ao qual gostaríamos de seguir. Assim, seguimos carreiras e empregos diferentes do planejamento, seja por convenção social ou puramente necessidade. Nos tornamos pessoas infelizes onde nos encontramos.

Contudo, quando encaramos os desafios de seguir os nossos sonhos, somos pessoas mais completas, felizes e dispostas. Nos encontramos na parte que nos faltava, conciliando o desejo com a necessidade. Indivíduos que se dispõem a viver a sua essência tendem a ser mais felizes, independente de onde estejam.

“Eu estava procurando fora de mim por força e confiança, mas eles vêm de dentro. E estão lá o tempo todo”

Costumeiramente, procuramos por gatilhos que nos ajudem a executar as nossas metas diárias. Assim sendo, acreditamos que precisamos de algo externo para nos motivar. Isso se deve a dois motivos mais evidentes:

Insegurança

Sempre questionaremos nossas aptidões para as tarefas do dia a dia. Assim, ainda que estejamos preparados, podemos achar que nossos esforços não serão suficientes para alcançar um bom resultado. Essa insegurança é um grande inibidor a qualquer chance de sucesso que temos, pois nosso próprio receio em não conseguir põe abaixo qualquer acerto.

Julgamentos

Quantas vezes deixamos de fazer algo com medo dos julgamentos de terceiros? Tememos ser excluídos de um grupo por ter potencial de quebrar as barreiras que o cercam. Assim, com o tempo, tornamos essa atitude parte do insucesso de nossos planos. No fim, a sua própria opinião é que importa, portanto, seja positivo e confiante, pois a força que procura está em você.

“As grandes coisas podem ser reveladas através de pequenos indícios”

Logo de início, peço que desconfie um pouco de ações grandes e orquestradas, visando um público maior. Em geral, isso visa buscar um certo status numa comunidade, buscando uma imagem que agregue respeito ao indivíduo. Nesse contexto, segundo o dito popular, “corrija em particular, mas peça desculpas em público”.

Pequenas atitudes revelam muito de uma pessoa e podem ser um indicativo do que ela guarda. Por exemplo, alguém que come um lanche na rua e joga o papel no chão passa uma imagem de alguém sem organização. Por outro lado, alguém que observa a cena e sai do lugar para recolher o resíduo se mostra alguém consciente com o lugar onde vive.

“Eu aguardo, mas não espero nada”

Esta integrante das frases de Psicanálise trata a respeito de expectativas. É comum alimentarmos ideias e desejos a respeito de um plano ou até mesmo por alguém. Pelo entusiasmo e ansiedade, projetamos a nossa vontade nesses entes e acabamos por nos decepcionar quando essas metas idealizadas não se cumprem.

Nesse contexto, a ideia aqui é ser realista, enxergando todas as possibilidades que existem a respeito desse projeto. Assim, devemos desejar que tudo dê certo, mas com a consciência de que nada é garantido. Portanto, nada de idealizar uma realidade que não existe ou que não pode alcançar no momento. Isso é fundamental ao bom funcionamento da sua saúde física e mental.

“Ser normal é a meta dos fracassados”

Cada ser humano é um ente singular, dotado de características pessoais que o diferem do restante do grupo. No entanto, as normas sociais permitem o acesso dos indivíduos a um determinado padrão. Isso, por mais absurdo que soe, é visto como ordem em um sistema.

Leia Também:  Empreender: o que é? 10 dicas da Psicologia

Aos que se diferem do grupo, a ação imediata é a exclusão. O conhecimento ou habilidade que este carrega impacta de forma cavalar os demais. Um exemplo é o do próprio Freud que com as suas ideias inovadoras e revolucionou o sistema de saúde mental, gerando a repulsa dos mais conservadores.

Um conselho? Seja a “vaca roxa” do grupo. Qualquer um poderá te enxergar em meio a tantas outras marrons. Em suma, não se esforce para pertencer a um padrão, seja você mesmo.

“Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso”

Continuando o raciocínio acima, indivíduos sempre são conduzidos a pertencerem a um grupo. Isso porque qualquer traço diferente daquele nicho poderia colocar o sistema em desordem. Então por meios de esforços, como a exclusão, repúdio e julgamento o grupo condiciona o indivíduo de destaque a se integrar naquele círculo. Veja alguns exemplos:

Freud

O próprio criador da Psicanálise é um ótimo exemplo disso. Nesse contexto, Sigmund Freud desvendou alguns mecanismos fundamentais da estrutura mental de uma pessoa. Desde jovem, mostrava-se inclinado ao cuidado com o ser humano, mesmo abandonando o Direito e se dedicando primariamente à Medicina.

Suas ideias controversas e questionadoras tocavam e derrubam muitos tabus referentes à época, como a sexualidade infantil e a cura dos pacientes mentais através da fala. Nesse contexto, Freud procurou se aprimorar e expandir sua mente com novas experiências, se pondo à frente de colegas com métodos arcaicos e perigosos. Devido ao seu conhecimento, foi rechaçado daquela elite por bastante tempo.

Educação

Mais ainda nos últimos tempos, tem se falado bastante da figura do professor em sala de aula. Infelizmente, a cada dia surgem meios para barrar ou limitar o progresso desse profissional com os alunos. Os argumentos mais comuns se baseiam infundadamente em doutrinação.



Usando nosso país como exemplo, a mudança política trouxe grandes transformações. Os componentes mais conservadores tendem a serem mais fechados quanto às novas concepções e idealismos, tanto fora quanto em sala de aula. Nesse contexto, o professor é a porta da mudança de uma pessoa e quando este desafia as ideias de um sistema, se torna alvo deste.

A Psicanálise tem se mostrado um excelente objeto de estudo durante décadas. Assim, temos acesso ao nosso inconsciente, descobrindo dobras e padrões nublados a olho nu. Por meio dela, aprendemos sobre as nossas limitações e podemos nos tornar alguém melhor e mais apto a ajudar outras pessoas.

As frases de Psicanálise são um lembrete de que devemos procurar a melhora, enfrentar os desafios e transpassar obstáculos. Somos responsáveis pelo nosso destino e essas pequenas peças de grandes autores servem de placa para qual direção seguir.

Se gostou dessas frases de psicanálise e quer se aprofundar de verdade, conheça o nosso curso de Psicanálise. As ferramentas disponibilizadas por nossa equipe carregam os fundamentos primordiais aliados com métodos mais contemporâneos. Dessa forma, é possível dar mais flexibilidade a você na hora de estudar e absorver o conteúdo.

Assim sendo, você aprenderá os fundamentos de forma eficiente e, após formado, também deixará sua marca nesse ambiente. Nada melhor do que levar adiante um excelente legado. Quem sabe algumas palavras suas não passam a integrar o rol das frases de Psicanálise mais famosas?

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 19 =