Livros de Psicologia Comportamental

Livros de Psicologia Comportamental: 15 melhores

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Neste artigo, mostraremos os 15 melhores livros de psicologia comportamental. Portanto, com as nossas indicações, você terá diferentes estratégias para mudar a sua vida. Assim, leia o texto até o final para não perder nenhuma dica!

Índice de Conteúdos

O que é psicologia comportamental?

Antes de falar dos livros, precisamos explicar o que é psicologia comportamental. Por isso, saiba que esse é um ramo que trata das relações entre os pensamentos, emoções e ações. Portanto, a psicologia comportamental se baseia na ideia de que o comportamento humano não acontece sozinho.

Nesse sentido, é a mente que primeiro recebe as informações. Porém, num segundo estágio, nossos sentimentos e emoções interpretam os acontecimentos. Por fim, nossas atitudes são o resultado desses estímulos. Assim, todo comportamento tem uma motivação.

Por isso, as nossas percepções e sensações também são o foco dos estudos da psicologia comportamental. Mesmo porque, a nossa mente aprende e repete determinados padrões das situações. Logo, é necessário compreender qual a forma que reagimos. Dessa maneira, lidamos melhor com nossos sentimentos, e, por consequência, tomamos atitudes positivas.

É importante dizer que:

  • a psicologia depende da formação do profissional em curso presencial de 4 a 5 anos, sendo a psicologia comportamental uma das áreas de atuação;
  • a psicanálise aborda os comportamentos de forma indireta e analítica, o método pode ser aprendido em nosso Curso Online de Formação em Psicanálise, que habilita a atuar.

 

psicologia comportamental infográfico, resumo

Veja quais são os melhores livros de psicologia comportamental

Com o objetivo de ajudar na sua jornada de autoconhecimento, os livros indicados são para todas as pessoas. Assim, nossa ideia é compartilhar livros que trazem dicas de fácil entendimento e aplicação. Portanto, se você precisa de livros mais teóricos, talvez precise de outras leituras.

1. Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

A autora Carol S. Dweck é uma psicóloga e professora na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, ela desenvolveu pesquisas e chegou ao conceito de mindset. Segundo Dweck, tudo gira em torno das nossas crenças e como elas atuam na nossa vida, de maneira positiva ou negativa.

Leia Também:  Por que nós sonhamos? Os motivos por trás dos sonhos

2. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, de Daniel Goleman

O psicólogo Daniel Goleman é um dos maiores especialistas em inteligência emocional. Nesse sentido, o autor defende a ideia do aprendizado das nossas emoções. De acordo com Goleman, as escolas deveriam ensinar também as crianças a lidarem com seus sentimentos. Assim, formariam também adultos com emoções mais estáveis.

3. O código da inteligência, de Augusto Cury

Augusto Cury é um psicólogo brasileiro e renomado no mundo todo. Em O código da inteligência, o autor explica diferentes códigos para uma melhor gestão das nossas emoções. Por isso, alguns dos códigos que aprendemos são o eu gestor do intelecto, a autocrítica, resiliência, debate de ideias, entre outros.

4. Quebrando o hábito de ser você mesmo: como reconstruir a sua mente e criar um novo eu, de Joe Dispenza

Nesta obra, o neurocientista Joe Dispenza mistura diferentes conhecimentos. Assim, com essa abordagem mais completa, nos ensina como fazer mudanças em nossa vida. Dessa maneira, somos desafiados a reavaliar nossas crenças e mentes para aplicar os ensinamentos propostos.

5. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, de Pierre Weill & Roland Tompakow

Saiba que esta obra é muito utilizada nos cursos de administração e negócios. Os autores mostram de maneira clara, e por meio de ilustrações, a maneira com que nosso corpo reage a determinadas situações.

6. A introdução definitiva à PNL: como construir uma vida de sucesso, de Richard Bandler, Alessio Roberti & Owen Fitzpatrick

A PNL é um método que trabalha a mente, emoções e linguagem. Nesse livro, o autor e um dos fundadores da teoria, Richard Bandler, nos introduz às principais características da Programação Neurolinguística.

7. Manual de mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo, de Kristin Neff & Christopher Germer

Kristin Neff é psicóloga e professora na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Nesta obra, os autores apresentam um programa que visa o autoconhecimento. Ademais, há reflexões sobre padrões e o cultivo do bem-estar emocional.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Conheça outros livros sobre psicologia comportamental e produtividade

    Diante dos desafios cotidianos, podemos encontrar dificuldade em estabelecer uma rotina. Não por acaso, muitas pessoas têm horror ao ouvir sobre produtividade. Por isso, indicaremos livros de desenvolvimento pessoal focados em organização. Confira!

    8. A arte de fazer acontecer: o método GTD – Getting Things Done, de David Allen

    Em A arte de fazer acontecer, o autor David Allen ensina sobre um método de gerenciamento de tempo. Allen prioriza a ideia da mente livre e clara para a realização de tarefas. Assim, para as pessoas interessadas também em organização pessoal, vale a pena conhecer o método GTD.

    9. Essencialismo: a disciplinada busca por menos, de Greg McKeown

    Com o conceito de essencialismo, McKeown defende a ideia de equilíbrio. Assim, o autor prioriza a necessidade de identificar o que é vital. Portanto, o essencialismo é mais do que definir técnicas de gestão do tempo e produtividade. Este é um exercício diário de reflexão sobre fazer as coisas certas.

    10. Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus, de James Clear

    James Clear mostra um método que mistura biologia, psicologia e neurociência. Assim, explica por meio de técnicas como tornar os hábitos mais eficientes para o cotidiano. Ademais, o autor enfatiza que o método pode ser usado para qualquer objetivo.

    Leia Também:  Recordar, Repetir e Elaborar para Freud

    11. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso, de Daniel Goleman

    Nesta obra, o autor traz lições práticas sobre concentração nas tarefas. Com o intuito de valorizar o presente, Goleman traz dicas sobre a importância da atenção. Ademais, as dicas objetivam o sucesso em diferentes áreas da vida.

    12. Garra: o poder da paixão e da perseverança, de Angela Duckworth

    A psicóloga norte-americana Angela Duckworth estuda coragem e autocontrole. Sua palestra sobre garra no Ted Talks chegou a mais de nove milhões de visualizações. Porém, no livro, a autora aprofunda o assunto, trazendo ensinamentos sobre as derrotas na vida.

    Vida profissional e a psicologia comportamental livros

    13. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

    O vencedor do Nobel de economia usa a psicologia para abordar duas perspectivas aplicáveis nos negócios. O objetivo de Kahneman é nos instruir no momento de tomada de decisões. Assim, o leitor nos ajuda a entender diferentes insights e estratégias para a vida profissional e pessoal.

    14. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg

    O autor Charles Duhigg identifica padrões de hábitos de sucesso. Assim, para isso, nos mostra diferentes casos em que a transformação dos hábitos trouxe resultados surpreendentes e positivos.

    15. Técnica proibidas de persuasão, manipulação e influência usando padrões de linguagem e técnicas de PNL, de Steve Allen

    O método PNL é muito utilizado na área profissional. Portanto, este livro de Steve Allen é necessário para a melhorar sua linguagem no trabalho. Ademais, ele ensina estratégias para mudar o pensamento de outras pessoas ou evitar estados emocionais negativos.

    Considerações finais

    Neste artigo mostramos os melhores livros de psicologia comportamental! Assim, aproveite para conhecer teorias da mente com o nosso curso online de Psicanálise. Dessa maneira, compreenderá a relação das emoções e comportamentos. Se inscreva agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *