mágoa

O que é mágoa? O que fazer quando alguém te magoou?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Quem nunca se sentiu atingido por alguém, de modo a se sentir ferido por muito tempo. Em alguns casos, essa sensação pode perdurar por anos, causando uma tristeza contínua no indivíduo. Entenda melhor o significado de mágoa e o que pode fazer para se livrar dela quando alguém te machuca.

O que é mágoa?

Mágoa é a reação provocada assim que outra pessoa nos ofende, decepciona ou pratica qualquer ação indelicada. Vendo algumas frases sobre mágoas, notamos que as pessoas enxergam como uma ferida aberta ao vento e sem cura. Porém, tudo depende da sua vontade em seguir em frente.

Quando alguém fala “você me magoou” significa que há uma mistura de sentimentos em ebulição. Em geral, dá origem para a raiva, o rancor e uma tristeza crescente, alimentando uma grande decepção. Em outros sentidos, pode indicar também que uma pessoas inveja algo que outra possui.

Sabendo melhor o significado de mágoa, tenha em mente o poder que ela tem sobre você. Isso porque pode ser bem difícil esquecer uma mágoa, dependendo do que ocorreu. Em alguns casos, a sensação pode durar por anos a fio, nos transformando em pessoas mais frias e/ou tristes.

O que a alimenta?

Existem vários fatores a serem analisados quando alguém magoa outra pessoa. É sabido que tudo se origina de situações negativas e dolorosas, a depender da sensibilidade do indivíduo. Tudo começa a partir da:

Traição

Ter a nossa confiança em alguém abalada é um golpe duro demais para ser aguentado quando não é esperado. Com isso, nos sentimos vulneráveis e sem qualquer apoio físico ou emocional para nos estabelecer.

Raiva

Isso acaba por dar origem à raiva. Por hora, nada pior que alguém que te machucou de forma tão profunda.

Decepções

Depositar esperança em alguém e ver isso quebrado também nos machuca profundamente. Certamente já fez isso em algum momento de sua vida, seja pela confiança ou ingenuidade. É difícil para alguém esquecer uma decepção e poucos perdoam.

Tristeza

Ainda que se crie raiva, uma tristeza profunda toma conta de nós. Muitos não admitem, mas sentem em seu íntimo as consequências da ferida e se manifesta da forma como pode sobre ela. Daí pode surgir indiretas para quem te magoou, por exemplo.

Fofoca

Uma simples mentira enviada pelas costas pode destruir a vida de uma pessoa. São comuns os casos onde alguém é prejudicado, ainda que não tenha feito nada. A sensação de conspiração e os prejuízos podem deixar graves feridas.

Quando nós magoamos

Em determinado momento, por qualquer motivo, podemos ser a razão da mágoa de alguém. Querendo ou não, acabamos por ferir uma pessoa e atingir profundamente seus sentimentos. Como causadores do problema, talvez não tenhamos a real noção do que fizemos a ela.

Nem por isso que ela deixará de sentir o turbilhão de emoções que carrega dentro de si. A fim de começar uma reparação, devemos olhar para nós mesmos e entender o motivo de fazermos isso. Independente do que encontre, você terá de admitir a si mesmo e ao outro o quanto você errou e quer se redimir.

Comece por tentar desfazer o que fez, de modo a parar de alimentar a ferida. Mesmo que um pedido de desculpas seja honesto, você deve se empenhar em fazer bem mais que se desculpar. Faça o que estiver em seu alcance para que o outro perceba a sua vontade em fazer uma reparação.

Leia Também:  25 grandes frases de companheirismo

E quando alguém nos magoa?

Neste ponto é difícil aceitar a nossa fragilidade e perceber que não temos controle sobre a vida. Entretanto, evite se culpar e acreditar que, em algum nível, você foi responsável pelo ataque do outro. Cada um sabe exatamente o que faz e pode se responsabilizar adequadamente por isso.

Infelizmente não há receita pronta para se livrar dessa sensação, pois imagine eu te pedir para simplesmente perdoar alguém? Acha que consegue fazer isso? Se a resposta for não, tudo bem, porque você é humano e esse tipo de reação é comum.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


No caso, você precisa encontrar formas para trabalhar essa dor a fim de seguir com sua vida. Tenha em mente que cada experiência, seja boa ou ruim, é uma oportunidade de crescimento. Tente entender de que maneira isso o ajuda a evoluir.

Não revide

Pense comigo: o que acontece se você jogar gasolina em um resquício de chama de um grande incêndio? Obviamente, a chama ganhará mais intensidade e tamanho e continuará a queimar de forma descontrolada. É exatamente o que vai acontecer se revidar a agressão: você perpetuará a dor que sente.

Por mais que o desejo por vingança pareça algo satisfatório, não será a resposta para o que sente. Certo, “o outro terá o que merece, mas você será curado e terá o que precisa? Sendo até grosseiro, é preciso vencer o desejo mesquinho de sair por cima e tentar ser melhor.

Portanto, escolha outras alternativas além de retribuir o mal que recebeu. Acredito que é bem melhor que isso e encontrará outros meios para se recuperar. Assim como o incêndio, certamente a vida crescerá em você novamente através de suas feridas.

Ajuda externa

Se a mágoa é grande demais para ser sustentada sozinha, procure a ajuda de alguém. Um terapeuta pode te ajudar a superar o trauma elaborando toda a história desse episódio. Sem contar que o ajudará a não ficar no lugar de vítima da situação, algo que também é prejudicial.

Com a ajuda dele pode trabalhar as emoções negativas que tem carregado consigo. O melhor de tudo é desabafá-las com alguém que não participou da situação. Assim poderá entender outras perspectivas imparciais e que te ajudem a olhar a situação como um todo.

Sem contar que o autoconhecimento obtido te ajudará a encontrar formas criativas e construtivas de trabalhar a sua dor.

O que fazer para esquecer uma mágoa?

Como dito linhas acima, não existe receita pronta para esquecer uma mágoa. O que pode fazer é experimentar, se expor mais um pouco para descobrir novas abordagens de cura. Se quiser se livrar dessa ferida, tente começar a:

Perdoar

Certo, falamos acima que não é fácil, mas precisa entender que o perdão afeta mais você que o agressor. Isso porque, ao perdoar, você está se permitindo se livrar dessa dor, a deixando ir embora. Além disso, não pode viver o resto de sua vida assombrado por essa ferida.

Tentar conversar

Se possível, tente ouvir a outra parte para entender os pontos que não interpreta sozinho. Certamente há mais coisas na entrelinhas que precisam ser expostas, trabalhadas e encerradas. Assim como o perdão, terá a oportunidade de trabalhar a si mesmo e expor o que sente.

Evite visitar o passado

O erro comum de muitas pessoas é insistir em visitar a situação que causou a ferida, conseguindo apenas se machucar. Com o perdão o cenário acaba ficando para trás e passa a não mais interferir em sua vida. Pense em seu presente e no que quer de bom para si mesmo no futuro.

Leia Também:  Sentimento de Tristeza: 7 dicas para identificar e combater

Considerações finais sobre mágoa

O quão difícil para você é lidar com a mágoa? Por mais que alguém tenha te ferido, você não pode viver refém dessa situação. De forma construtiva, tente trabalhar essa dor, colocando cada ponto em seu lugar e priorizando sua recuperação.

Ademais, cabe ressaltar que não deve ficar no lugar de vítima da situação. Vitimizar-se não é a forma que encontrará para trabalhar o momento em que vive e também é falta de responsabilidade. Você pode não ser responsável pelo o que o outro fez, mas é responsável por sua cura.

Se quiser fazer isso adequadamente, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica online. O curso é uma saída construtiva para trabalhar a si mesmo em qualquer situação que imagine. Não importa quanta mágoa guarde, podemos te ajudar a superá-la de forma engrandecedora, produtiva e contínua com o nosso curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =