frases do livro A Arte da Guerra

21 frases do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

As frases de Sun Tzu atravessaram séculos a frente e impactaram cada geração que encontraram pelo caminho. O tratado de guerra criado por ele nos ensina a ter uma postura mais rígida, concisa e surpreende. Confira 21 frases do livro A Arte da Guerra para se inspirar e adotar uma nova postura.

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”

Começamos as frases do livro A Arte da Guerra fazendo uma alusão ao empreendedorismo. Não apenas se trata em montar negócios, mas também aproveitar das chances que chegam até você. Assim que aproveitar uma, conseguirá enxergar outras.

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”

Por vezes, nem sempre o confronto direto será a solução mais inteligente a ser tomada. É preciso encontrar outras formas de lidar com um problema sem que isso seja a força bruta. Use sua mente, explore possibilidades e aprenda a sair por cima de forma digna e criativa.

“Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem”

Uma das melhores frases do livro A Arte da Guerra fala de nos anteciparmos ao futuro. Não viver em ansiedade, mas se prepara para alguns cenários de modo racional e saudável. Com isso, experimente ser mais:

Ser pró-ativo

Ao invés de deixar que as coisas aconteçam para que possa se mexer, crie algumas ferramentas versáteis para uso futuro. Mesmo que os problemas cheguem, você já estará preparado e ficará mais fácil de resolvê-los.

Priorize o que for mais importante

Com uma lista de afazeres, sempre priorize o que for mais importante. Por exemplo, se quer subir de carreira, veja quais investimentos serão úteis a você neste exato momento.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”

Podemos trabalhar aqui o conhecimento aos outros e o autoconhecimento. Isso porque aquele que se dispõe a se entender e perceber como os outros funcionam sabe exatamente o que esperar de qualquer situação.

“O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada”

Parte das qualidades de um bom líder envolve conhecer os próprios subordinados. Assim que souber exatamente no que eles são bons, poderá delegar funções adequadas em prol de todo o grupo. Tudo fica mais fácil quando entregamos o que temos de melhor a algo que estamos fazendo.

“Se o inimigo deixa uma porta aberta, precipitemo-nos por ela”

Entender a fraqueza de qualquer situação pode ser a chave para vencê-la. Tratando-se de negócios ou pessoas, entender as falhas delas nos permite elaborar estratégias para que possamos ter sucesso sobre.

“Os que ignoram as condições geográficas – montanhas e florestas – desfiladeiros perigosos, pântanos e lamaçais – não podem conduzir a marcha de um exército”

Uma das frases de Sun Tzu fala de como devemos entender o ambiente onde estamos e vivemos. Conhecer suas nuances, sejam físicas ou comportamentais, garante que tenhamos alguma vantagem ali dentro.

“Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força”

Mais uma vez, as frases de a arte da guerra nos fala a respeito do oportunismo, de aproveitar das possibilidades. Entretanto, isso não significa que deva diminuir seu caráter e passar por cima de todos para conseguir o que quer.

Leia Também:  Introspectivo: 3 sinais da personalidade introspectiva

“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível”

Enxergar além do óbvio é um dos ingredientes para que uma possa possa ter sucesso na vida. Nisso, se inclui perceber as nuances de onde pode se sair vitorioso, onde terá oportunidades e quando criar as suas.

“Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira”

Por mais que alguém tenha nos prejudicado, as frases do livro A arte da guerra nos convidam à reflexão. Pense quais seriam as chances de sucesso se está motivado pela raiva em sua vida. Aprenda a lidar com suas emoções e veja o que pode ganhar ou perder em momentos de confronto.

“A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante”

Sair da zona de conforto é um convite escondido nas frases de A arte da Guerra. Ser passivo demais demonstra a sua vontade inconsciente de não vencer na vida. Arriscar-se e ser mais pró-ativo permite que alcance novas metas e objetivos.

“A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade”

Assim como outros animais, um indivíduo somente sobrevive quando se adapta a um ambiente. Isso inclui as pessoas, o movimento do local e as tendências dali. É uma forma não apenas de se antecipar, mas também fazer inclusões ou exclusões para se dar bem naquele local.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

“Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias”

Nas frases da arte da guerra, Sun Tzu descreve que cada vitorioso possui um método único de alcançar suas conquistas. Todavia, essas conquistas só continuarão a chegar se tal método for mantido em sigilo, sendo o segredo do seu sucesso. É um passo importante para que se mantenha a frente dos outros.

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar”

A paciência é uma das maiores virtudes exploradas nas frases do livro A arte da Guerra. Por meio dela, algumas vitórias decisivas virão no tempo certo e com a recompensa certa.

“Seja extremamente sutil, tão sutil que ninguém possa achar qualquer rastro. Seja extremamente misterioso, tão misterioso que ninguém possa ouvir qualquer informação. Se um general puder agir assim, então, poderá celebrar o destino do inimigo em suas próprias mãos”

Um dos maiores erros das pessoas é escolherem a exposição em seus caminhos. Deixar que os outros saibam de tudo o que acontece pode te deixar vulnerável a tudo, incluindo surpresas indesejadas. Por isso, tente:

Não faça alarde dos seus planos

Os planos que faz são diretamente construídos para que tenha um bom futuro e não podem ser frustrados à toa. Dessa forma, evite contar a todo mundo o que planeja diariamente. Apenas os revele quando a vitória estiver chegando a você.

Evite celebrar suas conquistas publicamente

As conquistas que alcança dizem respeito apenas a você mesmo e não precisa provar nada a ninguém. Com isso, evite fazer celebrações publicamente sempre que algo bom te acontecer. Deixe que as outras pessoas percebam o quão longe está indo por elas mesmas.

Leia Também:  9 grandes pensadores que você precisa conhecer

“Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe”

As frases de guerra Sun Tzu nos ensinam o valor da dissimulação para nos manter à frente dos outros. Por vezes, se fazer de desentendido nos permite ficar longe de qualquer armação ou jogo sujo. Especialmente quando temos desafetos, parecer incapaz, mas estar muito adiante, é um jeito de vencer a concorrência.

“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço”

O sacrifício é algo necessário para que possamos alcançar os nossos objetivos da forma como desejamos. Nisso, temos de abrir mão de algumas coisas menores para que conquistemos coisas maiores e mais valorosas. Por exemplo, se quer fazer uma viagem, terá de evitar gastos com passeios, compras e outras demandas menores por um tempo.

“E lembre-se: você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decido para a vitória”

Ninguém além de você mesmos erá capaz de colocar a sua vida no rumo que deseja. Desse modo, deve aprender a comandar seu próprio destino, enfrentar suas próprias batalhas e amadurecer com os desafios. Faça planos, trace metas e os cumpra.

“Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização”

Não adiantar ter um batalhão seguindo suas ordens se você não sabe como delegar funções. Ter 5 ou 50 sob o seu comando não faz diferença se não consegue ser um ótimo líder. Dessa forma, saiba se organizar e se planejar para não haver erros.

“É mais importante ser mais inteligente do que o inimigo mais poderoso”

O melhor adversário é aquele que se dispõe a entender a mecânica de funcionamento racional do outro. Neste caminho, você deve abusar de sua inteligência para entender o padrão dos outros e se antecipar diante deles.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”

Para encerrar as frases do livro A arte da guerra, se atente ao seu potencial. Para isso, conheça seus pontos fortes e fracos e trabalhe para aprimorá-los. Isso o ajudará a enfrentar desafios e aproveitar das chances que surgirem em seu caminho.

Considerações finais sobre frases do livro A Arte da Guerra

As frases do livro A arte da guerra se tratam de ensinamentos a como viver em um mundo adverso. O livro de Sun Tzu nos convida a arriscarmos e sermos bem mais do que aparentamos aos demais. Consequentemente, isso nos torna guerreiros, difíceis de serem batidos, mas facilmente invejáveis.

Apesar das frases acima serem selecionadas recomendamos a você a leitura da obra completa, que pode ser encontrada facilmente em uma livraria digital. É um verdadeiro ensinamento de como ser um guerreiro em prosperar em ambientes complexos. Afinal de contas, ter um mestre de bolso para nos ajudar a crescer parece incrível, não acha?

Por fim, além do livro, para ajudar no seu crescimento, se inscreva em nosso curso completo de Psicanálise. Com a ajuda das aulas, poderá entrar em contato consigo e entender tudo aquilo que pode obter em sua vida. As frases do livro A arte da guerra combinadas com o curso transformarão você em alguém capaz de coisas surpreendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 20 =