Pessoa medíocre: significado e comportamentos

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Há certos insultos que nos ofendem muito, mas que dizem pouca coisa. Certamente você não gostaria que alguém te chamasse de medíocre. Isso porque você entenderia que o agressor estaria dizendo que você é insignificante e abaixo da média. Bom, não é pra tanto. A etimologia da palavra revela que uma pessoa medíocre não é tão ruim assim.

O termo em latim “mediocris” significa “médio”, ou seja, nem mais nem menos. Ninguém gosta muito de ser chamado de comum. Nós preferimos que as pessoas nos considere extraordinários. Mesmo assim, ser mediano é melhor do que ser totalmente ruim, não é mesmo? Por essa razão, em tese, você não deveria se ressentir tanto por ser chamado dessa forma.

Quando ser medíocre é um problema

Ainda assim, apesar da etimologia desse termo indicar que ser medíocre é ser regular, nem sempre essa palavra será utilizado com esse objetivo. Por essa razão, se alguém te chamou dessa forma, é bom avaliar se você não precisa melhorar a qualidade do seu trabalho e dos seus relacionamentos.

Na vida pessoal

É claro que você pode ser ruim ou mediano em coisas que não tem importância para você. Por exemplo, você pode tocar mal um violão e isso não ser um problema. No entanto, se um violonista estiver na mesma posição, isso será uma desvantagem. Por essa razão, dedique a sua energia e o seu tempo àquilo você dá valor.

No trabalho

Se você for medíocre em seu trabalho, é bem possível que o seu chefe encontre alguém que se esforce muito mais do que você ganhando o mesmo salário. Nem precisamos dizer o que irá acontecer nesse caso, não é? É importante que você atraia a atenção do seu chefe para você pelos motivos certos a fim de que você tenha a oportunidade de alcançar cargos mais elevados.

Se esse não é um desejo seu, você já parou para pensar se não é hora de mudar de trabalho ou até mesmo de ramo? Muitas pessoas fazem um serviço medíocre porque elas não gostam do que fazem ou se sentem desvalorizadas. Bom, talvez você precise tomar coragem para sair da sua zona de conforto e, assim, fazer algo diferente.

Relacionamentos

Com relação ao seus relacionamentos, também é possível ser medíocre. Você pode fazer o mínimo possível para que o convívio entre você e outras pessoas continue existindo. No entanto, isso não é recomendável. Nenhuma pessoa merece ser tratada com descaso ou indiferença. Por essa razão, é importante que você se doe para as pessoas que você ama.

Se você não sabe se ama verdadeiramente quem está do seu lado, vale a pena refletir o que fazer para solucionar esse problema. É importante que você converse com essa pessoa a fim de reavivar a relação ou até mesmo decidir que chegou a hora de cada um seguir com a sua vida. Independentemente do que vocês escolherem, é importante que vocês se tratem com respeito.

Quando ser medíocre não é um problema

É necessário, no entanto, ter em mente que existem situações em que ser medíocre não é um problema, mas sim uma solução. Muitas pessoas vivem debaixo de muito estresse simplesmente porque elas querem ser excelentes em tudo o que elas fazem. Tenha sempre em mente que essa obsessão é muito prejudicial.

É importante que você seja realmente bom em algumas coisas. No entanto, como já foi dito, aquilo que não tem importância para você pode ser posto em segundo plano. Isso te dará mais liberdade para você se dedicar àquilo que realmente importa. Principalmente se essa coisa for a sua saúde.

Estudo

Por exemplo, existem estudantes que sentem a necessidade de tirar as notas mais altas em todas as matérias da escola ou da faculdade. Por causa disso, eles vivem em constante disputa com os seus colegas para decidirem quem é o mais inteligente e o mais capaz. Essa competição pode acabar drenando a sua energia e prejudicando a sua saúde mental.

Isso porque elas ficam frustradas quando não conseguem ser bem sucedido nas suas atividades ou quando não conseguem ocupar uma posição de destaque. É necessário que elas saibam que está tudo bem fracassar em alguma prova ou simplesmente ser mediano em uma matéria. Elas não serão pessoas piores por causa disso.

Leia Também:  Os 5 benefícios da Psicanálise

Sociedade

Também é importante saber diferenciar o que é ser medíocre e o que é ir na contramão do estilo de vida pregado pela sociedade moderna. Quando você decide agir de forma diferente da que é esperada pelas pessoas, você pode ser taxado de preguiçoso ou incapaz. Por exemplo, existem homens que não querem ser empresários de sucesso e preferem viver no campo, afastados da cidade.

Essas pessoas se tornam inferiores por desejarem esse estilo de vida? Não. Mas muita gente acredita que todo mundo tem que ter os mesmos sonhos e o mesmo jeito de pensar. Nesse sentido, ser medíocre é uma forma de resistência e de se manter vivo. Vale a pena escolher viver da forma que você acha melhor para você.

Considerações finais

Com este artigo, nós buscamos te mostrar que existe uma ambivalência em ser medíocre. Não vale a pena ser mediano nas coisas que são importantes para você. É importante que você se doe para aquilo que vale a pena. Se você acredita que isso não é possível, simplesmente reflita sobre a possibilidade de você fazer algumas mudanças na sua vida.

Agora se ser medíocre significa proteger a sua saúde mental ou manter um estilo de vida, mesmo que ele não faça sentido para o resto da sociedade, prefira viver dessa forma. É importante decidir tomar as rédeas da sua própria vida e não ceder às pressões que estão à nossa volta.

Curso de Psicanálise Clínica

Ainda gostaríamos de te dizer uma coisa: se você deseja ajudar as pessoas a encontrar esse equilíbrio na vida, não deixe de realizar o nosso curso de Psicanálise Clínica online. Isso porque você irá ter acesso a um conteúdo de qualidade que irá te ajudar a entender melhor a mente das pessoas e o seu comportamento.

Sobre as nossas aulas, é importante mencionar que elas são 100% online! Isso significa que você não precisará se deslocar para uma instituição de ensino para conseguir o seu certificado. Além disso, também não será necessário reservar um horário fixo para que você se dedique aos estudos. Dessa forma, invista em seus estudos hoje mesmo!

Se você gostou do nosso artigo sobre o que significa ser uma pessoa medíocre, compartilhe-o com outras pessoas. Também não deixe de ler outros de nossos artigos.



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =