mensagem de tranquilidade

Frases de Tranquilidade: 30 mensagens explicadas

Posted on Posted in Frases e mensagens

Em dias tão corridos, onde tendemos a ter inúmeras atividades e responsabilidades, podemos acabar por negligenciar algo tão simples, porém tão importante: a tranquilidade. Por isso, criamos esta lista com frases de tranquilidade, dos maiores pensadores da época. Elas lhe ajudarão a refletir sobre estilo de vida, tranquilidade e paz interior.

Índice de Conteúdos

Melhores frases de tranquilidade

1. “Não é a riqueza nem a pompa, mas a tranquilidade e a ocupação que dão felicidade.” (Thomas Jefferson)

É uma verdade antiga que a felicidade não está ligada à riqueza material, mas sim aos momentos de tranquilidade e às ocupações que nos trazem satisfação.

2. “O que o faz sentir-se tranquilo está certo. Comece certo e se sentirá tranquilo. Continue tranquilo e estará certo.” (Chuang Tzu)

Dentre as frases de tranquilidade, esta é uma frase de sabedoria profunda da filosofia chinesa, que nos ensina que a tranquilidade é a chave para o sucesso. É uma ótima lembrança para nós de que precisamos controlar nossas emoções para alcançarmos o que desejamos.

Leia Também:  Frases de Virginia Woolf: 30 citações célebres

3. “Quem vive na tranquilidade, que seja mais ativo; quem vive na atividade deve encontrar tempo para descansar. Segue a natureza: ela te lembrará que fez o dia e a noite.” (Sêneca)

Frases de Tranquilidade Sêneca

Sêneca, um dos maiores filósofos estóicos, traz nesta mensagem uma grande lição de que, para alcançarmos o equilíbrio, devemos encontrar um meio termo entre atividade e tranquilidade. O trecho sobre seguir a natureza nos lembra de nossa necessidade de descanso e descontração.

4. “A paz é a tranqüilidade da ordem de todas as coisas (tranquilitas ordinis).” (Santo Agostinho)

Dentre as frases de tranquilidade, é de se admirar como é realmente incrível como o ensinamento de Santo Agostinho continua deixando um legado de sabedoria e reflexão. Em suma, esta frase é um exemplo disso, pois reforça que a paz é essencial para o equilíbrio e o bem-estar de todos.

5. “A vida feliz consiste na tranquilidade da mente.” (Cícero)

Nesse sentido, entre as frases de tranquilidade, esta nos faz pensar como é incrível como uma frase tão simples pode expressar tanta sabedoria! Cícero acertou ao afirmar que a felicidade vem da tranquilidade da mente, pois essa serenidade nos ajuda a ter uma percepção mais clara e intensa do que nos cerca.

6. “Um inimigo externo não tem como destruir a nossa tranqüilidade de espírito.” (Dalai Lama)

Certamente, o Dalai Lama tem razão: nossas tranqüilidades de espírito devem ser inabaláveis, e nenhum inimigo externo pode ser capaz de destruí-las. Afinal, o maior inimigo reside dentro de nós mesmos. Entre as frases de tranquilidade, essa pode ser uma das que trazem maior reflexão.

7. “O sorriso, é esta exalação da alma, que nos momentos de calma e tranqüilidade vem desabrochar nos lábios, e abrir-se como uma dessas flores silvestres que ao menor sopro desfolha.” (José de Alencar)

Que bela metáfora para descrever o sorriso! É impressionante como José de Alencar conseguiu captar a beleza e a fragilidade desse gesto tão simples e ao mesmo tempo tão significativo.

8. “Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?” (Chuang Tzu)

Essa frase nos mostra como a tranquilidade do espírito pode nos ajudar a refletir melhor sobre nossos pensamentos e sentimentos. Nesse sentido, é primordial nos permitir um momento de paz para que possamos nos conectar com nós mesmos.

9. “Quando não conseguimos encontrar tranquilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar.” (Esopo)

Esopo nos lembra a importância de encontrarmos a paz e a tranquilidade em nosso próprio interior, antes de procurá-las em outros lugares. Pois é quando encontramos este equilíbrio interior que podemos nos conectar com o mundo exterior de forma mais consciente e saudável.

10. “Na Paz e tranquilidade do seu Ser encontras as respostas para todas as suas duvidas e inquietações.” (Confúcio)

Assim, é fundamental encontrarmos paz e tranquilidade em nós mesmos, pois são nesses momentos que conseguimos ver além da superfície das coisas e encontrar o que realmente importa.

11. “A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.” (Albert Einstein)

A verdadeira paz é o caminho para o desenvolvimento de nossa humanidade. Como dizia Albert Einstein, é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.

12. “Sei que a paz é mais difícil que a guerra.” (Juscelino Kubitschek)

É verdade que a paz é mais difícil que a guerra, mas é necessário lutar para que ela prevaleça. Entretanto, é preciso buscar o equilíbrio entre o bem e o mal, para que cada vez mais possamos viver em harmonia.

13. “Sinto certa tranquilidade. Não existe segurança no meio do perigo. Como seria a vida se nós não tivéssemos coragem de tentar alguma coisa?” (Vicent Van Gogh)

Vincent Van Gogh certamente tinha consciência da importância da ousadia para alcançar o que desejamos. Afinal, é preciso ter coragem para enfrentar o perigo de forma a alcançar a tranquilidade.

14. “Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranquilidade.” (Provérbio Chinês)

Lembre-se da importância de manter um equilíbrio entre a ambição e a tranquilidade para conseguir alcançar os nossos objetivos. Assim, devemos nos esforçar para alcançar o sucesso, mas não devemos nos esquecer do nosso bem-estar emocional.

15. “A tranquilidade evita grandes erros.” (Eclesiastes)

Uma pequena frase com um grande significado! A tranquilidade nos ajuda a tomar decisões sábias e com isso evita grandes erros.

Leia Também:  Frases sobre Sexualidade Humana: 30 citações

16. “A lealdade dá tranquilidade ao coração.” (William Shakespeare)

Sem dúvidas, a lealdade é um dos princípios mais importantes para construir relacionamentos saudáveis e duradouros, proporcionando às pessoas a tranquilidade necessária para o equilíbrio emocional.

17. “Sua emoção era uma terra de ninguém, não havia proteção. Qualquer contrariedade ou frustração furtava a sua tranquilidade.” (Augusto Cury)

Essa frase de Augusto Cury é muito profunda e nos mostra como é difícil manter a tranquilidade diante de situações complicadas. Portanto, é preciso ter autocontrole e buscar ferramentas para enfrentar as adversidades da vida com serenidade.

18. “Da árvore do silêncio colha a tranquilidade.” (Arthur Schopenhauer)

Basicamente, uma lição para nos lembrar que, às vezes, devemos nos afastar das agitações do mundo e buscar a tranquilidade que só a solidão pode nos oferecer.

19. “Através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido.” (Vincent Van Gogh)

Nesse sentido, se destaca que o amor é um elemento essencial para o sucesso em qualquer trabalho, pois promove a tranquilidade necessária para nos concentrarmos e alcançarmos nossos objetivos.

20. “Não me prendo a nada que me defina. Sou companhia, mas posso ser solidão; tranquilidade e inconstância, pedra e coração.” (Clarice Lispector)

Clarice Lispector ilustra muito bem como podemos ser imprevisíveis e versáteis na vida, abrindo mão de rótulos e prendas para encontrar a liberdade de expressar o que realmente somos.

21. “A serenidade é o princípio e o fim de todas as coisas.” (Confúcio)

A verdadeira sabedoria é a capacidade de ver a beleza e a tranquilidade em tudo a nossa volta. Logo, a serenidade é a base de todas as coisas e também o destino de tudo.

22. “A poesia é de fato a emoção reelaborada na tranquilidade. É, assim, a síntese da emoção e da paz.” (Antonio Carlos Villaça)

A poesia é uma forma de arte tão envolvente e cativante que através dela conseguimos reelaborar nossas emoções e ter tranquilidade. Dessa forma, é uma forma perfeita de síntese entre o emocional e a calma.

23. “Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão.” (Dalai Lama)

Frases de tranquilidade Dalai Lama

Quando praticamos o amor e a compaixão, nos conectamos com a nossa essência mais profunda e experimentamos um profundo sentimento de paz e tranquilidade.

24. “Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.” (René Descartes)

Uma linda frase que reflete a verdadeira essência da tranquilidade e descanso, que são tesouros humanos que ninguém pode nos oferecer, mas que todos nós temos a possibilidade de alcançar.

25. “Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer.” (Augusto Cury)

Entre as frases de tranquilidade, esta nos mostra que a vida é uma jornada de descobertas e aprendizagem, que deve ser vivida com intensidade e gratidão. Nesse sentido, esta frase de Augusto Cury nos lembra de que devemos valorizar todos os seus aspectos, para que possamos desfrutar plenamente de todas as suas maravilhas e oportunidades

26. “Ninguém pode lhe trazer paz, a não ser você mesmo.” (Ralph Waldo Emerson)

É preciso que cada um busque dentro de si a paz necessária para seguir em frente com mais tranquilidade e serenidade. Em outras palavras, é necessário encontrar dentro de si mesmo a força para superar os momentos difíceis e encontrar a paz interior.

27. “Prefiro perder a guerra e ganhar a paz.” (Bob Marley)

Uma profunda reflexão sobre os custos de manter a paz, ao invés de ceder às tentações da guerra. Assim, sem dúvidas a paz é o maior bem que qualquer pessoa pode almejar.

28. “Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela. E não basta acreditar nela. É preciso trabalhar por ela.” (Eleanor Roosevelt)

É verdade: a paz não se conquista com palavras, mas com ações. Assim, essa frase nos faz refletir sobre a necessidade de lutarmos por um mundo melhor, em que todos possam viver em harmonia.

29. “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.” (Benjamin Franklin)

Benjamin Franklin conseguiu captar em uma frase tão curta a essência de um dos maiores tesouros que podemos ter em nossas vidas: a família. Nesse ínterim, demonstra que paz e harmonia são sentimentos fundamentais para que todos possamos conviver de forma saudável e feliz.

Leia Também:  Oração da Gestalt Terapia: o que é, para que serve?

30. “Sem paz interior, sem calma interior, é difícil encontrar uma paz duradoura.” (Dalai Lama)

Em suma, esta frase nos mostra como a paz interior é fundamental para termos uma vida equilibrada. Quando não nos sentimos bem consigo mesmos, é muito difícil encontrar a paz duradoura que precisamos para nos sentirmos satisfeitos.

Portanto, a partir das frases de tranquilidade aqui apresentadas, percebemos que há diversas maneiras de encontrar paz e serenidade em meio ao caos do nosso dia a dia. Ao se permitir um momento de introspecção, podemos encontrar o equilíbrio em nossas emoções e nos manter motivados para alcançar dos nossos objetivos.

Por último, se você gostou deste artigo tão reflexivo e inspirador, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos motivará a continuar criando textos com qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − onze =