Você sabe o que é ILIB Terapia? Então, confira este artigo que preparamos para te ajudar. Aproveite e venha saber tudo sobre esse assunto!

Ilib laser em terapia: o que é, como funciona, por que usar?

Posted on Posted in Terapias, tratamento

A ILIB Laser é uma técnica indicada para o tratamento de doenças e determinados déficits presentes no organismo. Por se mostrar um tratamento bastante eficiente e com múltiplas aplicações, essa terapia tem se tornado cada vez mais popular.

Desde fins estéticos até tratamentos contra diabetes, fibromialgia e ansiedade, a técnica ILIB tem apresentado ótimos resultados. Mas se você ainda não sabe o que é ILIB Terapia, preparamos este artigo para te ajudar.

Por isso, continue a leitura e descubra todas as utilidades dessa técnica, como seu funcionamento e como ela pode servir para você.

Afinal, o que é ILIB Laser?

ILIB é a sigla em inglês para Intravascular Laser Irradiation of Blood, isto é, irradiação intravascular de laser no sangue. Apesar do nome, essa laserterapia não é nada invasiva.

Isso porque, ela consiste em um procedimento bastante simples. Pois, o tratamento com laser não exige cortes. Ele tampouco agride qualquer parte do corpo. Portanto, além de eficiente, a técnica é segura e adaptável às necessidades do paciente.

Entretanto, por ser um tratamento médico, são indispensáveis a prescrição e o acompanhamento com especialista. Para uso estético, seguir a recomendação do profissional também é muito importante para garantir os resultados desejados.

Ademais, o uso da terapia com laser tem sido estudado para outros fins. Inclusive, para recuperação dos efeitos de patologias virais, como a covid-19. E claro, para entender porque a ILIB Laser é indicada em tantos casos diferentes, é interessante conhecer a técnica.

Então, qual é a técnica ILIB?

Nesse sentido, saiba que a técnica aplica laser infravermelho, de maneira direta, na corrente sanguínea. E isso se faz  por meio da artéria radial, na região do pulso. Por se tratar de um feixe de luz, não é necessário realizar nenhum tipo de corte ou perfurar a pele.

Em geral, essa técnica do ILIB é feita com auxílio de uma pulseira específica para o tratamento. No entanto, dependendo da finalidade, o laser também pode ser aplicado direto na região.

Para tratamentos capilares, por exemplo, é comum o uso de um capacete apropriado. Já em tratamentos odontológicos, o laser pode ser aplicado na dentição com uma espécie de caneta luminosa. Mesmo assim, o tratamento exige equipamentos corretos e conhecimento técnico.

Por isso,  fazemos um alerta: comprar aparelhos “milagrosos” de uso caseiro não garante eficiência. E ainda pode prejudicar a sua saúde. Portanto, evite comprar esse tipo de produto pela internet ou com revendedores independentes sem antes consultar um profissional qualificado.

E mais, não deixe de seguir todas as recomendações para que o procedimento funcione como esperado.

Venha saber mais sobre a ILIB Terapia

Depois de entender a técnica e descobrir toda a sua praticidade, você deve estar com algumas perguntas. Afinal, para que serve a ILIB terapia, não é mesmo? Pois bem, a lista de benefícios é longa e separamos algumas dessas utilidades para mostrar para você. Confira!

Tratamentos de saúde

Como mencionado, o Laser ILIB tem um papel muito importante no tratamento de doenças. Nesse sentido, alergias, úlceras e cicatrizações variadas são algumas das prescrições comuns. Desse modo, esse é um método eficaz no alívio de dores, em geral.

Leia Também:  O que é Neurose de Angústia em Psicanálise?

Por isso, essa laserterapia tem sido usada também no tratamento da covid-19. Sendo assim, a ILIB atua no caso das pessoas que contraíram a doença e enfrentam dificuldades para se recuperar das sequelas. Em especial com as dores musculares.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Além disso, a ILIB Terapia pode ser aplicada no combate de outras disfunções diversas, como:

    • processos inflamatórios agudos ou crônicos;
    • déficit de imunoglobulinas;
    • problemas vasculares;
    • insônia e ansiedade;
    • fibromialgia;
    • disfagia.

    É provável que o uso da técnica sirva para mais de um problema em cada paciente. Visto a quantidade de patologias de diferentes áreas tratadas com ILIB, é fundamental consultar o especialista certo. Assim, é possível realizar um acompanhamento mais seguro.

    Procedimentos estéticos

    Já para fins estéticos, o laser abrange muitos cuidados com a pele, sendo esta a sua principal aplicação. Porém, uma outra função muito interessante da técnica é para auxiliar no emagrecimento. Desse modo, as clínicas de estética já utilizam diversos protocolos com ILIB.

    Portanto, o objetivo é acelerar o metabolismo e facilitar a redução de medidas. Entretanto, os resultados estão condicionados a outras ações, como a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada. Ou seja, é preciso manter uma rotina saudável, pois o laser não faz milagres.

    No que se refere ao tratamento dermatológico, recomenda-se a terapia para o tratamento de:

    • envelhecimento precoce da pele;
    • cicatrizes de queimaduras;
    • manchas na pele;
    • cicatrizes de acne;
    • queda capilar.

    Para as situações citadas, a prescrição pode ser feita tanto por um médico dermatologista, como por um esteticista. Basta apenas que o profissional tenha conhecimento da técnica para desenvolvê-la em um tratamento completo.

    Como usar laser ILIB?

    No início deste artigo, nós citamos que a ILIB Laser pode usar equipamentos diferentes para as sessões, como o capacete capilar. Logo, o modo como ela será aplicada depende do seu objetivo. Ainda, do protocolo indicado pelo profissional.

    Entretanto, a pulseira ILIB é a forma mais comum de realizar sessões — em especial, para tratamentos de saúde. Afinal, a finalidade da pulseira é permitir a aplicação do raio na artéria radial.

    Entenda melhor sobre a pulseira ILIB

    A pulseira ILIB têm um encaixe para o aparelho óptico. E é este aparelho que emite o laser infravermelho. Dessa maneira, com a pulseira colocada no pulso do paciente, o profissional encaixa o aparelho e dispara o laser.

    Então, o comprimento da onda e a frequência das aplicações muda conforme a necessidade de cada caso.

    Além disso, o equipamento completo pode ser portátil. Assim, as sessões podem ser feitas também na própria casa da pessoa.

    Conheça as contraindicações para laserterapia

    Embora a ILIB Laser apresente diversos benefícios, há uma lista de contraindicações para essa terapia. Nesse sentido, gestantes, por exemplo, não podem fazer aplicações com o laser. Assim como pessoas com câncer de pele, glaucoma ou catarata.

    Ademais, pacientes com sensibilidade à luz ou outros quadros atípicos precisam de acompanhamento durante todo o tratamento com laser ILIB. Outras pessoas, ainda que sem nenhuma contraindicação, também devem consultar um médico antes de dar início às sessões.

    Considerações finais sobre ILIB Laser

    Com essa leitura você pôde conhecer em detalhes e o que é a ILIB Laser e todas as suas principais funções. Então, aproveite as dicas e consulte seu médico para saber como a laserterapia pode ajudar na sua qualidade de vida.

    Leia Também:  Bissexualidade para Freud e a Psicanálise

    Aproveite também e faça o nosso curso de Psicanalise Clínica para aprimorar o seu conhecimento. Desse modo, você entenderá melhor sobre a mente humana. Assim, ajudará outras pessoas a cuidar de suas dores físicas e emocionais. Então, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *