livros de psicanálise

7 Livros de Psicanálise que agregam conhecimento

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Quem gosta de Psicanálise está sempre querendo melhorar seu conhecimento na área. Isto porque quer se tornar um Psicanalista de sucesso. Mas você sabia que existem livros de Psicanálise que podem ajudar a aumentar esse conhecimento?

Autores, como o próprio Freud, dedicaram-se ao estudo da Psicanálise. Além disso, eles escreveram livros sobre suas pesquisas. Eles podem ser adquiridos por qualquer um que se interesse no assunto.

Pensando nisso, separamos 7 livros de Psicanálise que contribuir com o seu conhecimento.  E, assim,  eles irão auxiliá-lo a se transformar num Psicanalista de Sucesso. Então, veja a lista abaixo:

Livros de Psicanálise para Você Ganhar Conhecimento

O Futuro de Uma Ilusão

Freud escreveu “O futuro de uma ilusão”, em 1927. Ele é conhecido como o difícil período entre guerras de 1856 à 1939. Mas a edição que temos é a de lançamento da editora L&PM, em 9 de março de 2010.

Este livro trata da inquietação de Freud com os destinos da humanidade. De modo que na obra ele duvida da origem psicológica da necessidade da religião numa pessoa. Além disso, Freud também fala sobre a imposição das pessoas nessa relação.

Ele fala, ainda, sobre quem tem a capacidade de entender seu destino. Além disso, mostra a sua crença de que todo indivíduo é inimigo da civilização.

Para Freud, a fé reprime os impulsos antissociais naturais do ser humano. Isso justifica os ataques à religião e a ideia de que ela teria um apoio na sensação de desamparo. Também se sustentaria na vulnerabilidade do indivíduo.

A Psicanálise dos Contos de Fadas

Bruno Bettelheim é o escritor de “A Psicanálise dos contos de fadas”. Essa obra foi lançada mais uma vez como um sucesso da Paz & Terra. Este livro trata das famosas histórias para crianças, como os contos de fadas, e mostra o seu real significado.

Neste livro, Bettelheim explica como é comum entre os pais o medo dos contos de fadas. Isso porque as histórias  poderiam afetar e afastar a criança da realidade. Mas o autor diz que, mesmo cheios de fantasia, os contos de fadas falam sobre situações do mundo real.

Por muito tempo, os contos de fadas foram desprezados e proibidos. Isso por conta de suas características irreais e dramáticas. Porém, as coisas mudaram com sua reinterpretação pela Psicanálise. Afinal, os contos de fadas voltaram a ser lidos e entendidos. Isto porque notou-se sua tentativa de falar sobre um mundo cheio de experiências.

Assim, Bettelheim desenvolve essa ideia. Ele discute a realidade por trás da fantasia, por meio da ótica Psicanalítica.

Amor, Sexualidade, Feminilidade

Escrito por Freud, foi traduzido para o português por Maria Rita Salzano Moraes. Seu principal tema é as ideias controversas da Psicanálise. No livro, Freud reúne textos que falam sobre a hipótese da bissexualidade, os complexos de Édipo e de castração. Além também do tabu da sexualidade infantil e o primado do falo e a inveja do pênis.

Além disso, o livro apresenta algumas cartas escritas por Freud. Nestas cartas, o autor fala sobre a bissexualidade própria do ser humano. Além de apresentar uma carta-resposta a uma mãe americana preocupada com a homossexualidade de seu filho.

Leia Também:  Solidão na era digital: O que é e como evitar?

Este livro possui também notas editoriais que contextualizam cada texto. Isto auxilia o leitor a ter um melhor entendimento do assunto. Além disso, traz uma introdução histórica geral e um posfácio de autoria de Maria Rita Kehl. Nele, ela fala sobre como Freud via as mulheres.

Introdução Clínica à Psicanálise Lacaniana

Feito por Bruce Fink, o livro fala sobre a teoria Psicanalítica de Jacques Lacan. Além de psicanalista, Lacan foi um grande pensador com enorme influência em vários campos da área.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ao ler este livro de Bruce Fink, é possível compreender como funciona a abordagem de Lacan sobre Psicanálise. Isto porque o autor faz um relato claro e prático.

    Sendo assim, o livro funciona como um guia da psicanálise lacaniana. Pois esclarece como ela é praticada e como se diferencia de outras formas de terapia. Fink também traz ideias, objetivos e intervenções em cada fase desta abordagem psicanalítica. Isto por meio de quadros e estudo de casos.

    Fundamentos Técnicos Psicanalíticos – Teoria Técnica e Clínica

    Manual de Técnica Psicanalítica: Uma Re-Visão

    David E. Zimermam escreveu esta obra com o intuito de revisar os conceitos clássicos da psicanálise. Mas também apresentar os avanços contemporâneos referentes à técnica analítica. Além de relacioná-los com as experiências e vivências emocionais e técnicas.

    Assim como o Livro “Fundamentos Técnicos Psicanalíticos – Teoria Técnica e Clínica”, Zimermam explica esses conceitos de técnica Psicanalista de uma maneira clara. Assim, auxilia o leitor a compreender melhor a obra no geral.

    Vocabulário da Psicanálise

    Jean-Bertrand Pontalis e Jean Laplanche tiveram por objetivo, neste livro, analisar de forma intencional o aparelho nacional da Psicanálise. Ou seja, explicar os conceitos existentes e elaborados nesta área. Isto porque qu traduzir suas abordagens.

    Pois, com o tempo a Psicanálise melhorou sua compreensão sobre a maioria dos fenômenos psicológicos e psicopatológicos. Então, foi necessário ter um “manual alfabético”. Em tal manual se reuniria o conjunto das contribuições psicanalíticas.

    Trataria, então, de assuntos sobre a libido, mas também sobre o amor e o sonho. Fosse o sonho da delinquência ou do surrealismo.

    E aí, você já leu esses livros? Se sim, deixe um comentário pra gente nos dizendo o que você achou da leitura! Quer melhorar seus conhecimentos sobre essa técnica terapêutica? Então se inscreva agora no nosso curso, 100% online, de Psicanálise Clínica. Com ele, você estará apto a clinicar e aumentar seu conhecimento próprio! Não perca essa oportunidade!

    One thought on “7 Livros de Psicanálise que agregam conhecimento

    1. adorei o segundo título, a Psicanálise dos contos de fadas. Quero comprar ainda hoje pq me interesso muito por essas re-leituras desses contos,
      Sou aluna do curso de Psicanálise Clinica e estou amando. Muito Obrigada

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *