Isso também passa: diga nos piores e melhores momentos

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Por vezes, ficamos tão imersos em um problema que não conseguimos enxergar uma solução aparente para ele. Como resultado, deixamos de viver o agora e abdicamos do futuro, sem nos desprendermos do passado. Pensar que isso também passa pode trazer o alento e direcionamento que precisamos na vida.

“Muito tempo não significa para sempre”

Por vezes, em meio a uma situação bastante difícil, acreditamos que aquilo perdurará em nossas vidas. A desolação e tristeza fazem com que não enxerguemos o que pode estar por vir e mudar aquele cenário. Por conta de um momento bastante pesado, acabamos esquecendo que isso também passa e que podemos nos recuperar.

O que contribui para isso é um pessimismo natural que até os mais fortes carregam. Entre tentativas, acertos e erros, aquela ponta de desânimo sempre vai pairar sobre algumas cabeças e vontades. Isso acaba por fazer com que desconfiamos de nosso potencial para trabalhar aquela situação em específico. Vemos o agora como o nosso futuro.

Tenha em mente que, leve o tempo que for, a situação em vive agora mudará. Lembre-se de que nada nessa vida dura eternamente e que ela sempre será mutável. Essa pequena clareza pode ajudá-lo a enfrentar qualquer empecilho que vive no agora. Dessa forma, poderá encontrar uma nova rota na qual se amparar. A youtuber Jout Jout fala sobre isso em um belo vídeo, que vale a pena assistir.

Existe algo além e a mais do que o agora

Quando ignoramos o pensamento de que isso também passa, abrimos mão de um bem-estar que permitiria clareza da vida. É como se ficássemos nublados, cegos em meio às tantas provações. Constantemente, nossa carne e espírito são testados como forma de agregar algum aprendizado. Sem essa filosofia, qualquer nova experiência é dispensada, infelizmente.

Precisamos ter em mente que existem possibilidades além do aqui e do agora. Não devemos ter apego ao que nos deixa estagnados ou que impede com que cresçamos. Ainda que muitos eventos sejam dolorosos para nós, eles não definem a forma que somos. Isso é mostrado na maneira como reagimos a eles, de forma a revelar nossa identidade.

Ao perceber e assimilar que isso também passa, comece a construir a sua rota a um novo rumo. Não se prenda a eventos dolorosos demais e nem os abstraia por completo como forma de se proteger. A vida é feita de desafios e, independente de sua natureza, devemos estar aptos a trabalhá-los.

Benefícios dessa clareza

Perceber que a expressão “isso também passa” encaixa em algumas situações difíceis pode amenizar a existência do problema. Não que isso vá resolver, mas te ajuda a obter um conforto maior. Isso porque você consegue se mobilizar para resolver toda a situação. Como consequência, adquire:

Centralidade

Em meio às perturbações, acabamos por nos desesperar e contribuir para que tudo dê errado. Quando mentalizamos esse insight, percebemos que podemos centralizar toda aquela situação. Graças a isso, conseguiremos manter a calma e trabalhar o momento da melhor forma que pudermos.

Bem-estar

Além de organizar todo o momento, conseguimos ficar bem com tudo isso. Não quer dizer necessariamente que tudo está bem. Entretanto, não nos mostraremos tão tensos e perturbados quanto esperávamos.

Motivação

Ao contrário de nos desanimar, acabamos por encontrar motivação em meio à situação aparentemente sem saída. Isso permite que nós sigamos em frente de forma mais segura e guiada. Mesmo que imersos em problemas, não desistimos de seguir em frente.

Encontre a linha entre o ruim e o bom

Ao imaginarmos que isso também passa, devemos ter em mente onde estamos empregando essa filosofia. Isso porque alguns aspectos precisam ser vistos de modo a trabalhar a sua permanência ou deixar que fluam. Devemos ser seletivos ao libertar ou prender algo que nos faz mal ou pode ser usado como aprendizado.

Por exemplo, para as coisas ruins não devemos nos desesperar. Isso porque nada nessa vida é permanente, nem a nossa existência. Sendo assim, por que gastar tanto tempo focando unicamente nos problemas? Tire uma lição com a existência deles, de modo que possa agregar algo para a sua vida.

Quanto aos momentos bons, devemos trabalhar a sua importância e prezar por cada momento. Em suma, seria uma forma de apreciá-los a cada segundo. A efemeridade da situação ressalta o quanto a felicidade é importante à nossa vida. É por meio dela que nos motivamos a seguir em frente.


Leia Também:  Análise psicanalítica do filme 127 horas

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Quando dizer “isso também passa”?

Sempre que precisar de conforto ou alguém necessitar do mesmo. Como dito linhas acima, não vai resolver o problema, entretanto pode transmitir a ideia de sensibilidade. Em alguns lugares e momentos você pode dizer “isso também passa”, como:

Desemprego

Quando nós perdemos o emprego, também perdemos a âncora de nossa rotina. Acabamos por nos sentir deslocados e sem função quando não produzimos. Ainda que seja uma situação bastante desagradável, diga “isso também passa”. Mesmo que seja difícil, você sempre pode recomeçar e tentar de novo.

Desilusões amorosas

O término de um namoro também é uma situação complicada de ser vivida. Acabamos por nos sentir desamparados e sem um norte para poder seguir. Ao associarmos a situação com esse insight, percebemos que não só a gente, mas milhares de pessoas já viveram isso. Da mesma forma, também conseguiremos sair dessa maré de tristeza e sofrimento.

Sucesso profissional

Assim como as coisas ruins, as partes boas da vida também não duram para sempre. Por mais que doa, se lembre das palavras que conduzem esse texto. Não se trata de um martírio ou um sofrimento permitido. A ideia aqui é te preparar para quando, eventualmente, essa realidade não se repetir em sua vida.

Afirmar que isso também passa é uma forma de perceber que a sua realidade atual é temporária. Você entende que tudo em sua vida pode ser passageiro, e que daí advém a mudança. Seja você ou qualquer outro indivíduo, é possível perceber que um novo horizonte pode brotar dali a qualquer hora.



Não se trata de uma auto condescendência ou conformismo com a situação. É apenas a abertura de uma reflexão sobre a realidade em que vive e como pode aprender com ela. Use esse momento para ressignificar algumas coisas e eventos que podem ser úteis em seu crescimento.

Curso online de Psicanálise

Essa consciência mais elevada pode ser construída com a ajuda do nosso curso online de Psicanálise. A ideia aqui é que aprimore a sua percepção sobre o momento em si, entendendo as motivações e consequências. Você passa a ser o seu primeiro objeto de estudo e trabalho, descobrindo como reagir a determinados sentimentos.

O bacana do curso é que, mesmo com aulas online, você recebe todo o apoio que precisa para estudar. Isso porque professores especializados na área conduzem o seu aprendizado de forma prática e concisa. Dessa forma, você evita rodeios desnecessários presentes em várias outras ofertas.

Quer fazer um curso de Psicanálise de qualidade pagando menos de R$100,00 ao mês? Entre já em contato e descubra como. Não esqueça que com relação a oportunidades assim, isso também passa.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 8 =