7 Livros de Psicanálise que agregam conhecimento

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Para quem gosta de Psicanálise, é normal que esteja sempre buscando melhorar seu conhecimento na área e assim, tornar-se um Psicanalista de sucesso. Mas você sabia que existem livros de Psicanálise que podem ajudar nessa garantia de conhecimento?

alguns autores como o próprio Freud por exemplo, dedicaram-se no estudo da Psicanálise e distribuíram esse conhecimento através de livros que podem ser adquiridos por qualquer um que esteja interessado no assunto referente a Psicanálise.

Pensando nisso, separamos 7 livros de Psicanálise que com certeza irão agregar no seu conhecimento, auxiliando para te transformar em um Psicanalista de Sucesso. Confira a lista abaixo!

Livros de Psicanálise para Você Ganhar Conhecimento

5 livros sobre psicanálise

O Futuro de Uma Ilusão

O futuro de uma ilusão é um dos livros de Psicanálise escrito por Freud, publicado do originalmente pelo alemão Die Zukunft einer Illusion em 1927 e lançado depois pela editora L&PM em 9 de março de 2010. Foi uma obra feita na conjuntura do depressivo período entre guerras de 1856 à 1939.

Este livro tem como conteúdo a inquietação de Freud com o rumo da humanidade. Onde na obra ele busca questionar a origem psicológica da necessidade do sentimento religioso no indivíduo. Além disso, Freud também fala sobre o impor das pessoas nessa relação.

Ele aponta também acerca dos indivíduos, que possuem a capacidade de abranger seu destino e acredita que todo indivíduo é inimigo da civilização.

Freud acreditava que a fé era umas das responsáveis pela repressão dos impulsos antissociais naturais do ser humano.  Por isso, os ataques à religião eram apoiados acreditando-se que esta se sustentaria nas sensações de desamparo e vulnerabilidade do indivíduo.

A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos contos de fadas é um dos livros de Psicanálise escrito por Bruno Bettelheim e relançado de um sucesso da Paz & Terra.

Este livro faz faz um contexto das famosas histórias para crianças como os contos de fadas, mostrando o seu verdadeiro significado.

Bruno explica em seu livro que, apesar dos pais temerem que os contos de fadas possam afetar e afastar a criança da realidade, é possível notar que mesmo coberto de fantasia, os contos de fadas trazem situações reais que se referem, ao mundo circundante, talvez mais cruel do que o das fadas.

Durante muito tempo, os contos de fadas foram desprezados e banidos por conta de seus traços irreais e altamente dramáticas. Porém, com a desmistificação da Psicanálise, os contos de fadas voltaram a ser lidos e entendidos justamente por descreverem um mundo pleno de experiências.

E assim, no livro, Bruno tenta explica esse conceito, mostrando a realidade por trás da fantasia, de uma forma Psicanalítica.

Amor, Sexualidade, Feminilidade

Este é um dos livros de Psicanálise escrito por Freud e traduzido por Maria Rita Salzano Moraes que possue em seu conteúdo algumas ideias controversas da Psicanálise.

No livro, Freud reúne textos que falam sobre a hipótese da bissexualidade, os complexos de Édipo e de castração, a sexualidade infantil, o primado do falo e a inveja do pênis.

Além disso, o livro contempla também algumas cartas escritas pelo próprio Freud falando sobre a bissexualidade inerente ao ser humano e uma resposta a uma mãe americana preocupada com a homossexualidade de seu filho.

Este livro possui também notas editoriais que contextualizam cada texto, auxiliando para um melhor entendimento do conteúdo, além de uma introdução histórica abrangente e de um posfácio feito por Maria Rita Kehl falando sobre como Freud enxergava as mulheres.

Introdução Clínica à Psicanálise Lacaniana

Este é um dos livros de Psicanálise escrito por Bruce Fink quefala sobre a teoria Psicanalítica de Jacques Lacan, um grande pensador psicanalítico com enorme influência em diversos campos da área.

Ao ler este livro de Bruce Fink se dirige, é possível desmistificar através de seu relato claro e prático como funciona a  abordagem de Lacan em referência à Psicanálise.



Sendo assim, o livro funciona como um guia para a psicanálise lacaniana, esclarecendo como ela é praticada e como se diferencia de outras formas de terapia, onde Fink aborda conceitos, objetivos e intervenções em cada fase deste tipo de Psicanálise, apresentando quadros e estudo de casos.

Fundamentos Técnicos Psicanalíticos – Teoria Técnica e Clínica

Manual de Técnica Psicanalítica: Uma Re-Visão

Este também é um dos livros de Psicanálise escrito por David E. Zimermam, onde o autor oescreveu com o intuito de revisar os conceitos clássicos e os avanços contemporâneos referentes à técnica analítica. Além de relaciona-os com as experiências e vivências emocionais e técnicas desse autor amplamente reconhecido no país.

Leia Também:  Espiritismo e Psicanálise: Allan Kardec, Chico Xavier e Freud

assim como o Livro “Fundamentos Técnicos Psicanalíticos – Teoria Técnica e Clínica”, Zimermam explica esses conceitos de técnica Psicanalista de uma maneira clara, auxiliando o leitor para o bom entendimento da obra no geral.

Vocabulário da Psicanálise

Por fim, o Vocabulário da Psicanálise é um dos livros de Psicanálise escrito por Jean-Bertrand Pontalis e Jean Laplanche, onde os dois em conjunto tiveram por objetivo analisar deliberadamente o aparelho nacional da Psicanálise, ou seja, explicar o conjunto de conceitos existentes e elaborados nesta área, com o intuito de traduzir suas abordagens.

Tudo isso pois, conforme a Psicanálise renovou sua compreensão à respeito da maioria dos fenômenos psicológicos e psicopatológicos, foi necessário “manual alfabético” que se propusesse abarcar o conjunto das contribuições psicanalíticas, tratando então de assuntos não só relacionados à libido, mas também do amor e do sonho, da delinquência ou do surrealismo.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =