Gratidão pela vida: como e por que agradecer

Posted on Posted in Comportamento

É muito fácil encontrar pessoas que estão desanimadas com a vida. Basta enfrentar uma fila de banco que você acha pelo menos três indivíduos bastante descontentes com o governo, com as pessoas e com a falta de tempo. De fato, não é fácil lidar com as situações difíceis do cotidiano. No entanto, é possível cultivar gratidão pela vida. Em vista disso, iremos te mostrar como desenvolver essa qualidade e explicaremos o porquê de fazer isso.

Por que ter gratidão pela vida?

Porque é importante! Afinal, adotar uma postura pessimista e viver reclamando de tudo não faz nada bem. Em primeiro lugar porque uma pessoa ingrata começa a ver obstáculos em tudo na vida. Você já deve ter percebido como é desagradável conviver com quem age dessa forma. O dia pode estar maravilhoso, mas essa pessoa sempre vai encontrar um motivo para não ficar bem e ainda deixar o clima pesado.

Por essa razão, esse estilo de vida prejudica o desenvolvimento da pessoa ingrata em diversos aspectos. Ela acaba não conseguindo realizar grandes projetos porque sempre está olhando os pontos negativos de tudo. Além disso, seus relacionamentos também são afetados. Como já mencionamos, ninguém gosta de ficar ao lado de quem não consegue ver beleza na vida.

Mas não é só isso. Se acostumar a sempre ver problemas em tudo faz mal para a saúde. Não é novidade que o estresse e a tristeza constante fazem mal para a saúde, ocasionando doenças e transtornos bastante perigosos. Ansiedade, depressão e doenças crônicas fazem parte desse pacote. Por que então não mudar a forma de pensar tendo em vista um maior bem-estar? Vale a pena, não é mesmo?

O que significa ter gratidão pela vida?

Ter gratidão pela vida não significa achar que sempre tem um passarinho verde voando por aí. É claro que, se vivemos num mundo com problemas, seremos afetados em alguma medida por eles. Assim, corresponder de alguma forma a isso é natural. No entanto, não é por isso que temos que viver necessariamente reclamando de tudo. É possível encontrar motivos para ser grato mesmo nos momentos difíceis.

Poderíamos começar mencionamos razões bastante óbvias: numa pandemia, estar vivo já é um motivo de se agradecer. Se você está saudável, há mais um grande motivo. Se está trabalhando, esse é mais outro. Enfim, é possível encontrar um milhão de razões para você ser grato nessa vida.

No entanto, esses motivos nem sempre nos levam a agradecer. Isso porque geralmente damos tanta ênfase às dificuldades da vida que às vezes as coisas boas acabam perdendo a relevância. No entanto, é necessário abrir os olhos e perceber que essa tendência não é boa. Afinal, até mesmo os problemas podem nos ensinar excelentes lições. Basta que estejamos dispostos a aprender com eles.

As 7 atitudes eficazes para ser mais grato pela vida

1. Se observe

Muita gente não tem noção da quantidade de vezes que reclama por dia. Veja: não há mal algum em reclamar vez ou outra de alguma coisa. Mas há pessoas que transformam a murmuração num estilo de vida e sequer conseguem começar uma conversa com outra pessoa se não estiverem falando mal de algo.

Leia Também:  Obrigado: significado da palavra e o papel da gratidão

Será que você não é essa pessoa? É importante se observar para saber se não está exagerando na quantidade de vezes que reclama por dia. No começo, pode ser difícil se policiar. Mas depois você ficará mais consciente da necessidade de mudança, o que fará com que ela se torne mais natural com o tempo.

2. Medite

Pode parecer uma bobagem meditar, mas os benefícios dessa prática são enormes. É importante tirar um momento do seu dia para intencionalmente pensar nos motivos por que ser grato. A falta do costume de refletir sobre essas coisas torna tudo mais complicado a princípio, é verdade. Mas com um pouco de esforço, você começará a perceber que até as coisas negativas que acontecem com você podem servir de alguma forma.

Isso porque tudo na vida se trata de perspectiva. Pense naquela imagem do copo preenchido até a metade. Há quem irá vê-lo quase cheio e quem o verá quase vazio. Da mesma forma, um mesmo acontecimento pode inspirar bons sentimentos em algumas pessoas e mágoas e frustrações em outras. Tudo vai depender da forma como elas irão observá-lo.

Assim, se educar a ver o lado bom das coisas irá te ajudar a ser mais grato pela vida, o que também te levará a reclamar menos. Como resultado disso, você sentirá mais felicidade e bem-estar! Experimente adotar esse modo de ver a vida! Com um pouco de tempo, você já é capaz de perceber mudanças.

3. Se afaste de pessoas negativas

Você já deve ter percebido que não é difícil fazer outra pessoa reclamar. Basta começar a murmurar do lado dela que as chances de ela se juntar a você são grandes. Por isso, se você quer ser mais grato pela vida, é fundamental se afastar de pessoas que vivem se queixando de tudo o tempo todo.

Se não for possível fazer isso, fique quieto na hora que elas começarem a reclamar. Ou elas ficarão naturalmente constrangidas e diminuirão suas murmurações ou então acabarão se afastando de você.

Essa última alternativa até pode te assustar. No entanto, saiba que talvez será a melhor coisa que irá te acontecer. Isso porque essa pessoa pode estar emperrando a sua vida e você ainda não percebeu isso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    4. Comece a ajudar outras pessoas

    Uma das melhores formas de começar a se sentir grato pela vida é por meio da ajuda a outras pessoas. Afinal, você começa a perceber que não é o centro do mundo e que as outras pessoas também têm problemas. Consequentemente, você diminui o peso que você dá às dificuldades que você vive.

    Ao mesmo tempo, você também nota que pode ser a solução para as queixas de outras pessoas. Acredite: gastar o tempo dessa forma é o melhor antídoto contra a sua ingratidão. Principalmente quando você notar que acaba inspirando outros a fazerem o mesmo.

    5. Pare de se colocar como vítima

    Se você acha que é vítima dos acontecimentos da vida, recomendamos que você mude a sua mente e busque saber como agradecer. Coisas boas e ruins acontecem com todo mundo. Assim sendo, passar por elas faz parte da experiência humana. Não há como fugir disso.

    Perceber esse fato irá te ajudar a parar de achar que o universo está contra você. Enquanto pessoas nascem, outras morrem. Enquanto uns são contratados, outros são demitidos. E assim a vida passa para todos.

    Inclusive, ter isso em mente pode te ajudar a encontrar a saída para o seus problemas. Afinal, se outras pessoas conseguem superar suas adversidades, você não é uma exceção. Novamente, tudo se trata de uma questão de perspectiva.

    6. Tenha momentos de autocuidado

    Muitas pessoas acabam adotando uma postura negativa com relação à vida porque não olham para si. Várias delas estão cansadas, mal humoradas e precisando de cuidados. Assim, naturalmente vão sentir mais o peso do cotidiano do que a leveza das coisas boas que acontecem.

    Leia Também:  Caverna do Dragão: personagens e história

    Por isso, é fundamental que você não esqueça de si mesmo na sua rotina. Faça exercícios regularmente, cuide da sua saúde, se mime de vez em quando e separe um tempo para as pessoas que você ama e principalmente para si mesmo. Você ficará muito mais contente e naturalmente sentirá que tem muitos motivos de ser grato pela vida.

    Vale a pena destacar que o autocuidado não deveria ser visto como secundário. Ele é uma prioridade, afinal você precisa estar bem para fazer qualquer outra coisa. Assim sendo, eleja momentos desse tipo para fazer parte da sua rotina e os torne inegociáveis. Você verá como essa atitude te fará um bem enorme!

    7. Perdoe

    Às vezes você não consegue ver as coisas boas da vida porque está muito preso ao que aconteceu ao passado. Isso porque alguém fez algo com você ou porque você arrepende de algum erro que cometeu. Não importa o que seja, você precisa liberar perdão.

    Afinal, quando você fica remoendo acontecimentos do passado, a principal pessoa que sofre com eles é você. Assim, quando você perdoa alguém ou a si mesmo, você ganha a chance de se libertar desse peso e de olhar para o futuro de uma maneira mais leve e otimista. Não vale a pena perder mais tempo voltado para o passado. Faça o que for necessário para encerrar esse ciclo da melhor forma possível e siga em frente.

    As 3 razões que podem estar te impedindo de ser mais grato

    Agora que já mostramos o que você pode fazer para ser uma pessoa mais grata pela vida, vamos mostrar o que faz muita gente desistir de mudar. Não ache que será fácil aderir aos novos hábitos que listamos acima. Nós te mostraremos as razões disso a seguir.

    1. Falta de disciplina

    Vale destacar que, até agora, falamos sobre hábitos neste texto. Por essa razão, as mudanças não irão acontecer do dia para a noite. Será necessária muita disciplina para se policiar a fim de não ficar reclamando o tempo todo e também separar momentos de meditação e e autocuidado na sua semana. Afinal você estará mudando padrões de comportamento.

    Em vista disso, muitas pessoas acabam desistindo de continuar a sua transformação. Isso porque a sua vontade de ser mais gratas acaba morrendo na praia. Porém, nós te incentivamos a manter a disciplina porque o resultado dela vale a pena!

    2. Falta de incentivo

    Já dissemos uma vez, mas vale a pena repetir: você nunca irá fazer progressos realmente efetivos na sua busca por demonstrar gratidão se continuar andando com pessoas que vivem reclamando. Isso porque elas te desmotivarão na sua caminhada. Por outro lado, encontrar pessoas que adotam a gratidão como estilo de vida é o incentivo que você precisa para fazer verdadeiros avanços na forma como você vê a vida.

    Assim sendo, busque refletir sobre o que é mais importante: continuar na estaca 0 e manter pessoas tóxicas ao seu lado ou adotar uma melhor perspectiva sobre o que acontece ao seu redor e construir amizades mais edificantes. Claro, é mais fácil dizer do que fazer! No entanto, certos esforços são necessários para se chegar aonde se deseja!

    3. Falta de ajuda

    Sabia que você não precisa caminhar sozinho na sua busca de gratidão? Isso mesmo, existem pessoas que estão habilitadas para te ajudarem a viver esse processo. Os profissionais da área da saúde mental são excelentes mentores e podem te ajudar a ter bons resultados mais rápido.

    Vale fazer um adendo: sabemos que há pessoas que subestimam a terapia. Mas nós podemos te garantir que você irá fazer muitos progressos depois que buscar essa ajuda. Não caia na cilada de achar que psicólogos são médicos para loucos. Na verdade, eles existem para ajudar qualquer pessoa que esteja em busca de autoconhecimento. Assim sendo, são indicados para qualquer indivíduo!

    Leia Também:  Sonhar que está contando dinheiro

    As 3 pessoas que ganham quando se têm gratidão pela vida

    A essa altura, você já deve ter percebido que todas as pessoas pode ser beneficiadas ao terem gratidão pela vida. Mas ainda assim há três delas que, se mudarem o jeito que veem a vida, viverão mudanças significativas. Veja abaixo se você é uma delas.

    1. A que está com medo

    O primeiro tipo de pessoa que mencionaremos aqui é a que está sentindo medo. Assim sendo, quando você estiver receoso por ter que enfrentar algum desafio, olhe para o passado e busque se lembrar das vezes que você já superou obstáculos. Temos certeza e que você irá identificar na sua memória algum episódio em que isso aconteceu.

    Ser grato por momentos como esse irá te ajudar a olhar para o futuro de uma maneira muito mais positiva e esperançosa. Afinal, você terá como incentivo as experiências que você já passou. Se dê a oportunidade de fazer o teste e veja os resultados! Certamente você verá que pode superar novas situações, o que te dará forças para encarar o futuro.

    2. As que acordam se sentindo pra baixo

    Existem pessoas que geralmente acordam se sentindo mal. Isso pode acontecer por pura melancolia ou então por algum motivo realmente preocupante. Como resultado disso, elas acabam ficando tristes durante todo o dia, evitando fazer coisas importantes por causa do seu humor.

    Se você é essa pessoa, ajuda muito pensar ainda na cama em razões pelas quais você é grato. Encontre pelo menos três motivos que te ajudem a se sentir realmente feliz por estar vivo e poder viver esse dia.

    Pode parecer besteira, mas colocar a sua mente no lugar certo assim que você abre os olhos modifica bastante o seu humor. Assim, você consegue ter um dia muito mais promissor do que seria se você continuasse com a sua melancolia. Por essa razão, vale a pena se disciplinar a ter esse hábito.

    3. As que estão passando por problemas em relacionamentos

    Se você está passando por crises familiares ou de outra ordem, nós te recomendamos a cultivar gratidão. Muitas vezes, ela é tudo o que te falta. Isso porque você pode estar dando muita ênfase aos problemas desse relacionamento e se esquecendo dos motivos pelos quais ele é realmente especial. Assim, a mudança de foco é fundamental para salvar essa relação e manter o respeito e amor entre os envolvidos.

    Se você começar a ser grato pela presença dessa pessoa em sua vida, você verá que as dificuldades que parecem gigantes podem ser superadas com certa facilidade. Faça o teste e veja o resultado!

    Você inclusive pode fazer o exercício de anotar os motivos que tem para agradecer e revê-los sempre que sentir necessidade. Se você se sentir confortável, diga isso para a pessoa em questão. Quem sabe ela não se incentiva a fazer o mesmo?! Às vezes, vale a pena dar o primeiro passo em direção à reconciliação.

    Considerações finais sobre o poder da gratidão

    Agora que já te dissemos o porquê de ser importante ser agradecido e te mostramos como expressar gratidão, esperamos que você tome a decisão de mudar! Comece a transformar o modo como você vê a vida e aproveite os benefícios dessa atitude. Você verá que a vida se tornará muito mais leve e mais gostosa. Você também olhará para o futuro com muito mais esperança. Tudo porque tomou a decisão de saber agradecer.

    Assim sendo, vale a pena buscar ter gratidão pela vida! Caso queira saber mais assuntos relacionados a autocuidado e saúde mental, continue acompanhando o nosso site. Aqui nós traremos diversos artigos que esclarecerão esses tópicos com base na Psicanálise. Assim, se você tem interesse em lê-los, fique de olho porque iremos fornecer bastante conteúdo para você!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *